Turquia

LIBERDADE RELIGIOSA NO MUNDO
RELATÓRIO 2023

POPULAÇÃO

83.835.750

ÁREA (km2)

783.562

PIB PER CAPITA

25.129 US$

ÍNDICE GINI

41.9

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Religiões

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Disposições legais em relação à liberdade religiosa e aplicação efetiva

A Constituição turca define o país como um Estado secular (artigo 2.º)1 e garante a liberdade de consciência, crença religiosa, convicção, expressão e culto. O artigo 24.º proíbe a discriminação com base em fundamentos religiosos e a exploração ou o abuso de “sentimentos religiosos, ou coisas consideradas como sagradas pela religião”.

As questões religiosas estão sob a alçada da Presidência dos Assuntos Religiosos (Diyanet),2 uma agência estatal criada em 1924 (artigo 136.º) para substituir a autoridade religiosa da era otomana (Shayk al-Islam) após a abolição do Califado.3 Funciona sob a alçada do gabinete do presidente, promovendo os ensinamentos e as práticas do Islã sunita. Para 2022, o Governo turco atribuiu 16,09 mil milhões de yuans (1,7 mil milhões de dólares, mais 24% do que em 2021) de fundos estatais à Presidência, mais do que recebem sete outros ministérios importantes e a maioria das instituições estatais.4

A instrução religiosa islâmica sunita é obrigatória nas escolas públicas primárias e secundárias. Apenas os alunos cristãos ou judeus podem candidatar-se à isenção de participação nestas aulas, apresentando um pedido de isenção assinado pelos pais. O Governo continua a recusar-se a isentar os alevitas ou outras crianças da instrução islâmica sunita obrigatória. O Governo interpreta de forma restritiva o Tratado de Lausanne de 1923, que se refere às “minorias não muçulmanas”,5 concedendo estatuto legal de minoria especial exclusivamente a três grupos reconhecidos: Cristãos ortodoxos apostólicos armênios, Cristãos ortodoxos gregos e Judeus. Apesar deste estatuto especial, e à semelhança de outros grupos minoritários (Católicos, Siríacos, Protestantes, Alevitas, etc.), eles não têm identidade legal: não podem comprar ou possuir propriedades, ou procurar reparação legal. Atualmente, estes grupos apenas conseguem ser donos das suas próprias propriedades através de fundações independentes.6

O Estado apenas permite a formação de clérigos sunitas, restringindo a formação para outros grupos religiosos. O Seminário Teológico Ortodoxo Grego na ilha de Halki, perto de Istambul, foi encerrado em 1971.7 A comunidade judaica da Turquia consegue praticar a sua religião livremente. As sinagogas recebem constante proteção de segurança por parte do Governo. O antissemitismo, sobretudo na imprensa e nas redes sociais, continua a ser um problema na Turquia. Os utilizadores turcos das redes sociais utilizaram o surto de coronavírus para promover teorias da conspiração antissemitas.8 Contudo, este é o único país de maioria muçulmana que contribui ativamente para a Aliança Internacional de Memória do Holocausto.9

Em 18 de maio de 2022, a Direção-Geral de Gestão da Imigração declarou que existem 5.506.304 cidadãos estrangeiros na Turquia, incluindo sírios sob proteção temporária.10 A legislação turca confere às pessoas que necessitam de proteção internacional um vasto leque de direitos após o seu registro junto das autoridades.11 No entanto, o quadro jurídico existente apresenta algumas lacunas, em grande parte devido à dimensão do problema dos refugiados. Desde 2014, milhares de cristãos de língua árabe (principalmente caldeus e siríacos) entraram no país. Distribuídos por mais de 80 cidades turcas, estes refugiados devem permanecer no local onde estão registrados para poderem receber ajuda financeira do Estado.12 Estão autorizados a trabalhar, mas, mais uma vez, apenas onde estão registrados. Desconhece-se o número exato de refugiados não muçulmanos nas cidades turcas. Os refugiados cristãos não dispõem de locais de reunião, de edifícios para o culto, e não podem circular livremente nem participar em celebrações.13

