Você está na página do Relatório de Liberdade Religiosa no Mundo – um importante documento da Igreja Católica sob a responsabilidade da ACN (Aid to the Church in Need). O documento, publicado desde 1998 e atualizado a cada dois anos, traz uma análise da liberdade religiosa em 196 países do mundo, abrangendo não apenas os cristãos, mas todos os grupos religiosos. Os dados de cada país foram pesquisados por jornalistas independentes, acadêmicos e autores que se encontram na região da sua especialidade, incluindo Ásia, África, Europa e Américas. Cada relatório dos países tem início com uma análise da situação legal e constitucional que afeta a liberdade religiosa. Segue com uma descrição de até que ponto a lei é respeitada na realidade. Depois descrevem-se os incidentes ou infrações contra a prática livre da fé. Por fim, observa-se no período em análise se a liberdade religiosa melhorou, permaneceu igual ou se deteriorou, além de informar as perspectivas nesta área em termos futuros a curto prazo.

Para um rápido entendimento da atual situação da liberdade religiosa, recomendamos que assista ao vídeo com as principais conclusões do Relatório. Depois faça o download do Sumário Executivo. Com a leitura do sumário executivo é possível obter com detalhes as conclusões do Relatório de Liberdade Religiosa.

Por fim, para ter acesso ao relatório de cada nação, basta clicar no respectivo país no mapa ou acessar a lista de países.

A metodologia utilizada para a elaboração do Relatório de Liberdade Religiosa também está disponível nesta página.

Utilizando o mapa abaixo, clique em qualquer país para ver seu relatório
Religious Freedom Report [MAP] Placeholder
Religious Freedom Report [MAP]
Perseguição religiosa Discriminação religiosa Manteve-se

SUMÁRIO EXECUTIVO

O Sumário Executivo contém as principais conclusões de todo o relatório 2018, além da compilação dos casos de estudo sobre a liberdade religiosa no mundo. Para fazer o download desse importante documento, basta preencher o formulário abaixo.

Download Relatório 2016
Download Relatório 2014
Download Relatório 2012
Download Relatório 2010
Relatórios anteriores (2010-2012-2014-2016) disponíveis para comparativo.

MÉXICO

ESTUDO DE CASO

FRANÇA

ESTUDO DE CASO

FILIPINAS

ESTUDO DE CASO

IRAQUE

ESTUDO DE CASO

ÍNDIA

ESTUDO DE CASO

AFEGANISTÃO

ESTUDO DE CASO

EGITO

ESTUDO DE CASO

ESPANHA

ESTUDO DE CASO

MIANMAR

ESTUDO DE CASO

NIGÉRIA

ESTUDO DE CASO

METODOLOGIA

Para conhecer o método adotado e as fontes pesquisadas deste relatório, clique na galeria acima (desktop) ou baixe o PDF com a metodologia (tablet e smartphone).
Fundada em 1947, a ACN (Aid to the Church in Need em inglês) é uma Fundação Pontifícia com sede no Vaticano, que foca sua assistência na Igreja, onde ela é mais carente ou perseguida. Mais de 60 milhões de pessoas são beneficiadas – todos os anos – por meio dos mais de 5 mil projetos apoiados pela ACN em cerca de 140 países, incluindo o Brasil.
ACN Brasil
Rua Carlos Vitor Cocozza 149, Vila Mariana, São Paulo (SP) 04017-090 | Tel: 0800 77 099 27 | + 55 (11) 94665-0917 | atendimento@acn.org.br