Em breve o catecismo para Jovens (YOUCAT) também estará publicado em árabe. As primeiras 50 mil cópias serão distribuídas no dia 15 de setembro, durante a visita do Papa Bento XVI no Líbano. O livro, com mais de 300 páginas e que contém respostas para 527 perguntas sobre a fé, é um presente pessoal do Papa aos jovens.

O padre Toufic Bou Hadir – coordenador do encontro com a juventude – escreveu para a AIS, dizendo: “Esperamos aproximadamente 50 mil participantes neste dia, vindos do Líbano e dos países vizinhos”. No mundo árabe, o YouCat tem inspirado muitos jovens, por isso, o setor para os jovens do Patriarcado Maronita no Líbano, reuniu jovens, tradutores e especialistas para traduzir o catecismo para a língua árabe.

Padre Andrzej Halemba, responsável pelo setor Oriente Médio e Mundo Árabe na sede da Ajuda à Igreja que Sofre, saúda a iniciativa: “É o primeiro catecismo para jovens em árabe da história! Nunca houve tal coisa antes. É destinado aos jovens do Líbano e de todo o Oriente Médio. Esperamos que o Catecismo contribua para fortalecer os jovens na sua fé”. Os livros estão sendo impressos no Líbano e a AIS está financiando os custos desta impressão.

A Ajuda à Igreja que Sofre já financiou a impressão de 700.000 exemplares em sete idiomas europeus para a Jornada Mundial da Juventude em Madrid, 2011. Em 2012 foram 500.000 exemplares para os jovens brasileiros, distribuídos pelo episcopado, em preparação para a JMJ Rio.

No prefácio do YOUCAT, o Papa Bento aborda os jovens de forma direta, dizendo: “Este Catecismo não foi escrito para agradá-los. Não vai fazer a vida mais fácil para vocês, porque exige de vocês uma nova vida”. O conhecimento da fé e a comunicação da fé, o Papa continua, é da responsabilidade de cada indivíduo. Bento XVI encoraja os jovens a se perguntar constantemente sobre as questões importantes da vida: “Por todos os meios, continuem a falar uns com os outros sobre a fé. Vocês precisam saber em que acreditam. Tendes de conhecer a fé como um especialista de tecnologia conhece o funcionamento de um computador. Como um bom músico entende uma partitura. Sim, vocês precisam ser mais profundamente enraizados na fé do que a geração de seus pais, de modo que possam enfrentar os desafios e as tentações deste tempo com força e determinação”.

Últimas notícias

Deixe um comentário