Grécia

LIBERDADE RELIGIOSA NO MUNDO
RELATÓRIO 2023

POPULAÇÃO

11.102.572

ÁREA (km2)

131.957

PIB PER CAPITA

24.574 US$

ÍNDICE GINI

33.6

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Religiões

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Disposições legais em relação à liberdade religiosa e aplicação efetiva

O artigo 3.º da Constituição declara que “a religião dominante na Grécia é a da Igreja de Cristo Ortodoxa Oriental”.1 Em novembro de 2018, o então primeiro-ministro anunciou planos para alterar o artigo 3.º para declarar o país “religiosamente neutro”, mas em novembro de 2019 o Parlamento não votou a favor dessa alteração.2 O artigo 5.º garante a todas as pessoas no território grego “plena proteção da sua vida, honra e liberdade, independentemente da sua nacionalidade, raça ou língua e das suas crenças religiosas ou políticas”.

A liberdade religiosa e de consciência são garantidas pelo artigo 13.º, que afirma que “todas as religiões conhecidas são livres e os seus ritos de culto deverão ser realizados sem impedimentos e sob a proteção da lei”. Este artigo também proíbe o proselitismo e as infrações à ordem pública através de ritos de culto. É igualmente especificado que os sacerdotes de todas as religiões conhecidas têm as mesmas obrigações que os da Igreja Ortodoxa Grega e estão também sujeitos ao mesmo tipo de supervisão estatal. O incitamento à violência, discriminação ou ódio com base na religião é ilegal.3

A minoria muçulmana reconhecida da Trácia tem o direito de manter mesquitas e organizações sociais e caritativas (awqaaf). Três muftis na Trácia são nomeados pelo Governo grego, em consulta com um comitê de líderes muçulmanos, para mandatos de 10 anos,4 mas devem reformar-se até aos 67 anos.5 De acordo com o Departamento de Estado norte-americano, alguns membros da comunidade muçulmana continuaram a opor-se à prática de nomeação dos muftis pelo Governo, em vez de pelo seu próprio método.6

A lei permite que os muftis oficiais na Trácia tratem assuntos familiares baseados na sharia, desde que recebam uma “declaração explícita e irrevogável de cada parte” de que concordam com tal jurisdição.7 As despesas de funcionamento dos muftiados na Trácia são suportadas pelo orçamento do Ministério da Educação e Assuntos Religiosos, sob a supervisão do Ministério das Finanças.8

O artigo 16.º define a educação como uma “missão básica do Estado” e inclui “o desenvolvimento da consciência nacional e religiosa”. As aulas de religião ortodoxa grega são ensinadas na escola primária e secundária. Em 2017, o Governo modificou a forma como a religião seria ensinada nas escolas, mudando o foco do ensino do Cristianismo ortodoxo para uma “educação religiosa mais geral”, mas em setembro de 2019 o Conselho de Estado decidiu que estas mudanças eram inconstitucionais.9 Os alunos podem ser isentos do ensino religioso a pedido dos seus pais.10 O ensino religioso islâmico nas escolas públicas da Trácia está disponível para a minoria muçulmana reconhecida e o ensino religioso católico é disponibilizado nas ilhas de Tinos e Siros.11

Em outubro de 2019, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem decidiu que o sistema grego de isenção da educação religiosa das crianças violava a Convenção Europeia dos Direitos Humanos ao exigir aos pais que “apresentassem uma declaração solene dizendo que os seus filhos não são cristãos ortodoxos”. O tribunal disse que se tratava de uma interferência indevida na consciência individual e que poderia também dissuadir os pais de procurarem isenções.12

O artigo 1.º da Lei sobre a Organização da Forma Jurídica das Comunidades Religiosas e suas Organizações13 define “comunidades religiosas” como “um número suficiente de indivíduos com uma confissão de fé específica numa ‘religião conhecida'”, ou seja, “a religião que não tem crenças ocultas mas dogmas claros e o seu culto é livre e acessível a todos”. O artigo 16.º da lei estabelece que a Igreja Ortodoxa Grega, bem como as Comunidades Judaica e Muçulmana, têm sido tradicionalmente reconhecidas como entidades jurídicas religiosas oficiais. Outras comunidades religiosas como os Católicos romanos, Anglicanos, Ortodoxos etíopes, Coptas, Ortodoxos armênios, Ortodoxos assírios, bem como dois grupos evangélicos, receberam reconhecimento oficial como entidades jurídicas através do artigo 13.º. Com este reconhecimento, um grupo religioso torna-se uma “religião conhecida”, tal como especificado no artigo 17.º. Isto permite a cada um transferir legalmente bens, bem como gerir casas de culto, instituições monásticas e casas de reunião em geral para fins religiosos. O artigo 3.º descreve o processo de registro.

