Papua Nova Guiné

LIBERDADE RELIGIOSA NO MUNDO
RELATÓRIO 2023

POPULAÇÃO

8.755.675

ÁREA (km2)

462.840

PIB PER CAPITA

3.823 US$

ÍNDICE GINI

41.9

POPULAÇÃO

8.755.675

ÁREA (km2)

462.840

PIB PER CAPITA

3.823 US$

ÍNDICE GINI

41.9

Religiões

versão para impressão

Disposições legais em relação à liberdade religiosa e aplicação efetiva

O Estado Independente de Papua-Nova Guiné inclui a parte oriental da ilha de Nova Guiné e algumas ilhas da Melanésia. É um dos países mais diversificados do mundo a nível cultural, com 850 línguas conhecidas. A maior parte dos seus habitantes vive em comunidades rurais tradicionais. Apenas 18% da população vive em áreas urbanas. Os missionários cristãos chegaram pela primeira vez na segunda metade do séc. XIX. O território foi dividido entre vários grupos missionários, o que levou às atuais diferenças denominacionais entre a população.1

Um artigo de junho de 2020 do Instituto Nacional de Investigação de Papua-Nova Guiné analisou o estatuto constitucional do Cristianismo em Papua-Nova Guiné. O preâmbulo da Constituição compromete-se a “guardar e transmitir àqueles que vêm depois de nós as nossas nobres tradições e os princípios cristãos que agora são nossos”.2 Embora esta referência aos “Princípios Cristãos” sugira que o Cristianismo é constitucionalmente privilegiado até certo ponto, o artigo 45.º (n.º 1) reconhece outras religiões e concede liberdade religiosa àqueles que as praticam.3 Além disso, a Constituição não faz explicitamente do Cristianismo a religião estatal, nem estabelece ou subsidia formalmente nenhuma das Igrejas cristãs do país.4 E, nos termos do artigo 55.º (n.º1), todos os cidadãos têm “os mesmos direitos, privilégios, obrigações e deveres”,5 independentemente da sua religião.

De acordo com o artigo 45.º (n.º 1), o direito à liberdade religiosa inclui “liberdade para manifestar e propagar a própria religião e crenças de forma que não interfira com a liberdade dos outros”. O artigo 45.º (n.º 3) também afirma: “Ninguém tem direito a intervir nos assuntos religiosos de uma pessoa de uma crença diferente se tal não lhe tiver sido pedido, ou de tentar forçar a sua ou qualquer religião (ou ausência de religião) a outra pessoa.” O direito à liberdade religiosa pode, segundo o artigo 303.º (n.º 1, alínea a), ser limitado por lei no interesse da “defesa”, “segurança pública”, “ordem pública”, “bem-estar público”, “saúde pública”, “proteção de crianças e pessoas com deficiência” ou “desenvolvimento de grupos ou áreas desfavorecidos ou menos avançados”. Este direito não se sujeita a derrogação no âmbito das leis de emergência.6

Os missionários estrangeiros e outros trabalhadores religiosos podem pedir visto de entrada no país numa “categoria de isenção especial”, desde que não estejam envolvidos em “atividades comerciais” em nome da Igreja (o que requer um tipo de visto diferente).7 Os pedidos de visto requerem uma carta de patrocínio de uma organização religiosa de Papua-Nova Guiné e implicam pagar uma pequena taxa. Estes vistos são válidos por três anos. Não há relatos de pedidos de vistos recusados.

A Lei de Incorporação de Associações de 1966 exige que todas as organizações e instituições não governamentais se registrem junto das autoridades.8 Isto permite-lhes possuir bens, beneficiar de responsabilidade limitada e também beneficiar de certas isenções fiscais. No entanto, o Governo exige que os grupos religiosos se registrem se quiserem abrir uma conta bancária e possuir bens em nome próprio. Se quiserem ser isentos de imposto sobre o rendimento ou de direitos de importação, devem requerê-lo junto da Comissão Fiscal e do Departamento do Tesouro.9

O Conselho de Igrejas de Papua-Nova Guiné (PNGCC) é uma organização ecumênica fundada em 1965. Os seus membros incluem a Igreja Católica, a Igreja Evangélica Luterana, a Igreja Unida, a Igreja Anglicana, a União Batista, o Exército de Salvação e a Igreja Luterana Gutnius. O conselho inclui também um grande número de membros associados.10 Os Adventistas do Sétimo Dia de Papua-Nova Guiné e os Pentecostais não são membros. O PNGCC promove o diálogo entre os membros, patrocina projetos de assistência social e ocasionalmente intervém em debates públicos.

