Timor Leste

LIBERDADE RELIGIOSA NO MUNDO
RELATÓRIO 2023

POPULAÇÃO

1.381.400

ÁREA (km2)

15.410

PIB PER CAPITA

6.570 US$

ÍNDICE GINI

28.7

POPULAÇÃO

1.381.400

ÁREA (km2)

15.410

PIB PER CAPITA

6.570 US$

ÍNDICE GINI

28.7

Religiões

versão para impressão

Disposições legais em relação à liberdade religiosa e aplicação efetiva

A Constituição da República Democrática do Timor-Leste é baseada na de Portugal. Ela garante a liberdade de consciência, religião e culto e consagra o princípio da separação entre a Igreja e o Estado. O preâmbulo da Constituição afirma a determinação do Estado “em combater todas as formas de tirania, opressão, domínio social, cultural ou religioso, e segregação, defendendo a independência nacional e respeitando e garantindo os direitos humanos e os direitos fundamentais dos cidadãos”.1

O artigo 12.º (n.º 1) da Constituição estipula o seguinte: “O Estado reconhece e respeita as diferentes denominações religiosas, que são livres na sua organização e no exercício das suas atividades, a ocorrerem na devida observância da Constituição e da lei.” O n.º 2 do mesmo artigo acrescenta: “O Estado promove a cooperação com diferentes denominações religiosas que contribuem para o bem-estar do povo do Timor-Leste.” O artigo 16.º (n.º 2) da Constituição proíbe a discriminação com base na religião.

O Código Penal do país reflete estas disposições constitucionais. Por exemplo, o artigo 124.º descreve como crimes contra a humanidade as ações de “perseguição, vistas como privação do exercício dos direitos fundamentais e contrárias à lei internacional contra um grupo ou uma entidade coletiva devido a política, raça, nacionalidade, etnia, cultura, religião, gênero ou qualquer outra razão universalmente reconhecida como inaceitável no âmbito da lei internacional”.2

O Timor-Leste é um dos dois países de maioria católica na Ásia, juntamente com as Filipinas. Não existe uma religião oficial do Estado, mas a Igreja Católica exerce uma autonomia significativa em todo o país, como na criação e gestão das suas próprias escolas. Também goza de benefícios fiscais. A maior parte dos estabelecimentos de ensino são públicos e o ensino religioso é facultativo, exceto nas escolas católicas privadas.3

Incidentes
e episódios relevantes

Os grupos religiosos minoritários mencionaram algum grau de intolerância religiosa nas suas relações com as repartições públicas, principalmente quando tentam registrar certidões de casamento e de nascimento. Os Muçulmanos também referiram casos de discriminação quando se candidatam a empregos na função pública.4

Em setembro de 2021, foi criada uma organização multirreligiosa, a Asosiasaun Turizmu Relijiouzu Timor-Leste (ATR-TL), ou Associação de Turismo Religioso,5 que assinou um acordo com o Gabinete de Apoio à Sociedade Civil do Governo para a atribuição de uma subvenção no valor de 110.000 dólares americanos, para a realização de um inquérito a nível nacional sobre turismo religioso e para a promoção da hospitalidade e da formação de guias turísticos para jovens. Além disso, o Gabinete concedeu 250.000 dólares à comunidade muçulmana para apoiar as suas atividades. Várias Igrejas protestantes também receberam financiamento, num total de 237.000 dólares americanos.6

Em 19 de abril de 2022, José Ramos-Horta saiu vitorioso nas eleições presidenciais do país, derrotando o então presidente, Francisco Guterres.7 Um estadista respeitado, Ramos-Horta tinha sido anteriormente ministro dos Negócios Estrangeiros (2002-2006), primeiro-ministro (2006-2007) e presidente (2008-2012). Antes da independência de Timor, José Ramos-Horta e o Bispo católico Ximenes Belo receberam conjuntamente o Prêmio Nobel da Paz em 1996 “pelo seu trabalho em prol de uma solução justa e pacífica para o conflito no Timor-Leste”,8 ajudando a garantir a independência do país do domínio indonésio. A missão da Santa Sé no Timor-Leste elogiou o processo eleitoral “pacífico e democrático” que levou Ramos-Horta a assumir a presidência sem problemas. A missão manifestou ainda a esperança de que as relações entre O Timor-Leste e a Santa Sé se mantenham cordiais e construtivas.9

