Kosovo

LIBERDADE RELIGIOSA NO MUNDO
RELATÓRIO 2023

POPULAÇÃO

2.096.100

ÁREA (km2)

10.908

PIB PER CAPITA

30.908 US$

ÍNDICE GINI

29

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Religiões

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Disposições legais em relação à liberdade religiosa e aplicação efetiva

De acordo com a Constituição1 do país, a República do Kosovo é “um Estado secular e é neutro em termos de crença religiosa” (artigo 8.º). Vale a pena mencionar que o texto original da Constituição se refere ao modelo secular, shtet laik, baseado em textos franceses e turcos.2 A Constituição também protege e garante a liberdade religiosa. O artigo 9.º da Constituição declara que a república “assegura a preservação e a proteção do seu patrimônio cultural e religioso”. O artigo 24.º garante a igualdade de todos e proíbe a discriminação por motivos religiosos. O artigo 38.º garante a liberdade de crença, de consciência e de religião. Isto “inclui o direito de aceitar e manifestar a religião, o direito de expressar crenças pessoais e o direito de aceitar ou recusar a adesão a uma comunidade ou grupo religioso”. O artigo 39.º consagra a proteção da “autonomia religiosa e dos monumentos religiosos no seu território”. As confissões religiosas são livres de regular independentemente a sua organização interna, atividades religiosas e cerimônias religiosas. As confissões religiosas têm o direito de estabelecer escolas religiosas e instituições de caridade de acordo com a presente Constituição e a Lei”.3

A lei fundamental sobre a Liberdade Religiosa no Kosovo entrou em vigor a 1 de abril de 2007.4 Curiosamente, a legislação não foi preparada pelas autoridades do Kosovo, mas sim pela Missão de Administração Interina das Nações Unidas no Kosovo (UNMIK), dois anos antes da declaração de independência do país. A lei apenas prevê as questões mais fundamentais e reconhece cinco comunidades religiosas: a Comunidade Islâmica do Kosovo, a Igreja Ortodoxa Sérvia, a Igreja Católica, a Comunidade Judaica e a Igreja Protestante Evangélica (artigo 5.º, n.º 4). A lei tem sido fortemente criticada tanto pelas comunidades religiosas como por organizações internacionais. A falta de regulamentos claros sobre registro e financiamento, bem como sobre a construção de locais religiosos e a manutenção de cemitérios, representam uma grande preocupação para as comunidades religiosas. Apesar das muitas tentativas para alterar a lei (a partir de 2011) e dos comentários da Comissão de Veneza,5 até agora não foram adotadas quaisquer soluções. A Comissão de Veneza do Conselho da Europa publicou a sua opinião sobre a alteração da Lei da Liberdade Religiosa, sublinhando a necessidade de várias melhorias. Estas incluem a ampliação da lista de comunidades religiosas que “constituem o patrimônio histórico, cultural e social do país” de cinco grupos para incluir todas as outras comunidades religiosas estabelecidas.

A mais recente proposta6 sugere a inclusão de uma sexta comunidade religiosa, a Comunidade Tarikate do Kosovo (artigo 4.º A), bem como a possibilidade de formar novas comunidades religiosas com pelo menos 50 cidadãos adultos do Kosovo (artigo 7.º B).

De acordo com o recenseamento mais recente, cujos resultados foram publicados em 2011, 95,6% da população do Kosovo identifica-se como muçulmana, 2,2% como católica, 1,4% como sérvia ortodoxa, com outras religiões ou crenças a representar menos de 1% da população.7 O censo populacional tem sido fortemente criticado, com alegações de que subestimou o número de ortodoxos sérvios porque muitos sérvios boicotaram o censo.8 Os sérvios, croatas e montenegrinos no Kosovo tendem a ser cristãos. A maioria das outras minorias étnicas do Kosovo identificam-se esmagadoramente como muçulmanas.9

