Vanuatu

LIBERDADE RELIGIOSA NO MUNDO
RELATÓRIO 2023

POPULAÇÃO

293.934

ÁREA (km2)

12.189

PIB PER CAPITA

2.922 US$

ÍNDICE GINI

32.3

POPULAÇÃO

293.934

ÁREA (km2)

12.189

PIB PER CAPITA

2.922 US$

ÍNDICE GINI

32.3

Religiões

versão para impressão

Disposições legais em relação à liberdade religiosa e aplicação efetiva

Vanuatu é constituída por um grupo de 80 ilhas no Pacífico Sul. Cerca de 65 destas não são habitadas.

O preâmbulo da Constituição afirma que Vanuatu é “baseada nos valores tradicionais melanésios, na fé em Deus e nos princípios cristãos”.1 O artigo 5.º (n.º 1) da Constituição reconhece que “todas as pessoas têm direito […] à liberdade de consciência e de culto, sujeita a quaisquer restrições impostas por lei aos não cidadãos”. Este direito é “sujeito ao respeito pelos direitos e liberdades dos outros e ao legítimo interesse público na defesa, segurança, ordem pública, bem-estar e saúde”. De acordo com o artigo 6.º (n.º 1), uma pessoa que acredite que este direito constitucional foi infringido tem direito a recorrer ao Supremo Tribunal. Esta solução judicial existe “independentemente de qualquer outra solução legal possível”. O Supremo Tribunal pode “dar qualquer ordem ou orientação que considere adequada, incluindo o pagamento de compensação de danos, se o considerar adequado para fazer cumprir o direito” (artigo 6.º, n.º 2).

O Conselho Cristão de Vanuatu (VCC) é uma organização não governamental constituída pela Igreja Presbiteriana, Igreja Católica, Igreja de Cristo, Igreja Apostólica e Igreja da Melanésia. As Assembleias de Deus e os Adventistas do Sétimo Dia são membros observadores.2

Os eventos com significado nacional são celebrados com uma oração cristã, liderada pelas Igrejas que fazem parte do VCC.

Em 2020, o VCC recebeu a sua subvenção governamental anual de 10 milhões de vatu (94 100 USD).3 No entanto, em 2021, o Governo deu 50 milhões de vatu como sinal do seu empenhamento no VCC.4 Em janeiro de 2022, o VCC apresentou ao Governo um pedido de financiamento de 13 milhões de vatu. O secretário-geral do VCC, Pastor Shem Temar, afirmou que os fundos seriam utilizados para resolver “questões morais”, como o abuso de drogas e de álcool e a gravidez na adolescência.5

“Segundo a lei, as crianças não podem ver recusada a admissão numa escola ou serem tratadas de forma menos favorável por causa da sua religião”.6 As escolas secundárias públicas disponibilizam educação religiosa durante uma hora por semana, supervisionada pelo VCC.7 O Governo paga os salários dos professores das escolas geridas pela Igreja e tem concedido subsídios a essas escolas desde 1980.8

O registro das religiões junto das autoridades governamentais foi introduzido em 1995, mas a lei foi revogada dois anos mais tarde. Desde então, está a ser considerada a reintrodução do registro religioso obrigatório ao nível estatal em vários pontos. Os grupos religiosos podem registrar-se como organizações caritativas.

O Governo de Vanuatu respeita em geral os princípios da liberdade religiosa estabelecidos na Constituição e nas leis do país. Vanuatu é signatário do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos.9

Incidentes
e episódios relevantes

Durante o período abrangido pelo presente relatório, o Conselho Cristão de Vanuatu (VCC) continuou a organizar orações em eventos nacionais, como tem sido habitual. No entanto, grupos não cristãos que representam predominantemente comunidades islâmicas e bahá’í criticam o fato de o Governo continuar a excluir grupos não cristãos da participação específica em cerimônias e celebrações nacionais.10

Cerca de 3.000 pessoas assistiram à cerimônia de abertura da primeira Casa de Culto Bahá’í no Pacífico, situada em Lenakel, na ilha de Tanna. O primeiro-ministro Loughman descreveu o templo como um local de unidade e paz. “Aves de todos os tipos, de todas as cores, vêm à figueira-de-bengala, comem os seus frutos e abrigam-se à sua sombra. Da mesma forma, esta Casa de Culto está aberta a pessoas de todas as religiões, crenças e origens. Todos são bem-vindos a beneficiar dela.”11

As Igrejas podiam candidatar-se a um financiamento de incentivo para compensar as perdas sofridas durante o auge da pandemia de COVID-19, mas foi comunicado que não tinham sido pagos quaisquer fundos.12

Não se registraram outros incidentes ou acontecimentos significativos que ameaçassem a liberdade religiosa no país.

Perspectivas para a
liberdade religiosa

As perspectivas para a liberdade religiosa em Vanuatu são positivas, não se prevendo alterações significativas nos próximos anos.

Notas e
Fontes

1 Vanuatu 1980 (rev. 2013), Constitute Project, https://www.constituteproject.org/constitution/Vanuatu_2013?lang=en (acessado em 20 de junho de 2022).
2 “Vanuatu Christian Council”, World Council of Churches, https://www.oikoumene.org/en/member-churches/pacific/vanuatu/vcc (acessado em 20 de junho de 2022).
3 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, 2020 Report on International Religious Freedom, “Vanuatu”, Departamento de Estado Norte-Americano, https://www.state.gov/reports/2020-report-on-international-religious-freedom/vanuatu/ (acessado em 20 de junho de 2022).
4 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, 2020 Report on International Religious Freedom, “Vanuatu”, Departamento de Estado Norte-Americano, https://www.state.gov/reports/2021-report-on-international-religious-freedom/vanuatu (acessado em 20 de junho de 2022).
5 “In brief: News from around the Pacific: Vanuatu Christian Council seeks a grant from the government”, Radio New Zealand, 6 de janeiro de 2022, https://www.rnz.co.nz/international/pacific-news/459127/in-brief-news-from-around-the-pacific (acessado em 20 de junho de 2022).
6 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, op. cit.
7 Ibid.
8 Ibid.
9 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, op. cit.
10 Ibid.
11 “Vanuatu: First local Bahá’í temple in the Pacific opens its doors”, European Times, 14 de novembro de 2021, https://www.europeantimes.news/2021/11/vanuatu-first-local-bahai-temple-in-the-pacific-opens-its-doors/ (acessado em 29 de julho de 2022).
12 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, op. cit.

Lista de
Países

Clique em qualquer país do mapa
para ver seu relatório ou utilize o menu acima.

Religious Freedom Report [MAP] ( 2023 ) Placeholder
Religious Freedom Report [MAP] ( 2023 )
Perseguição religiosa Discriminação religiosa Sem registros
Perseguição religiosa
Discriminação religiosa
Sem registros

ou somos irmãos, ou todos perdemos

Como seres humanos, temos tantas coisas em comum que podemos conviver acolhendo as diferenças com a alegria de ser irmãos. Que uma pequena diferença, ou uma diferença substancial como a religiosa, não obscureça a grande unidade de ser irmãos. Vamos escolher o caminho da fraternidade. Porque ou somos irmãos, ou todos perdemos.

Papa Francisco

Relatório Anterior

Para pesquisa, análise e comparativo, veja também as informações e números do último Relatório a respeito deste país.