Incidentes
e episódios relevantes

Durante o período em análise, a política e a religião tornaram-se ainda mais indissociáveis, com consequências graves não só para os cidadãos da Turquia, mas também para os seus vizinhos. Com a subida ao poder do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) em 2002, a Turquia tenta posicionar-se como líder do mundo islâmico. O presidente Recep Tayyip Erdoğan, sobretudo depois de 2016, colocou o Islã no centro da política turca, utilizando-o para exercer poder de influência e persuasão, através de canais formais e informais. Durante o período de dois anos, o presidente Erdoğan também utilizou, e continua a utilizar, meios econômicos para ganhar influência e reforçar a imagem da Turquia nos países islâmicos e especialmente na África. A Turquia intensificou o seu compromisso expansionista através da Diyanet, construindo mesquitas, estabelecimentos religiosos, apoiando organizações e atividades de caridade, bem como apoiando comunidades islâmicas.14

Algumas atividades políticas internacionais tiveram impacto nas comunidades religiosas dentro da Turquia: as tensões em curso resultantes da guerra azeri-armênia (com a Turquia a apoiar militarmente o Azerbaijão) e a chegada de requerentes de asilo russos que fogem do recrutamento militar para a guerra na Ucrânia. Estes fatores externos afetaram negativamente a disposição turca normal para a tolerância, como se pode ver nas redes sociais. Durante o período em análise, as publicações de discursos de ódio contra os Armênios, bem como os comentários xenófobos sobre o perfil estrangeiro e não muçulmano dos recém-chegados russos mais ricos, foram prolíficos, o que constitui um sinal ameaçador para a liberdade religiosa na Turquia.15

No país, as comunidades religiosas minoritárias vivem num contexto em que a discriminação está próxima do que o Papa Francisco descreveu como perseguição “educada”; quando as leis são alteradas de tal forma que os grupos religiosos não muçulmanos se deparam com tantos obstáculos legais às suas atividades (principalmente serviços sociais urgentes para os vulneráveis) que a liberdade dos seus membros é efetivamente restringida. O impacto destes obstáculos a longo prazo é um fator-chave que estimula a migração de grupos religiosos minoritários para fora da Turquia.

Um exemplo a destacar é a enorme quantidade de regulamentos impostos às “fundações religiosas” ou entidades administrativas reconhecidas pelo Governo. Estas fundações existem para gerir todos os aspetos legais e financeiros relacionados com edifícios e locais pertencentes a grupos religiosos não muçulmanos, incluindo escolas, igrejas, hospitais, lares de idosos, etc. Existem 167 fundações de grupos minoritários na Turquia, das quais 77 são gregas, 54 armênias, 19 judias, 10 assírias, 3 caldeias, 2 búlgaras, 1 georgiana e 1 maronita. Sob o domínio otomano, a personalidade jurídica destas fundações foi garantida por lei em 1912, mas durante quase um século os problemas relacionados com o direito de posse de bens imóveis continuaram a existir devido à interpretação da lei.16

As últimas eleições para a direção das Fundações das Minorias ocorreram em 2010, com membros eleitos por quatro anos. A lei, no entanto, foi abruptamente suspensa em 2013, causando mais problemas administrativos. Uma nova lei deveria então entrar em vigor no prazo de seis meses, a cargo da Direção-Geral das Fundações. Perante a inação desta última, o Governo publicou um novo regulamento em 18 de junho de 2022.17 De acordo com este regulamento, apesar das muitas incertezas, foi decidido que as eleições para as fundações poderiam ter lugar em 2022. No entanto, esta proposta introduziu sérios problemas: a indefinição deliberada do novo regulamento retirou efetivamente o controle das instituições de saúde às Igrejas e passou-o para o Ministério da Saúde.18