Incidentes
e episódios relevantes

A minúscula comunidade de católicos no Kosovo, estimada em 60.000 membros, concentra-se principalmente em Gjakova, Prizren, Klina, Janjevo e algumas aldeias perto de Peć e Vitina. Há um grande orgulho no fato da Madre Teresa, Santa Teresa de Calcutá, ser de uma etnia albanesa. A avenida principal em Pristina e a catedral católica da cidade têm o nome da religiosa que compreendeu pela primeira vez o seu apelo a uma vocação religiosa na Igreja de Letnica, no sudeste do Kosovo. A canonização de Santa Teresa pelo Papa Francisco em 2016 foi celebrada pelos Albaneses em toda a região dos Balcãs.10

Embora tenham passado mais de 20 anos desde o conflito do Kosovo (1998-1999), o seu legado lança uma longa sombra sobre as relações entre as comunidades étnicas e religiosas do Kosovo. De acordo com um relatório sobre o Kosovo de 2017 da Comissão Internacional para as Pessoas Desaparecidas, das 4.500 pessoas desaparecidas durante a guerra, os restos mortais de mais de 1.600 ainda não foram encontrados.11 Desde 2009, 335 pessoas desaparecidas foram exumadas de locais de sepultura, três delas no último ano.12 Em abril de 2022, havia ainda 15.683 pessoas deslocadas internamente no Kosovo.13 Entretanto, as tensões interétnicas entre albaneses do Kosovo e sérvios continuam.14

Estima-se que cerca de 400 kosovares viajaram para as zonas de guerra na Síria e no Iraque, o que torna o pequeno país dos Balcãs no contribuinte mais significativo da Europa de combatentes estrangeiros para o autoproclamado Estado Islâmico em relação à sua população.15 Em abril de 2019, após o colapso do autoproclamado califado islâmico na Síria e no Iraque, 110 kosovares regressaram a casa,16 incluindo 24 mulheres que foram presas por suspeita de participação num grupo terrorista.17

Apesar da história recente, e das condições potencialmente ameaçadoras para o conflito, o Índice Global de Terrorismo de 2022 classifica o Kosovo como tendo um risco de terrorismo muito baixo, colocando-o em 88.º lugar entre os 163 países inquiridos. A sua classificação de risco global diminuiu marginalmente desde o período de revisão de 2020-21.18

No entanto, o mais recente relatório do Conselho de Segurança da ONU sobre o Kosovo assinala vários incidentes de assédio e violência física contra sérvios minoritários no país, em particular 15 incidentes que afetam locais religiosos e culturais sérvios, incluindo danos materiais e graffiti com mensagens de ódio.19 A Polícia Nacional declara ter recebido relatórios de 87 incidentes relacionados com a religião durante o período abrangido pelo relatório, em comparação com 57 em 2020. Muitos destes incidentes foram classificados como furtos qualificados, principalmente contra locais religiosos ou cemitérios ortodoxos islâmicos e sérvios, mas também envolvendo a inclusão de um local católico.20

No dia 21 de julho de 2021, o Tribunal Básico de Pristina considerou um cidadão do Montenegro culpado de incitar à discórdia e à intolerância por cantar slogans nacionalistas sérvios numa reunião religiosa sérvia no Kosovo, a 28 de junho.21

O Relatório de Trabalho sobre o Kosovo de 2022, da Comissão Europeia, criticou a Assembleia do Kosovo por não ter aprovado a lei sobre a liberdade religiosa.22 Sem reconhecimento legal, as comunidades religiosas têm de ter contas bancárias em nome de indivíduos e não de comunidades. As igrejas protestantes têm declarado que continuam a ser tributadas como empresas com fins lucrativos.23

Em setembro de 2021, o Tribunal Constitucional notificou o Procurador-Geral do Kosovo da falta de implementação da sua decisão de 2016 confirmando os direitos de propriedade do mosteiro Visoki Dečani da Igreja Ortodoxa Sérvia sobre uma porção de terra em redor do mosteiro.24 O mosteiro Visoki Dečani foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial em 2004. Em 2021, foi incluído na lista dos sete locais de patrimônio mais ameaçados pela Europa Nostra, a rede europeia de locais de culto históricos, aquando da sua nomeação pela Future for Religious Heritage.25