Em julho de 2019, a lei da blasfêmia foi retirada do Código Penal. Cinco meses mais tarde, a 11 de novembro de 2019, o novo Governo anunciou a reintrodução da lei. No entanto, no dia seguinte, o ministro da Justiça anunciou que retirava essa decisão devido a um protesto público.14

Em novembro de 2019, a Grécia adotou a definição operacional de antissemitismo da International Holocaust Remembrance Alliance (IHRA) e foi o primeiro país a adotar a definição da IHRA de “negação e distorção do Holocausto”.15

Até novembro de 2020, Atenas era a única capital europeia sem uma mesquita. Contudo, a Mesquita de Votanikos em Atenas abriu após 15 anos de atrasos e protestos. O secretário-geral do Ministério da Educação e Assuntos Religiosos estimou que existiam cerca de 70 mesquitas informais, apenas 10 das quais licenciadas pelo Governo, o que “representa um risco de segurança”.16

A Grécia é um dos dois únicos estados-membros do Conselho da Europa a sancionar criminalmente o proselitismo ilegal, sendo a Armênia o outro. O artigo 13.º (n.º 2) da Constituição de 1975 estabelece: “O proselitismo é proibido”.17 Em março de 2022, por ocasião da Revisão Periódica Universal da Grécia do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, a Aliança Evangélica Mundial criticou a Grécia pela sua proibição do proselitismo.18 No entanto, os partidos estatais mantiveram-se em silêncio sobre esta questão e não apresentaram recomendações de mudança nesta área.19

Durante o período abrangido por este relatório, o Parlamento também aprovou uma lei que proíbe os líderes religiosos de “religiões conhecidas” de concorrer a presidentes de câmara ou a vereadores municipais. Além disso, proibiu os candidatos de utilizarem símbolos religiosos como emblemas de campanha.20

Incidentes
e episódios relevantes

De acordo com o Departamento de Liberdade Religiosa e Relações Inter-Religiosas do Ministério da Educação, nos seus dados mais recentes, foram registrados 404 incidentes contra locais religiosos em 2020, incluindo 385 ataques a locais cristãos (92,57% dos quais eram ortodoxos gregos). Isto incluiu roubos, vandalismo, assaltos, sacrilégio, dispositivos explosivos e outros tipos de profanação. Foram registrados 10 incidentes antissemitas. Foram registrados nove incidentes não especificados contra locais islâmicos. O incidente mais grave ocorreu no Mosteiro Petraki, em Atenas, a 17 de abril de 2020, onde o agressor procurou fazer explodir uma garrafa de 13 kg de gás de petróleo liquefeito, incendiando-a e fugindo do local. O dispositivo não explodiu, mas causou alguns danos por poluição.21 Numa pergunta escrita dirigida à Comissão Europeia pelo Deputado Emmanouill Fragkos em fevereiro de 2022, Fragkos comentou que, de acordo com fontes policiais, a responsabilidade por ataques a locais religiosos cristãos pode ser atribuída a grupos fundamentalistas islâmicos ou de extrema-esquerda.22

No dia 26 de dezembro de 2020, um abrigo para crianças e jovens refugiados não acompanhados foi atacado em Tessalônica, com pelo menos 10 agressores a empunharem facas e barras de ferro e a gritarem calúnias antimuçulmanas e anti-imigrantes. Pelo menos quatro pessoas necessitaram de tratamento médico na sequência do ataque.23

Durante o período abrangido por este relatório, dois casos permanecem pendentes contra a Grécia perante o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. Um dos casos, relativo a dados oficiais de registro de nascimento que requerem informações sobre religião, foi comunicado ao Governo a 27 de janeiro de 2021.24 O Tribunal considerou que a Grécia violou o artigo 9.º da Convenção (liberdade de pensamento, consciência e religião) em 2020, num caso baseado em fatos semelhantes, concluindo que a obrigação de fornecer informações religiosas nas certidões de nascimento não era prescrita por lei e constituía assim uma interferência ilegal na liberdade religiosa.25

