Montenegro

LIBERDADE RELIGIOSA NO MUNDO
RELATÓRIO 2023

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Religiões

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Disposições legais em relação à liberdade religiosa e aplicação efetiva

Montenegro é uma república secular. O artigo 14.º da Constituição consagra a separação entre as comunidades religiosas e o Estado.1 Este artigo também garante o direito das comunidades religiosas a “serem iguais e livres no exercício dos ritos religiosos e dos assuntos religiosos”.2 A Constituição garante ainda o direito à liberdade de religião, a liberdade de mudar de religião e a liberdade de exprimir a sua religião em público ou em privado.3 No entanto, a Constituição também prevê que o Estado pode restringir a liberdade de expressão religiosa em circunstâncias necessárias para “proteger a vida e a saúde das pessoas, a paz e a ordem públicas, bem como outros direitos garantidos pela Constituição”.4 Nos termos do artigo 48.º, os objetores de consciência não são obrigados a cumprir o serviço militar.5 O artigo 55.º proíbe a criação e o funcionamento de organizações que tenham por objetivo incitar ao ódio ou à intolerância por motivos religiosos.6 Por último, o artigo 79.º protege as nações minoritárias e as comunidades nacionais que vivem em Montenegro. Especificamente, a Constituição garante o direito de exercer “particularidades religiosas”, o direito de estabelecer associações religiosas e o direito de se associar e manter contato com comunidades religiosas fora de Montenegro.7

Em 2006, Montenegro ratificou o Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos (PIDCP) e continua a respeitar as suas disposições e requisitos.8 Montenegro está também atualmente em conformidade com a Convenção Europeia dos Direitos do Homem.

O Código Penal de Montenegro contém várias disposições que criminalizam a discriminação ou a violência com base na religião. O artigo 159.º criminaliza a negação dos direitos de outrem ao abrigo da Constituição ou das leis do país com base na religião, que é punível com uma pena de três meses a cinco anos.9 O artigo 161.º proíbe as restrições à liberdade de culto, o impedimento da realização de ritos religiosos ou a coação de outrem a declarar as suas convicções religiosas, o que é punível com uma pena de prisão não superior a três anos.10 Nos termos do artigo 370.º, qualquer pessoa que incite ao ódio com base na religião será punida com uma pena de prisão de seis meses a cinco anos.11

Até há pouco tempo, Montenegro tinha uma lei que, entre outras coisas, exigia que as comunidades religiosas apresentassem provas de posse dos seus bens antes de 1918. Sem essa prova, as propriedades seriam consideradas posse do Estado de Montenegro.12 A Igreja Ortodoxa Sérvia, que tem muitos fiéis em Montenegro, criticou fortemente a lei. Em resposta, em dezembro de 2020, as autoridades montenegrinas alteraram a lei para suprimir a exigência de registro das propriedades religiosas.13 Embora esta alteração tenha satisfeito as exigências da Igreja Ortodoxa Sérvia, outras comunidades religiosas, incluindo as comunidades islâmica, católica e judaica, alegaram que lhes foi dado um período de tempo muito curto para apresentarem as suas sugestões de alterações à lei antes de esta ser modificada.14 Além disso, alguns membros da Igreja Ortodoxa Montenegrina argumentaram que o seu contributo não foi de todo solicitado e afirmaram que o Governo montenegrino tinha demonstrado um favorecimento indevido à Igreja Ortodoxa Sérvia.15

Montenegro reconhece 21 grupos religiosos, todos eles registrados ou inscritos no Registro Unificado das Comunidades Religiosas.16 Atualmente, o Governo tem acordos com a Comunidade Islâmica de Montenegro, a Comunidade Judaica de Montenegro e a Santa Sé. Estes acordos definem o estatuto jurídico destas comunidades religiosas e regulam as suas relações com o Estado.17 O acordo entre Montenegro e a Santa Sé reconhece o direito canônico católico como o quadro jurídico da Igreja Católica e estabelece os direitos de propriedade da Igreja Católica em Montenegro. Os acordos entre Montenegro e a Comunidade Islâmica e a Comunidade Judaica contêm disposições semelhantes.18 Montenegro não tem acordos semelhantes com quaisquer outros grupos religiosos, incluindo a Igreja Ortodoxa Sérvia e a Igreja Ortodoxa Montenegrina.19