As Igrejas em Papua-Nova Guiné disponibilizam mais de metade dos serviços de saúde e educação do país.11 As escolas públicas disponibilizam aulas de religião ministradas por representantes de várias Igrejas cristãs, das quais os estudantes podem ser isentos a pedido dos pais.12

Papua-Nova Guiné celebra as seguintes festividades cristãs como feriados nacionais: Sexta-feira Santa, Sábado Santo, Páscoa, Segunda-feira de Páscoa e Natal. O Dia Nacional do Arrependimento em 26 de agosto é também um feriado público.13 Os eventos públicos oficiais iniciam-se e concluem-se frequentemente com uma oração cristã.14

Incidentes
e episódios relevantes

Em abril de 2021, a Comissão Constitucional e de Reforma Legislativa (CLRC), em conjunto com o Departamento de Desenvolvimento Comunitário e Religião, finalizou uma emenda constitucional que definiria Papua-Nova Guiné como uma nação cristã.15 Este processo começou com o lançamento de uma sondagem nacional mandatada pelo primeiro-ministro James Marape, que declarou: “Na nossa nação de mil tribos, acredito que o Cristianismo nos pode unir como uma nação”.16 Esta emenda atraiu a oposição não só de grupos religiosos minoritários, mas também de algumas organizações cristãs. Os opositores argumentam que a religião deveria ser uma questão de decisão e interpretação pessoal e, além disso, que a emenda “levaria estes valores a um nível completamente diferente que poderia ter efeitos nos tribunais, na polícia, [e] até em todas as outras áreas.”17

No dia 20 de janeiro de 2022, o Parlamento Nacional de Papua-Nova Guiné votou a abolição da pena de morte. O primeiro-ministro Marape citou os valores cristãos e o mandamento bíblico “não matarás” como os princípios que norteiam a decisão.18 A abolição da pena capital recebeu também um forte apoio da Conferência Episcopal Católica de Papua-Nova Guiné e das Ilhas Salomão.19 Além disso, o ministro da Justiça, Bryan Kramer, observou que o Estado não dispunha dos “mecanismos e infraestruturas administrativas necessárias”20 para aplicar a pena de morte de forma humana.

Uma visita do Papa Francisco ao país foi adiada devido à pandemia da COVID-19, mas espera-se que venha a ter lugar, dado que Virgílio do Carmo da Silva foi nomeado Cardeal da Indonésia, Timor-Leste e Papua-Nova Guiné a 27 de agosto de 2022.21

Juntamente com outros países do Pacífico, Papua-Nova Guiné está cada vez mais envolvida num confronto geopolítico entre a China, por um lado, e os Estados Unidos e a Austrália, por outro. De certa forma, países como Papua-Nova Guiné beneficiam por vezes da tensão porque recebem assistência financeira da China para acelerar a melhoria das infraestruturas, bem como para apoiar projetos de baixo custo que promovem melhores mecanismos e técnicas agrícolas. Da Austrália, beneficiaram de um aumento da ajuda para gerir os efeitos das alterações climáticas, dando-lhes vantagens significativas.22 Contudo, a crescente influência da China na política do país pode ter um impacto negativo nas liberdades fundamentais, incluindo a liberdade religiosa.

Perspectivas para a
liberdade religiosa

Há pouca regulamentação governamental sobre religião em Papua-Nova Guiné, e o Governo faz parcerias com Igrejas cristãs para fornecer serviços de saúde e educação. No entanto, a proposta aprovada pelo Governo para alterar a Constituição no sentido de declarar formalmente Papua-Nova Guiné um Estado cristão é motivo de preocupação.

Embora ainda não tenha sido formalizada, tal alteração poderá minar o quadro constitucional de Papua-Nova Guiné que defende a liberdade religiosa e o princípio da não discriminação. Poderá também encorajar a intolerância para com os não cristãos a nível social e cultural.

Em outras áreas, os ataques a indivíduos acusados de feitiçaria e bruxaria, especialmente mulheres, ainda são uma forma preocupante de perseguição violenta enraizada nas crenças espirituais tradicionais. Contudo, têm sido empreendidos esforços legislativos encorajadores e iniciativas educativas de base para reduzir tanto o uso da feitiçaria tradicional como a violência contra indivíduos acusados de se envolverem em tal prática.23

A liberdade religiosa é geralmente respeitada em Papua-Nova Guiné e as perspectivas para este direito humano continuam positivas.