Um outro caso comunicado que invoca o artigo 9.º permanece pendente contra a Grécia durante o período abrangido por este relatório. O caso envolve um homem condenado a seis penas de prisão perpétua por ter participado nas atividades de uma organização terrorista conhecida. O homem queixou-se, entre outras coisas, da falta de acesso aos serviços religiosos da prisão e da sua proibição de se encontrar com o bispo aquando da visita deste à prisão.26

Em 2021, nos dados mais recentes comunicados à base de dados de crimes de ódio da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), a polícia reportou 110 crimes de ódio, dos quais seis eram crimes de motivação anti-muçulmana (um incidente de incitamento à violência, dois incidentes de danos materiais, dois incidentes envolvendo comportamento ameaçador e um incidente não especificado), três crimes de ódio anti-cristãos (incluindo uma agressão sexual, um ataque contra um local de culto e perturbação da paz), e dois crimes anti-semitas (uma agressão física, danos materiais e um incidente de comportamento ameaçador). Dois outros crimes envolvendo religião também foram denunciados, um roubo e uma agressão física.27

Outras fontes reportaram dois incidentes de ódio anti-semita à base de dados, ambos envolvendo vandalismo de um cemitério judeu, que tem tido um historial de ataques.28 Foram reportados três incidentes anti-muçulmanos: o vandalismo de uma biblioteca de uma comunidade turca no Ramadão; os participantes numa manifestação anti-racismo sujeitos a insultos xenófobos e anti-muçulmanos por um grupo de espectadores; e a multa e agressão física de um homem muçulmano em busca de asilo devido à sua nacionalidade e religião.29

Para além dos cinco incidentes antissemitas registrados pela Sede da Polícia Helênica, e pelas Procuradorias Distritais do Ministério da Justiça, Transparência e Direitos Humanos, foram processados três casos de antissemitismo.30 Três outros incidentes de danos em locais religiosos judeus foram reportados pelo Secretariado Geral para os Assuntos Religiosos em 2021.31 Em maio de 2021, um grande mural de rua na estação de comboios de Tessalônica, representando o extermínio dos judeus da cidade, foi vandalizado. O ato foi condenado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.32

Em outubro de 2021, o Tribunal de Primeira Instância do Pireu condenou um homem a cinco anos de prisão por ter atacado um grupo de Testemunhas de Jeová em Aspropyrgos, Ática, qualificando o ataque como crime de ódio baseado na religião.33

Em 26 de outubro de 2021, o Conselho de Estado publicou a Decisão 1751/2021 que anula a Decisão Ministerial Conjunta n.º 951/44337/21.4.2017 relativa aos procedimentos kosher e halal por incumprimento do quadro jurídico existente em matéria de respeito e proteção dos animais.34

No dia 10 de dezembro de 2021, o Gabinete das Instituições Democráticas e dos Direitos Humanos da OSCE realizou um seminário de um dia sobre compreensão e abordagem dos crimes de ódio anti-muçulmanos em Kavala, Grécia.35

O Ministério da Justiça, em colaboração com o Conselho Nacional Contra o Racismo e a Intolerância, publicou em 2021 um guia para os direitos das vítimas de crimes de ódio, incluindo os baseados na religião.36

No dia 15 de fevereiro de 2022, dois membros do Greek Helsinki Monitor foram condenados, cada um deles, a penas de prisão suspensas de um ano por terem feito uma falsa acusação de discurso de ódio antissemita contra o Bispo Metropolitano de Piraeus Seraphim.37

Em outubro de 2022, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem retirou da sua lista um caso envolvendo uma contestação à condenação penal de um cristão pentecostal por converter um vizinho grego ortodoxo, depois de mais tarde o seu vizinho ter tentado suicidar-se. O caso, que fora iniciado em 2014, foi rejeitado por causa da falta de atividade do requerente e do seu advogado.38

Perspectivas para a
liberdade religiosa

A Grécia continua com dificuldades em gerir o sentimento anti-imigrante após grandes movimentos migratórios e de refugiados terem entrado no país durante a campanha do autoproclamado Estado Islâmico, que invadiu e aterrorizou grande parte da Síria e do Iraque. A animosidade histórica com a Turquia, bem como a identidade ortodoxa grega fortemente enraizada, são elementos significativos na vida pública grega que levam a preconceitos contra grupos minoritários. Independentemente disso, a ocorrência de incidentes de ódio diminuiu em relação a períodos anteriores e as perspectivas para a liberdade religiosa permanecem majoritariamente inalteradas.