Atualmente, existe uma tensão significativa entre a Igreja Ortodoxa Sérvia, cujas igrejas autocéfalas irmãs (ou seja, a Igreja Ortodoxa mais alargada) reconhecem como canônica, e a Igreja Ortodoxa Montenegrina, que não é reconhecida como tal. Na sequência da Assembleia de Podgorica, a Igreja Autocéfala Montenegrina uniu-se à Igreja Ortodoxa Sérvia, que há muito é considerada a única comunidade ortodoxa canônica de Montenegro.20 No entanto, em 1993, a Igreja Ortodoxa Montenegrina alegou que era a legítima sucessora da Igreja Autocéfala Montenegrina, uma vez que a independência de Montenegro em relação à Sérvia deveria ser interpretada como anulando o decreto de 1920 que pôs fim à Igreja Autocéfala Montenegrina. O conflito entre as duas Igrejas sobre o legítimo sucessor deu origem a um conflito inter-religioso influenciado por uma tensão geopolítica mais vasta entre Montenegro e a Sérvia.

Incidentes
e episódios relevantes

Os últimos anos têm sido marcados por uma tendência para maiores divisões étnicas e religiosas. Anteriormente conhecida pela sua sociedade multicultural e pela coexistência relativamente pacífica, a adoção de uma lei sobre a liberdade de religião em 2019 desencadeou uma onda de protestos e aumentou a divisão étnica (montenegrina e sérvia) e religiosa (Igreja Ortodoxa Sérvia e Igreja Ortodoxa Montenegrina) e a polarização política.21

Em julho de 2021, o presidente de Montenegro, Milo Djukanovic, afirmou publicamente que a Igreja Ortodoxa Sérvia “precedeu o exército” e que a Igreja era responsável pelo genocídio em Srebrenica.22 O presidente Djukanovic afirmou ainda que a Igreja Ortodoxa Sérvia se comporta de forma semelhante ao “fascismo clerical”.23 O Presidente da República enquadrou as alegações como parte de uma questão geopolítica mais vasta com a Sérvia, alegando que a Sérvia está a tentar interferir nos assuntos internos de Montenegro.24

Em setembro de 2021, a polícia da cidade de Cetinje ergueu barricadas e tomou outras precauções antimotim devido a manifestantes que contestavam a entronização do Bispo metropolitano de Montenegro e litoral da Igreja Ortodoxa Sérvia.25 Apesar destas precauções, os manifestantes tornaram-se violentos, destruindo barricadas e obrigando a polícia a deixá-los passar o cerco.26 A polícia respondeu disparando bombas de gás lacrimogênio e granadas de atordoamento.27 Os protestos foram sintomáticos de uma atmosfera mais alargada de tensão entre a Igreja Ortodoxa Sérvia e a Igreja Ortodoxa Montenegrina, não reconhecida canonicamente.28 Os manifestantes consideraram esta entronização como um exercício indevido de influência da Sérvia nos assuntos internos de Montenegro e no seu ambiente religioso.29 A Igreja Ortodoxa Sérvia reagiu de forma mista aos protestos e afirmou que os manifestantes tinham tentado minar as suas liberdades religiosas.30

Em janeiro de 2022, o Patriarca Porfirije, da Igreja Ortodoxa Sérvia, comentou a competição entre as Igrejas Ortodoxas canônicas e não canônicas na Ucrânia, fazendo uma analogia com a situação paralela em Montenegro.31 O Patriarca Porfirije afirmou que, tal como na Ucrânia, a Igreja Ortodoxa Sérvia tinha visto os “inimigos da ortodoxia”, ou como ele disse “os inimigos do Cristianismo”, que tinham dividido a Igreja Ortodoxa.32 O Patriarca atribuiu assim a cisão a elementos anticristãos da sociedade.

Alegando que um acordo “resolveria um problema interno de longa data e ajudaria a sarar as profundas divisões entre os partidos pró-União Europeia e os apoiantes de relações mais estreitas com a Sérvia e a Rússia”, em agosto de 2022, o primeiro-ministro Dritan Abazovic assinou um acordo com a Igreja Ortodoxa Sérvia que regula as relações entre o Estado e a Igreja.33 O acordo, há muito discutido, tinha sido criticado por defensores dos direitos humanos e por partidos pró-União Europeia, “que afirmaram que dava demasiado poder à Igreja em comparação com outras comunidades religiosas”. Sem qualquer anúncio prévio e sem a presença dos meios de comunicação social, a assinatura do acordo com o Patriarca Porfirije da Igreja Ortodoxa Sérvia provocou um “debate aceso durante uma sessão do Governo”, em que 36 deputados da oposição apresentaram uma proposta de moção de censura parlamentar contra o Governo minoritário de Abazovic.34