O novo regulamento impôs igualmente novos obstáculos: a fixação do número de membros do conselho de administração e a imposição de um local geográfico de residência.19 Especificamente, para ser eleito para o Conselho de Administração das Fundações das Minorias, é necessário residir durante pelo menos seis meses numa determinada área geográfica, independentemente de aí residirem outros membros da comunidade religiosa. Esta limitação afeta gravemente as comunidades cristãs com poucos membros e dispersos, mas que utilizam os serviços oferecidos à sua comunidade mesmo que vivam noutro local, por exemplo, as escolas armênias de Kalfayan, Tıbrevank, Getronagan e Karagözyan que não são instituições distritais. As comunidades gregas também têm um número muito reduzido de eleitores e não conseguem atingir os números estabelecidos pelo novo regulamento, pelo que não podem constituir uma direção e a sua fundação está destinada a desaparecer. Este é também um problema para comunidades como a assíria e a judaica, que não vivem onde se situam as suas fundações.20 As três dioceses da Igreja Católica latina na Turquia (Istambul, Izmir e Anatólia) procuraram ultrapassar a carga legalista imposta, explorando outras opções que não as fundações, para continuar a gerir as instituições católicas, tais como escolas, hospitais, igrejas e casas de repouso, por exemplo, ficando dependentes dos bispos. Dois bispos concordaram em criar associações e um continuou a atividade através de uma empresa comercial existente.21

Outro grande problema para todas as comunidades cristãs é a falta de seminários para formar clérigos. Só o Islã sunita pode, de fato, ser ensinado nas escolas.22 A multiplicidade de armadilhas burocráticas que contribuem para uma redução dos serviços prestados pelas comunidades minoritárias não só produz menos vocações, como também menos colaboradores para gerir as escolas e os hospitais, criando assim um círculo vicioso de obstáculos legalistas e de redução da presença.

Em 2022, a comunidade protestante turca era constituída por cerca de 186 igrejas e comunidades de várias dimensões, principalmente em Istambul, Ancara e Izmir. A maioria das comunidades protestantes resolve as restrições relativas aos locais de culto criando associações e fundações e alugando ou comprando locais como edifícios independentes, lojas e armazéns que não se enquadram na arquitetura tradicional das igrejas. No entanto, a maior parte destes locais não tem o estatuto de local de culto e não pode beneficiar de vantagens como a redução dos custos de eletricidade e de água e as isenções fiscais normalmente previstas. Se se apresentarem ao público como igrejas, são avisados de que não estão legalizados e correm o risco de serem encerrados. Atualmente, as comunidades protestantes na Turquia têm personalidade jurídica para 119 comunidades, incluindo 13 fundações, 20 representações de fundações, 33 associações de igrejas e 53 representações filiadas nestas associações. As restantes comunidades não têm personalidade jurídica, sendo que cerca de 15 delas são comunidades domésticas e seis comunidades reúnem-se em escritórios. Cerca de 13 Igrejas Protestantes reúnem-se em igrejas que são edifícios históricos e noutras comunidades utilizam espaços públicos que possuem ou alugam, sem terem personalidade jurídica.

Para além das restrições em termos de localização, a comunidade protestante não tem a possibilidade de formar pastores a nível local. O aumento significativo do número de capelães, os líderes espirituais das igrejas locais, reflete o afluxo de pastores protestantes estrangeiros, embora muitos tenham sido impedidos de entrar na Turquia ou obrigados a sair do país por não terem obtido autorizações de residência ou vistos.23

