São Tomé e Príncipe

LIBERDADE RELIGIOSA NO MUNDO
RELATÓRIO 2023

POPULAÇÃO

218.011

ÁREA (km2)

964

PIB PER CAPITA

3.053 US$

ÍNDICE GINI

40.7

POPULAÇÃO

218.011

ÁREA (km2)

964

PIB PER CAPITA

3.053 US$

ÍNDICE GINI

40.7

Religiões

versão para impressão

Disposições legais em relação à liberdade religiosa e aplicação efetiva

A República Democrática de São Tomé e Príncipe é constituída por dois arquipélagos em torno de duas ilhas principais localizadas no Golfo da Guiné, ao largo da costa equatorial ocidental da África Central.

Sendo o segundo menor país da África depois das Seicheles, São Tomé e Príncipe continua a ser uma das democracias mais estáveis do continente. O legado português é visível na sua cultura e costumes, que combinam influências africanas e europeias.

Segundo o artigo 8.º da Constituição, São Tomé e Príncipe é um Estado secular. O Estado é separado “em relação a todas as instituições religiosas”.1 Todos os cidadãos são iguais perante a lei, independentemente das suas crenças religiosas. A liberdade religiosa é um direito “inviolável” (artigo 27.º, n.º 1). Os grupos religiosos são “livres no culto, na educação e na sua organização” (artigo 27.º, n.º 4). Ninguém pode ser perseguido devido à sua religião (artigo 27.º, n.º 2). Contudo, o artigo 19.º (n.º 1) estipula que as restrições à liberdade religiosa são permitidas na medida em que estejam “previstas na Constituição e suspensas durante a validade de um estado de sítio ou estado de emergência declarado nos termos da Constituição e da lei”. Na prática, o Governo respeita a liberdade religiosa.

Segundo o artigo 31.º (n.º 2) da Constituição, “o Estado não pode reservar-se o direito de planejar a educação e a cultura de acordo com quaisquer filosofias, políticas, ideologias ou religiões”.2 Não há indícios de que a educação possa ser discriminatória por motivos religiosos.

Os grupos religiosos devem registrar-se para serem reconhecidos pelo Governo.3 O ensino religioso está disponível apenas nas escolas privadas e não é obrigatório.4

São Tomé e Príncipe é signatário do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos.5

Incidentes
e episódios relevantes

Em abril de 2022, o Governo emitiu uma licença de radiodifusão para a Rádio Jubilar. A estação inclui um centro de formação de jornalistas locais e serve de ponto de referência local a nível “social, cultural e religioso”.6

Não foram reportados quaisquer incidentes ou episódios relevantes adicionais.

Perspectivas para a
liberdade religiosa

A situação da liberdade religiosa em São Tomé e Príncipe é, de um modo geral, positiva e não há razões para crer que o respeito básico por este direito fundamental no país se altere em um futuro próximo.

Notas e
Fontes

1 Sao Tome and Principe 1975 (rev. 2003), Constitute Project, https://www.constituteproject.org/constitution/Sao_Tome_and_Principe_2003?lang=en (acessado em 29 de Maio de 2022).
2 Ibid.
3 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, 2021 Report on International Religious Freedom, “São Tomé and Príncipe”, Departamento de Estado Norte-Americano, https://www.state.gov/reports/2021-report-on-international-religious-freedom/sao-tome-and-principe/ (acessado em 7 de Junho de 2022).
4 Ibid.
5 Ibid.
6 Bruno Ferreira, Fr Rafael, “Sao Tome and Principe: Radio Jubilar launches a training centre for journalists”, Vatican News, 5 de abril de 2022, https://www.vaticannews.va/en/africa/news/2022-04/sao-tome-and-principe-radio-jubilar-inaugurates-a-training-cent.html (acessado em 29 de Maio de 2022).

Lista de
Países

Clique em qualquer país do mapa
para ver seu relatório ou utilize o menu acima.

Religious Freedom Report [MAP] ( 2023 ) Placeholder
Religious Freedom Report [MAP] ( 2023 )
Perseguição religiosa Discriminação religiosa Sem registros
Perseguição religiosa
Discriminação religiosa
Sem registros

ou somos irmãos, ou todos perdemos

Como seres humanos, temos tantas coisas em comum que podemos conviver acolhendo as diferenças com a alegria de ser irmãos. Que uma pequena diferença, ou uma diferença substancial como a religiosa, não obscureça a grande unidade de ser irmãos. Vamos escolher o caminho da fraternidade. Porque ou somos irmãos, ou todos perdemos.

Papa Francisco

Relatório Anterior

Para pesquisa, análise e comparativo, veja também as informações e números do último Relatório a respeito deste país.