Em agosto de 2021, a polícia prendeu o autor Gjin Morena depois de este ter publicado um livro que continha um discurso de ódio contra os Muçulmanos. Morena declarou-se culpado no Tribunal Básico de Gjakova e pagou uma multa equivalente a 1640 euros. Morena é protestante.26

Em 2021, a Missão da ONU no Kosovo lançou uma iniciativa piloto para monitorizar o incitamento ao ódio e o discurso de ódio nas redes sociais e online.27

O Kosovo é a única democracia europeia que ainda não é membro do Conselho da Europa e, por isso, não está sujeito à autoridade de supervisão do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

Perspectivas para a
liberdade religiosa

A promoção e proteção de todos os direitos humanos no Kosovo é frágil. A liberdade religiosa existe em um país onde muitas comunidades étnicas e religiosas têm vivido juntas durante séculos sob tensões consideráveis. O atrito relacionado com o conflito do Kosovo continua por resolver e apenas parece aumentar à medida que mais pessoas deslocadas regressam às suas comunidades.28 Como o conflito inter-religioso está frequentemente ligado à etnicidade no Kosovo – sempre presente devido a erros históricos recentes –, a perspectiva de harmonia religiosa continua tênue. No entanto, se o Governo tomar medidas ativas para aprovar a lei sobre liberdade religiosa, e devolver à Igreja Ortodoxa Sérvia propriedades ligadas ao mosteiro Visoki Dečani, estas podem dar um maior impulso à melhoria da liberdade religiosa no país.