Apesar dos desafios, o Arcebispo católico de Esmirna, Martin Kmetec, vê esperança nas relações florescentes com outras denominações cristãs – nas celebrações conjuntas do Natal e da Páscoa – e na resposta positiva de todos os Turcos, independentemente da tradição religiosa, às atividades caritativas católicas, por exemplo, serviços alimentares e de saúde. Durante uma celebração do “Dia da Fraternidade”, o arcebispo levou ao imã local cópias em turco dos documentos pontifícios “Fratelli Tutti” e “Laudato Sii”. O arcebispo lembrou ainda que partilham igrejas para celebrações quando outros cristãos não têm o seu próprio templo, e que abriram uma livraria para a Sociedade Bíblica juntamente com os armênios.24

Perspectivas para a
liberdade religiosa

A discriminação sistemática das minorias religiosas na Turquia é sobretudo legalista e não sangrenta, mas o resultado a longo prazo parece ser o mesmo. As condições legais restritivas e a pressão social estão transformando este país, outrora famoso pelo seu multiculturalismo, em uma sociedade monorreligiosa e monocultural. As perspectivas para a liberdade religiosa continuam negativas.

Notas e
Fontes

1 Turkey 1982 (rev. 2017), The Constitute Project, https://www.constituteproject.org/constitution/Turkey_2017?lang=en (acessado em 3 de Setembro de 2022).
2 Diyanet İşleri Başkanlığı, normalmente designado por Diyanet, também conhecido por Direcção dos Assuntos Religiosos.
3 “Diyanet, the Presidency of Religious Affairs”, Changing Structures of Islamic Authority, Universidade de Oxford, https://www.csia-oxford.org/diyanet-presidency-religious-affairs.html (acessado em 1 de Setembro de 2022).
4 “Budget of Turkey’s Religious Affairs Presidency to exceed 16 billion lira”, Bianet, 19 de Outubro de 2021, https://bianet.org/english/religion/252072-budget-of-turkey-s-religious-affairs-presidency-to-exceed-16-billion-lira# (acessado em 3 de Outubro de 2022).
5 Artigo 38.º, “Treaty of Peace with Turkey Signed at Lausanne, July 24, 1923”, The Treaties of Peace 1919-1923, vol. II, Nova Iorque, Carnegie Endowment for International Peace, 1924, https://wwi.lib.byu.edu/index.php/Treaty_of_Lausanne (acessado em 3 de Outubro de 2022).
6 Subcomissão de Reconciliação Constitucional, “Press release 16 April 2012 ((in Turkish)”, Grande Assembleia Nacional da Turquia, https://www.tbmm.gov.tr/develop/owa/haber_portal.aciklama?p1=121386 (acessado em 29 de Outubro de 2022).
7 “US urges Turkey to reopen Halki Seminary”, Ekathimerini, 29 de Julho de 2021, https://www.ekathimerini.com/news/1165408/us-urges-turkey-to-reopen-halki-seminary/ (acessado em 29 de Outubro de 2022).
8 Kristina Jovanovski, “Antisemitism spreads during pandemic in Turkey”, The Media Line, 25 de maio de 2020, https://themedialine.org/by-region/anti-semitic-conspiracy-theories-spreading-during-pandemic-in-turkey-group-warns/ (acessado em 10 de Outubro de 2022).
9 “No: 30, 27th January 2022, Press Release Regarding the International Holocaust Remembrance Day”, Ministério dos Negócios Estrangeiros, 27 de Janeiro de 2022, https://www.mfa.gov.tr/no_-30_-uluslararasi-holokost-anma-gunu-hk.en.mfa (acessado em 1 de Outubro de 2022).
10 “Syrians under temporary protection by years”, Direcção-Geral da Gestão da Imigração, https://www.goc.gov.tr/gecici-koruma5638 (acessado em 29 de Outubro de 2022).