O recém-eleito presidente comprometeu-se a manter a paz e a democracia no Timor-Leste, sublinhando “o seu empenho em defender todos os setores da sociedade, incluindo as minorias sexuais, independentemente da ideologia e da religião”.10

No dia 12 de maio de 2022, o Timor-Leste tornou-se o primeiro país do mundo a adotar formalmente o Documento sobre a Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Vida em Comum, emitido conjuntamente pelo Papa Francisco e pelo xeique Ahmed Mohamed Ahmed el-Tayeb, Grande Imã de Al-Azhar, em fevereiro de 2019.11 O documento, também conhecido como Declaração de Abu Dhabi, foi emitido com o objetivo de promover o respeito e a coexistência pacífica entre Muçulmanos e Cristãos. O presidente Ramos-Horta manifestou o seu apoio à decisão do Parlamento Nacional de incorporar o documento no currículo educativo do país, a fim de, como mencionou, ensinar às crianças “a religião, a etnia, a classe social e a tolerância política na sociedade”.12

Perspectivas para a
liberdade religiosa

Em geral, existe um elevado grau de respeito pela liberdade religiosa no Timor-Leste e nada sugere que esta situação sofra alterações significativas no futuro próximo.

Notas e
Fontes

1 Constitution of the Democratic Republic of Timor-Leste, 20 de Maio de 2002, Governo do Timor-Leste, http://timor-leste.gov.tl/?cat=37&lang=en (acessado em 25 de Maio de 2022).
2 Penal Code (approved by Decree-Law No. 19/2009), World Intellectual Property Organization, http://www.wipo.int/wipolex/en/details.jsp?id=10928 (acessado em 25 de Maio de 2022).
3 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, 2021 Report on International Religious Freedom, “Timor-Leste”, Departamento de Estado Norte-Americano, https://www.state.gov/reports/2021-report-on-international-religious-freedom/timor-leste/ (acessado em 7 de Junho de 2022).
4 Ibid.
5 “Timor-Leste: nasce associação para o turismo religioso”, 7Margens, 15 de Outubro de 2022, https://setemargens.com/timor-leste-nasce-associacao-para-o-turismo-religioso/ (acessado em 17 de Junho de 2022)
6 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, op. cit.
7 “East Timor: Ramos-Horta wins presidential election”, Deutsche Welle, 20 de abril de 2022, https://www.dw.com/en/east-timor-ramos-horta-wins-presidential-election/a-61509143 (acessado em 26 de Junho de 2022).
8 “The Nobel Peace Prize 1996”, The Nobel Prize, https://www.nobelprize.org/prizes/peace/1996/summary/ (acessado em 26 de Junho de 2022).
9 Gomes, Robin, “Holy See reaffirms post-election relations with Timor Leste”, Vatican News, 26 de abril de 2022, https://www.vaticannews.va/en/church/news/2022-04/timor-leste-presidential-election-holy-see-sprizzi.html (acessado em 25 de Maio de 2022).
10 Dagur, Ryan, “New Timor-Leste president vows to defend all regardless of religion”, UCA News, 20 de Maio de 2022, https://www.ucanews.com/news/new-timor-leste-president-vows-to-defend-all-regardless-of-religion/97341 (acessado em 26 de Maio de 2022).
11 Dagur, Ryan, “Timor-Leste adopts papal document on human fraternity”, UCA News, 13 de Maio de 2022, https://www.ucanews.com/news/timor-leste-adopts-papal-document-on-human-fraternity/97255 (acessado em 26 de Maio de 2022).
12 Ibid.

Lista de
Países

Clique em qualquer país do mapa
para ver seu relatório ou utilize o menu acima.

Religious Freedom Report [MAP] ( 2023 ) Placeholder
Religious Freedom Report [MAP] ( 2023 )
Perseguição religiosa Discriminação religiosa Sem registros
Perseguição religiosa
Discriminação religiosa
Sem registros

ou somos irmãos, ou todos perdemos

Como seres humanos, temos tantas coisas em comum que podemos conviver acolhendo as diferenças com a alegria de ser irmãos. Que uma pequena diferença, ou uma diferença substancial como a religiosa, não obscureça a grande unidade de ser irmãos. Vamos escolher o caminho da fraternidade. Porque ou somos irmãos, ou todos perdemos.

Papa Francisco

Relatório Anterior

Para pesquisa, análise e comparativo, veja também as informações e números do último Relatório a respeito deste país.