A Comunidade Judaica de Montenegro, de acordo com o censo de 2011, conta apenas 110 pessoas, “embora o Congresso Judaico Mundial estime que 400 a 500 judeus vivam atualmente no país”. Numa entrevista de 8 de janeiro de 2021 à Balkan Insight, o rabino-chefe de Montenegro e da Croácia, Luciano Mose Prelevic, declarou que “Montenegro é um dos poucos países do mundo onde o antissemitismo não se manifesta publicamente”.35 Os Judeus montenegrinos gozam de reconhecimento oficial, para além de terem uma sinagoga em Podgorica e um centro cultural projetado.36

No dia 5 de maio de 2022 foram afixados cartazes “acusando Israel de limpeza étnica” em oito locais da capital Podgorica. Os cartazes, atribuídos à embaixada palestiniana, diziam: “maio de 1948 – 74 anos de injustiça. 7 milhões de refugiados palestinianos estão à espera de regressar a casa. Mais de 400 cidades foram objeto de limpeza étnica”.37

No dia 17 de maio de 2022, o primeiro-ministro, Dritan Abazovic, “congratulou-se com o registro de mais uma organização religiosa judaica” em Montenegro, sublinhando que o Governo cooperaria com “todas as pessoas bem intencionadas, sem discriminar com base na etnia, nas convicções políticas ou religiosas”.38 No entanto, em 24 de maio, Nina Offner Bokan, presidente da Comunidade Judaica de Montenegro, declarou que o Governo agiu de má fé, afirmando que a Lei das Relações Mútuas permite o registro de novas organizações judaicas “apenas com a autorização da Comunidade Judaica de Montenegro”.39

Ao longo do período em análise, os representantes da Comunidade Islâmica de Montenegro observaram uma “tendência para a marginalização das comunidades religiosas minoritárias”, em que a sua comunidade religiosa “foi objeto de discriminação no local de trabalho em instituições públicas, o que limitou a sua capacidade de progredir profissionalmente”.40

Perspectivas para a
liberdade religiosa

Embora a Constituição montenegrina proteja o direito à liberdade religiosa, o entrelaçamento das recentes tensões religiosas e políticas do país põe em causa a separação entre a Igreja e o Estado. Qualquer nova escalada de tensões entre a Igreja Ortodoxa Sérvia, o Governo montenegrino e a Igreja Ortodoxa Montenegrina afetará todos os direitos humanos, incluindo a liberdade religiosa.