Notas e
Fontes

1 “Religion”, Embaixada de Papua-Nova Guiné nas Américas, Washington, D.C., http://www.pngembassy.org/religion.html#:~:text=The%20Methodists%20were%20the%20first,the%20United%20Church%20in%201968 (acessado em 14 de Julho de 2022).
2 Papua New Guinea 1975 (rev. 2016), Constitute Project, https://www.constituteproject.org/constitution/Papua_New_Guinea_2016?lang=en (acessado em 14 de Julho de 2022).
3 Ibid.
4 Ezebilo, op. cit.
5 Papua New Guinea 1975 (rev. 2016), op.cit.
6 Ibid.
7 “Special Exemption Visa”, Autoridade do Serviço de Imigração e Cidadania de Papua-Nova Guiné, https://ica.gov.pg/visa/specialise/special-exemption-visa (acessado em 14 de Julho de 2022).
8 “Chapter No. 142: Associations Incorporation”, Estado independente de Papua-Nova Guiné, http://www.paclii.org/pg/legis/PG-consol_act_1986/aia307.pdf (acessado em 14 de Julho de 2022).
9 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, 2021 Report on International Religious Freedom, “Papua New Guinea”, Departamento de Estado Norte-Americano, https://www.state.gov/reports/2021-report-on-international-religious-freedom/papua-new-guinea/ (acessado em 14 de Julho de 2022).
10 Conselho Mundial de Igrejas de Papua Nova Guiné, Conselho Mundial de Igrejas (WCC), https://www.oikoumene.org/en/member-churches/pacific/papua-new-guinea/pngcc (acessado em 14 de Julho de 2022).
11 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, op. cit.
12 Ibid.
13 “Public holidays in Papua New Guinea”, Wikipédia, https://en.wikipedia.org/wiki/Public_holidays_in_Papua_New_Guinea (acessado em 14 de Julho de 2022).
14 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, op. cit.
15 Ibid.
16 “PM Marape launches inquiry to declare PNG ‘Christian’ nation”, PNG Facts, 26 de abril de 2021, https://www.pngfacts.com/news/pm-marape-launches-inquiry-to-declare-png-christian-nation (acessado em 14 de Julho de 2022).
17 “Christianity in Law”, Papua New Guinea Post-Courier, 14 de Outubro de 2021, https://postcourier.com.pg/christianity-in-law/ (acessado em 14 de Julho de 2022).
18 “Christian Values Lead Papua New Guinea to Abolish Death Penalty”, Equal Justice Initiative (EJI), 7 de Fevereiro de 2022, https://eji.org/news/christian-values-lead-papua-new-guinea-to-abolish-death-penalty/ (acessado em 14 de Julho de 2022).
19 Ibid.
20 Togiba, Lyanne, “Papua New Guinea repeals death penalty 30 years after reintroduction”, The Guardian, 21 de janeiro de 2022, https://www.theguardian.com/world/2022/jan/21/papua-new-guinea-repeals-death-penalty-30-years-after-reintroduction#:~:text=Papua%20New%20Guinea%20has%20repealed,effective%20deterrent%20to%20serious%20crime%E2%80%9D.&text=The%20country%20abolished%20capital%20punishment,been%20no%20executions%20since%20then (acessado em 14 de Julho de 2022).
21 “The 1st cardinal for this almost entirely Catholic, young nation”, Aleteia, 16 de agosto de 2022, https://aleteia.org/2022/08/16/the-1st-cardinal-for-this-almost-entirely-catholic-young-nation/ (acessado em 8 de Setembro de 2022).
22 Zhang, Denghua; O’Keefe, Michael, “Pacific Islands benefit from geostrategic competition”, East Asia Forum, 9 de Julho de 2022, https://www.eastasiaforum.org/2022/07/09/pacific-islands-benefit-from-geostrategic-competition/ (acessado em 14 de Julho de 2022).
23 “The dangers of defending women accused of sorcery in Papua New Guinea”, Law and Crime Prevention, UN News, 9 de abril de 2022, https://news.un.org/en/story/2022/04/1115882 (acessado em 14 de Julho de 2022).

Lista de
Países

Clique em qualquer país do mapa
para ver seu relatório ou utilize o menu acima.

Religious Freedom Report [MAP] ( 2023 ) Placeholder
Religious Freedom Report [MAP] ( 2023 )
Perseguição religiosa Discriminação religiosa Sem registros
Perseguição religiosa
Discriminação religiosa
Sem registros

ou somos irmãos, ou todos perdemos

Como seres humanos, temos tantas coisas em comum que podemos conviver acolhendo as diferenças com a alegria de ser irmãos. Que uma pequena diferença, ou uma diferença substancial como a religiosa, não obscureça a grande unidade de ser irmãos. Vamos escolher o caminho da fraternidade. Porque ou somos irmãos, ou todos perdemos.

Papa Francisco

Relatório Anterior

Para pesquisa, análise e comparativo, veja também as informações e números do último Relatório a respeito deste país.