Samoa

LIBERDADE RELIGIOSA NO MUNDO
RELATÓRIO 2023

POPULAÇÃO

200.117

ÁREA (km2)

2.842

PIB PER CAPITA

6.022 US$

ÍNDICE GINI

38.7

POPULAÇÃO

200.117

ÁREA (km2)

2.842

PIB PER CAPITA

6.022 US$

ÍNDICE GINI

38.7

Religiões

versão para impressão

Disposições legais em relação à liberdade religiosa e aplicação efetiva

Segundo o artigo 11.º (n.º 1) da Constituição, “cada pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e religião”.1 Este direito inclui “a liberdade de mudar a própria religião ou crença e a liberdade, sozinho ou em comunidade com outros, em público ou em privado, de propagar a própria religião ou crença através do culto, ensino, prática e observância”. De acordo com o n.º 2 do mesmo artigo, estes direitos podem ser limitados por lei, se a lei impuser “restrições razoáveis […] no interesse da segurança nacional ou da ordem pública, da saúde ou da moral, ou para proteger os direitos e liberdades dos outros”. Existe também legislação para prevenir a discriminação por motivos religiosos por parte de entidades públicas ou privadas.

Segundo o artigo 12.º (n.º 1-3) da Constituição, os alunos não são obrigados a receber instrução religiosa numa religião diferente da sua e as comunidades religiosas têm direito a estabelecer as suas próprias escolas. A instrução cristã é obrigatória nas escolas primárias públicas, mas opcional nas escolas secundárias públicas.2

Os grupos religiosos não são obrigados a registrar-se junto das autoridades estatais, mas podem registrar-se como obras de caridade. O registro permite obter personalidade jurídica e isenções fiscais. Os grupos não registrados não podem comprar propriedades em seu nome ou ter funcionários.3

Em 2020, o então primeiro-ministro de Samoa, Tuilaepa Sailele Malielegaoi, apresentou ao Parlamento o projeto de lei sobre terras e títulos de 2020, que foi aprovado em dezembro do mesmo ano.4 Este projeto de lei reformou o Tribunal de Terras e Títulos (LTC),5 um tribunal competente em matéria de governação tradicional e de terras consuetudinárias.6 O LTC foi criado principalmente para exercer “jurisdição sobre as terras consuetudinárias de Samoa e os títulos de matai (chefe)”.7 Esta legislação foi condenada por alguns como uma violação da liberdade religiosa e dos direitos humanos, uma vez que eliminaria a supervisão do Supremo Tribunal e permitiria que os conselhos de aldeia tomassem decisões sobre questões relacionadas com a propriedade privada e a utilização da terra, incluindo a propriedade e a terra pertencentes e/ou utilizadas por comunidades religiosas.8 O país é signatário do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos.9

Incidentes
e episódios relevantes

No dia 27 de julho de 2021 tomou posse a primeira mulher primeira-ministra de Samoa, Fiame Naomi Mata’afa. Um dos seus principais objetivos era abordar o projeto de lei sobre terras e títulos, que o seu partido considera uma ameaça para os direitos humanos e o Estado de direito.10

No início de março de 2022, Samoa assistiu ao seu primeiro surto de COVID-19, o que levou o país a entrar em confinamento.11 O país reabriu as suas fronteiras em 1 de agosto de 2022.12

Perspectivas para a
liberdade religiosa

A liberdade religiosa é geralmente protegida e respeitada em Samoa e as perspectivas para o futuro deste direito continuam positivas. A legislação de 2020 relativa às terras e aos títulos pode constituir uma ameaça à liberdade religiosa e a outros direitos humanos, mas o novo Governo da primeira-ministra Mata’afa deverá abordar esta questão.

Notas e
Fontes

1 Samoa 1962 (rev. 2017), Constitute Project, https://www.constituteproject.org/constitution/Samoa_2017?lang=en (acessado em 18 de Junho de 2022).
2 Ibid.
3 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, 2020 Report on International Religious Freedom, “Samoa”, Departamento de Estado Norte-Americano, https://www.state.gov/reports/2020-report-on-international-religious-freedom/samoa/ (acessado em 18 de Junho de 2022).
4 Feagaimaali’i, Joyetter, “L.T.C. bills pass Parliament”, Samoa Observer, 15 de dezembro de 2020, https://www.samoaobserver.ws/category/samoa/76210 (acessado em 18 de Junho de 2022).
5 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, op. cit.
6 C. Leung Wai, Ming, “Religious Freedom and Social Stability in Samoa”, artigo apresentado no 22.º Simpósio Anual de Direito Internacional e Religião (Religião, Direito e Estabilidade Social), BYU International Center for Law & Religion Studies, Provo, Utah, US, 4-6 de Outubro de 2015, https://classic.iclrs.org/content/events/99/2238.pdf (acessado em 18 de Junho de 2022).
7 Ey, Fiona, “Samoa’s constitutional crisis: Undermining rule of law”, The Interpreter, 8 de Maio de 2020, https://www.lowyinstitute.org/the-interpreter/samoa-s-constitutional-crisis-undermining-rule-law (acessado em 18 de Junho de 2022).
8 Ibid.
9 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, op. cit.
10 “Samoa’s first female prime minister takes office—finally”, DW, 27 de julho de 2021, https://www.dw.com/en/samoas-first-female-prime-minster-takes-office-finally/a-58654921 (acessado em 18 de Junho de 2022).
11 Perry, Nick, “Facing its first COVID outbreak, Samoa goes on lockdown”, Crux, 18 de março de 2022, https://cruxnow.com/church-in-oceania/2022/03/facing-its-first-covid-outbreak-samoa-goes-on-lockdown (acessado em 18 de Junho de 2022).
12 Töre, Özgür, “Samoa Borders to Open on August 1”, Ftn News, 17 de Maio de 2022, https://ftnnews.com/tours/44000-samoa-borders-to-open-on-august-1 (acessado em 18 de Junho de 2022).

Lista de
Países

Clique em qualquer país do mapa
para ver seu relatório ou utilize o menu acima.

Religious Freedom Report [MAP] ( 2023 ) Placeholder
Religious Freedom Report [MAP] ( 2023 )
Perseguição religiosa Discriminação religiosa Sem registros
Perseguição religiosa
Discriminação religiosa
Sem registros

ou somos irmãos, ou todos perdemos

Como seres humanos, temos tantas coisas em comum que podemos conviver acolhendo as diferenças com a alegria de ser irmãos. Que uma pequena diferença, ou uma diferença substancial como a religiosa, não obscureça a grande unidade de ser irmãos. Vamos escolher o caminho da fraternidade. Porque ou somos irmãos, ou todos perdemos.

Papa Francisco

Relatório Anterior

Para pesquisa, análise e comparativo, veja também as informações e números do último Relatório a respeito deste país.