Notas e
Fontes

1 Montenegro 2007 (rev. 2013), Constitute Project, https://www.constituteproject.org/constitution/Montenegro_2007.pdf (acessado em 7 de Março de 2023).
2 Montenegro 2007 (rev. 2013), Constitute Project, op. cit.
3 Montenegro 2007 (rev. 2013), Constitute Project, op. cit.
4 Montenegro 2007 (rev. 2013), Constitute Project, op. cit.
5 Montenegro 2007 (rev. 2013), Constitute Project, op. cit.
6 Montenegro 2007 (rev. 2013), Constitute Project, op. cit.
7 Montenegro 2007 (rev. 2013), Constitute Project, op. cit.
8 Comissão dos Direitos Humanos da ONU, Status of Ratification Interactive Dashboard, https://indicators.ohchr.org/
9 Montenegro Criminal Code, https://www.icj.org/wp-content/uploads/2013/05/Montenegro-Criminal-Code-2003-eng.pdf
10 Montenegro Criminal Code, op. cit.
11 Montenegro Criminal Code, op. cit.
12 Maksimović, Sandra, “Montenegrin Law on Religious Freedom: Polarization that benefits the government(s)?”, European Western Balkans, 13 de janeiro de 2020, https://europeanwesternbalkans.com/2020/01/13/montenegrin-law-on-religious-freedom-polarization-that-benefits-the-governments/ (acessado em on 19 de maio de 2023).
13 Kajosevic, Samir, “Montenegro Alters Contentious Religion Law, Satisfies Serbian Church”, Balkan Insight, 18 de dezembro de 2020, https://balkaninsight.com/2020/12/18/montenegro-alters-contentious-religion-law-satisfies-serbian-church/ (acessado em on 19 de maio de 2023).
14 “Montenegro Alters Contentious Religion Law”, Satisfies Serbian Church, op. cit.
15 “Montenegro Alters Contentious Religion Law”, Satisfies Serbian Church, op. cit.
16 2021 Report on International Religious Freedom, “Montenegro”, Departamento de Estado Norte-Americano, https://www.state.gov/reports/2021-report-on-international-religious-freedom/montenegro/ (acessado em 19 de maio de 2023).
17 2021 Report on International Religious Freedom, “Montenegro”, Departamento de Estado Norte-Americano, op. cit.
18 2021 Report on International Religious Freedom, “Montenegro”, Departamento de Estado Norte-Americano, op. cit.
19 2021 Report on International Religious Freedom, “Montenegro”, Departamento de Estado Norte-Americano, op. cit.
20 “Unification of Montenegro and Serbia (1918) – Podgorica’s Assembly”, MonteNet, http://www.montenet.org/history/podgskup.htm (acessado em 8 de Março de 2023).
21 Montenegro Country Report 2022, BTI Transformation Index, https://bti-project.org/en/reports/country-report/MNE
22 Kapetanovic, Serif, “Montenegrin President: Serbian Orthodox Church responsible for Srebrenica”, n1 info, 16 de julho de 2021, https://n1info.ba/english/news/montenegrin-president-serbian-orthodox-church-responsible-for-srebrenica/ (acessado em 19 de maio de 2023).
23 “Montenegrin President: Serbian Orthodox Church responsible for Srebrenica”, op. cit.
24 “Montenegrin President: Serbian Orthodox Church responsible for Srebrenica”, op. cit.
25 Vijesti, Beta, “N1 Sarajevo, Security measures before enthronement in Cetinje: Fences and armoured police”, n1 Info, 4 de setembro de 2021, https://n1info.ba/english/news/security-measures-before-enthronement-in-cetinje-fences-and-armoured-police/ (acessado em 19 de maio de 2023).
26 “Sarajevo, Security measures before enthronement in Cetinje: Fences and armoured police”, op. cit.
27 Brezar, Aleksandar, “Why it’s not just religion inflaming tensions between Serbia and Montenegro”, Euronews, 9 de setembro de 2021, https://www.euronews.com/my-europe/2021/09/09/why-it-s-not-just-religion-enflaming-tensions-between-serbia-and-montenegro (acessado em 19 de maio de 2023).
28 “Why it’s not just religion inflaming tensions between Serbia and Montenegro”, op. cit.
29 “Why it’s not just religion inflaming tensions between Serbia and Montenegro”, op. cit.
30 “Why it’s not just religion inflaming tensions between Serbia and Montenegro”, op. cit.
31 Equipa do Pravmir.com, “Patriarch Porfirije of the Serbia: Our Position on the Church Issue in Ukraine Has Not Changed”, Pravmir.com, 18 de janeiro de 2022), https://www.pravmir.com/patriarch-porfirije-of-the-serbia-our-position-on-the-church-issue-in-ukraine-has-not-changed/ (acessado em 19 de maio de 2023).
32 “Our Position on the Church Issue in Ukraine Has Not Changed”, op. cit.
33 “Montenegro govt church deal triggers initiative for no-confidence motion”, Stevo Vasiljevic, Reuters, 3 de agosto de 2022, https://www.reuters.com/world/europe/montenegro-signs-long-disputed-contract-with-serbian-orthodox-church-2022-08-03/
34 “Montenegro govt church deal triggers initiative for no-confidence motion”, op. cit.
35 “Chief Rabbi: Montenegro is Thankfully Freedom From anti-Semitism”, Samir Kajosevic, Balkan Insight, 8 de janeiro de 2021, https://balkaninsight.com/2021/01/08/chief-rabbi-montenegro-is-thankfully-freedom-from-anti-semitism/
36 “Our Position on the Church Issue in Ukraine Has Not Changed”, op. cit.
37 “Billboards appear in Podgorica accusing Israel of ethnic cleansing”, European Jewish Congress, 5 de maio de 2022, https://eurojewcong.org/news/communities-news/montenegro/billboards-appear-in-podgorica-accusing-israel-of-ethnic-cleansing/
38 “Montenegro Angers Jewish Community by Registering Second Body”, Balkan Insight, 25 de maio de 2022, https://balkaninsight.com/2022/05/25/montenegro-angers-jewish-community-by-registering-second-body/
39 “Montenegro Angers Jewish Community by Registering Second Body”, op. cit.
40 2022 Report on International Religious Freedom, “Montenegro”, Departamento de Estado Norte-Americano, https://www.state.gov/wp-content/uploads/2023/05/441219-MONTENEGRO-2022-INTERNATIONAL-RELIGIOUS-FREEDOM-REPORT.pdf

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