11 “Refugees and Asylum Seekers in Turkey”, UNHRC Turquia, https://www.unhcr.org/tr/en/refugees-and-asylum-seekers-in-turkey (acessado em 29 de Outubro de 2020).
12 “Number of Syrians in Turkey April 2022”, Associação de Refugiados, 21 de Abril de 2022, https://multeciler.org.tr/eng/number-of-syrians-in-turkey/#:~:text=The%20city%20with%20the%20most,population%20is%20Kilis%20with%2042.4%25. (acessado em 10 de Outubro de 2022).
13 Dario Salvi, “Vicar of Anatolia: Christian refugees left without pastors or places of worship”, Asia News, 6 de junho de 2022, https://www.asianews.it/news-en/Vicar-of-Anatolia:-Christian-refugees-left-without-pastors-or-places-of-worship-56153.html (acessado em 10 de Outubro de 2022).
14 Dimitar Bechev e Ahmet Erdi Öztürk, “Competing over Islam: Turkey, Saudi Arabia, and Iran in the Balkans”, Instituto do Médio Oriente, 11 de Janeiro de 2022, https://www.mei.edu/publications/competing-over-islam-turkey-saudi-arabia-and-iran-balkans (acessado em 10 de Outubro de 2022).
15 H. Esra Arcan, “Interrupted Social Peace: Hate Speech in Turkish Media”, The IAFOR Journal of Media, Communication and Film, vol. 1, n.º 1, Versão de 2013, https://iafor.org/journal/iafor-journal-of-media-communication-and-film/volume-1-issue-1/article-4/ (acessado em 29 de Outubro de 2022); “Media Watch on Hate Speech Report May-August 2019”, Asulis, Hrant Dink Foundation, https://hrantdink.org/attachments/article/2156/EN-may%C4%B1s-agustos-20199.pdf (acessado em 29 de Outubro de 2022).
16 Mücahit Oktay, “Türkiye’deki azınlık vakıflarının sorunlarının çözümündeki ilerlemeler Harvard’da konuşuldu”, Anadolu Agency, 6 de Abril de 2022, https://www.aa.com.tr/tr/gundem/turkiyedeki-azinlik-vakiflarinin-sorunlarinin-cozumundeki-ilerlemeler-harvardda-konusuldu/2557010 (acessado em 20 de Setembro de 2022).
17 “Azınlık Vakıfları Seçim Yönetmeliği Yayınlandı”, Agos, 18 de junho de 2022, https://www.agos.com.tr/tr/yazi/27217/azinlik-vakiflari-secim-yonetmeligi-yayinlandi (acessado em 20 de Julho de 2022).
18 Op. cit.
19 Op. cit.
20 Dilek Şen, “Cemaat Vakıfları Seçim Yönetmeliği yargıya taşınıyor: “Lozan’a, AİHS’e, Anayasa’ya aykırı”, Medyascope, 18 de Agosto de 2022, https://medyascope.tv/2022/08/18/cemaat-vakiflari-secim-yonetmeligi-yargiya-tasiniyor-lozana-aihse-anayasaya-aykiri/ (acessado em 20 de Setembro de 2022).
21 Stefan Treier, “Cristiani in Turchia: piccola minoranza, ma con una profonda fede”, catt.ch, 31 de Março de 2022, https://www.catt.ch/newsi/cristiani-in-turchia-piccola-minoranza-ma-con-una-profonda-fede/ (acessado em 2 de Outubro de 2022).
22 Ziya Meral, Compulsory Religious Education in Turkey, A Survey and Assessment of Textbooks, 2015, Comissão Americana da Liberdade Religiosa Internacional (USCIRF), https://www.uscirf.gov/sites/default/files/TurkeyTextbookReport.pdf (acessado em 5 de Outubro de 2020).
23 “2021 Hak İhlalleri İzleme Raporu”, Protestan Kiliseleri Derneği, 18 de Março de 2022, http://www.protestankiliseler.org/?p=1072 (acessado em 3 de Outubro de 2022).
24 “Turkey: A ‘church with open doors’ in an Islamic society”, ACN International, 4 de maio de 2022, https://acninternational.org/turkey-a-church-in-an-islamic-society/ (acessado em 27 de Outubro de 2022).

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