Notas e
Fontes

1 “Constitution of the Republic of Kosovo”, Jornal Oficial da República do Kosovo, https://gzk.rks-gov.net/ActDetail.aspx?ActID=3702 (acessado em 17 de setembro de 2020).
2 “Kushtetuta e Republikës së Kosovës”, https://gzk.rks-gov.net/ActDetail.aspx?ActID=3702 (acessado em 17 de setembro de 2020).
3 “Constitution of the Republic of Kosovo”, op. cit.
4 “Law No. 02/L-31 on Freedom of Religion in Kosovo”, Official Gazette of the Provisional Institutions of Self-Government in Kosovo/Prishtina, ano II/n.º 11, 1 de abril de 2007, https://gzk.rks-gov.net/ActDetail.aspx?ActID=2442 (acessado em 17 de setembro de 2020).
5 “Opinion on the Draft Law on Amendment and Supplementation of Law N° 02/L-31 on Freedom of Religion of Kosovo”, Comissão Europeia para a Democracia através do Direito (Comissão de Veneza), 25 de março de 2014, https://www.venice.coe.int/webforms/documents/default.aspx?pdffile=CDL-AD(2014)012-e (acessado em 17 de setembro de 2020).
6 “Draft Law on Amendment and Supplementation of Law No.02/L-31 on Freedom of Religion in Kosovo”, República do Kosovo, http://kryeministri-ks.net/repository/docs/PROJEKTLIGJI_P%C3%8BR_NDRYSHIMIN_DHE_PLOT%C3%8BSIMIN_E_LIGJIT_Nr._02L-31_P%C3%8BR_LIRIN%C3%8B_FETARE_N%C3%8B_KOSOV%C3%8B.pdf (acessado em 17 de setembro de 2020).
7 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, “Kosovo”, 2021 International Religious Freedom Report, Departamento de Estado Norte-Americano, https://www.state.gov/wp-content/uploads/2022/04/KOSOVO-2021-INTERNATIONAL-RELIGIOUS-FREEDOM-REPORT.pdf (acessado em 24 de novembro de 2022). Ver também Pew Research Centre, “Kosovo”, http://www.globalreligiousfutures.org/countries/kosovo/religious_demography#/?affiliations_religion_id=0&affiliations_year=2020 (acessado em 24 de novembro de 2022).
8 Ibid.
9 Ibid.
10 “Mother Teresa: Road to Sainthood Started in Small Kosovo Church”, Voice of America, 3 de setembro de 2016, https://www.voanews.com/a/mother-teresa-kosovo-letnica/3492262.html
11 “Missing Persons from the Kosovo Conflict and its aftermath: A stocktaking, International Commission on Missing Persons”, International Commission on Missing Persons, Pristina 2017, p. 31, https://www.icmp.int/wp-content/uploads/2017/05/Kosovo-stocktaking-ENG.pdf (acessado em 17 de setembro de 2020).
12 European Union External Action, “Searching for Missing Persons in Kosovo: An Overview of EULEX Kosovo’s Word”, 30 de agosto de 2022, https://www.eeas.europa.eu/node/419610_fr?s=110#:~:text=The%20remains%20of%20480%20individuals,identification%20of%20three%20missing%20persons (acessado em 24 de novembro de 2022).
13 Conselho Europeu, Comissão de Direitos Humanos, “Memorandum Following the Commissioner’s Visit to Kosovo from 30 May to 3 June 2022”, 18 de outubro de 2022, CommDH(2022)26, parágr. 51, https://rm.coe.int/memorandum-on-kosovo-following-a-mission-to-the-country-from-30-may-to/1680a88e42 (acessado em 24 de novembro de 2022).
14 Ibid, para. 55.
15 Bureau of Counterterrorism, “Country Reports on Terrorism 2018”, Departamento de Estado Norte-Americano, outubro de 2019, p. 96, https://www.state.gov/wp-content/uploads/2019/11/Country-Reports-on-Terrorism-2018-FINAL.pdf (acessado em 17 de setembro de 2020).
16 “ISIS fighters struggle on return to Balkan states”, Financial Times, 20 de maio de 2019, https://www.ft.com/content/24835626-762a-11e9-be7d-6d846537acab (acessado em 17 de setembro de 2020).
17 “Report of the Secretary-General”, United Nations Interim Administration Mission in Kosovo (UNMIK), 4 de outubro de 2019, p. 4, https://unmik.unmissions.org/file/158611/download?token=j2_KdX6Y (acessado em 17 de setembro de 2020).
18 Institute for Economics and Peace, “Global Terrorism Index 2022: Measuring the Impact of Terrorism”, maio de 2022, https://www.visionofhumanity.org/wp-content/uploads/2022/03/GTI-2022-web-04112022.pdf (acessado em 24 de novembro de 2022).
19 United Nations Security Council, “United Nations Interim Administration Mission in Kosovo: Report of the Secretary General”, 8 de outubro de 2021, S/2021/861, parágr. 10, https://www.securitycouncilreport.org/atf/cf/%7B65BFCF9B-6D27-4E9C-8CD3-CF6E4FF96FF9%7D/s_2021_861.pdf (acessado em 24 de novembro de 2022).
20 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, “Kosovo”, 2021 International Religious Freedom Report, op. cit.
21 Ibid.
22 Comissão Europeia, “Commission Staff Working Document: Kosovo 2022 Report”, SWD (2022) 334 Final, p.32, https://neighbourhood-enlargement.ec.europa.eu/kosovo-report-2022_en (acessado em 24 de novembro de 2022).
23 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, “Kosovo”, 2021 International Religious Freedom Report, op. cit.
24 Tribunal Constitucional do Kosovo, “Notification about Non-enforcement of the Judgment KI 132/15, Case No. KI 132/15”, 24 de setembro de 2021, https://gjk-ks.org/wp-content/uploads/2021/09/Informim-p%C3%ABr-mosp%C3%ABrmbarim-t%C3%AB-Aktgjykimit_Aleksander-Lumezi_ang.pdf (acessado em 24 de novembro de 2022).
25 Conselho Europeu, Comissão de Direitos Humanos, “Memorandum Following the Commissioner’s Visit to Kosovo from 30 May to 3 June 2022”, op. cit., parágr. 60.
26 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, “Kosovo”, 2021 International Religious Freedom Report, op. cit.
27 Conselho de Segurança das Nações Unidas, “United Nations Interim Administration Mission in Kosovo: Report of the Secretary General”, op. cit., parágr. 40.
28 Missão da OSCE no Kosovo, “Community Rights Assessment Report 5th Edition”, junho de 2021, https://www.osce.org/files/f/documents/6/f/493675.pdf (acessado em 24 de novembro de 2022).

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