Notas e
Fontes

1 Greece 1975 (rev. 2008), Constitute Project, https://constituteproject.org/constitution/Greece_2008?lang=en (acessado em 5 de fevereiro de 2021).
2 Nasos Smirneos, “‘If you take the house, I’ll take the kids’: State vs. Church in Greece”, The New Federalist, 3 de janeiro de 2021, https://www.thenewfederalist.eu/if-you-take-the-house-i-ll-take-the-kids-state-vs-church-in-greece?lang=fr (acessado em 5 de fevereiro de 2021); “Parliament completes constitutional revision approving nine changes”, Ekathimerini, 25 de novembro de 2019, https://www.ekathimerini.com/246837/article/ekathimerini/news/parliament-completes-constitutional-revision-approving-nine-changes (ambos acedidos a 5 de fevereiro de 2021).
3 Eda Gemi, “GREASE Country Profile: Greece”, Radicalisation, Secularism and the Governance of Religion: Bringing together European and Asian Perspectives (GREASE), novembro de 2019, http://grease.eui.eu/wp-content/uploads/sites/8/2019/11/GREASE-Profile.pdf (acessado em 6 de fevereiro de 2021).
4 Departamento de Estado Norte-Americano, “Greece 2019 Human Rights Report”, Gabinete para a Democracia, Direitos Humanos e Trabalho, https://www.state.gov/wp-content/uploads/2020/02/GREECE-2019-HUMAN-RIGHTS-REPORT.pdf (acessado em 8 de fevereiro de 2021).
5 “Law 4559/2018, Article 48, Amendment on Muftiates: Explanatory Memorandum”, https://www.minedu.gov.gr/publications/docs2018/Law_4559_2018_article_48_Amendment_on_Muftiates.pdf (acessado em 8 de fevereiro de 2021).
6 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, “Greece”, 2019 Report on Religious Freedom, Departamento de Estado Norte-Americano, https://www.state.gov/reports/2019-report-on-international-religious-freedom/greece/ (acessado em 8 de fevereiro de 2021).
7 “Presidential Decree 52/2019 Procedural rules on cases under the jurisdiction of the Muftis of Thrace – Establishment, organization and operation of the Directorate for cases under the Mufti’s jurisdiction at the Muftiates in Thrace”, https://www.minedu.gov.gr/publications/docs2020/Presidential_Decree_52_2019_Procedural_rules_on_cases_under_the_Muftis_jurisdiction.pdf (acessado em 8 de fevereiro de 2021).
8 “Law 4559/2018, Article 48, Amendment on Muftiates”, op. cit.
9 Nick Kampouris, “Previous SYRIZA Government’s Reforms to Religious Education Ruled Unconstitutional”, Greek Reporter, 30 de setembro de 2019, https://greekreporter.com/2019/09/20/previous-syriza-governments-reforms-to-religious-education-ruled-unconstitutional/ (acessado em 6 de fevereiro de 2021).
10 “GREASE Country Profile: Greece”, op. cit.
11 Ibid.
12 “Greece breaks EU rules on religious education classes”, Ekathimerini, 31 de outubro de 2019, https://www.ekathimerini.com/245997/article/ekathimerini/news/greece-breaks-eu-rules-on-religious-education-classes (acessado em 6 de fevereiro de 2021).
13 “Law 4301/2014 Organization of the Legal Form of Religious Communities and their organizations in Greece”, https://www.minedu.gov.gr/publications/docs2014/publications/Law_4301_-2014_Organization_of_the_legal_form_of_religious_communities_and_their_organizations_in_Greece.pdf (acessado em 6 de fevereiro de 2021).
14 Nick Kampouris, “Government Reintroduces Criminalization of Blasphemy; Toughens Pedophile Sentences”, Greek Reporter, 11 de novembro de 2019, https://greekreporter.com/2019/11/11/government-reintroduces-criminalization-of-blasphemy-toughens-pedophile-sentences/; Nick Kampouris “Greece Scraps Reinstatement of Blasphemy Law Following Public Outcry”, Greek Reporter, 12 de novembro de 2019, https://greekreporter.com/2019/11/12/greece-scraps-reinstatement-of-blasphemy-law-following-public-outcry/ (ambos acedidos a 5 de novembro de 2021).
15 “Greece adopts IHRA’s definition of anti-Semitism, Holocaust denial”, Ekathimerini, 8 de novembro de 2019, https://www.ekathimerini.com/246294/article/ekathimerini/news/greece-adopts-ihras-definition-of-anti-semitism-holocaust-denial (acessado em 4 de fevereiro de 2021).
16 Helena Smith, “Athens’ first official mosque permitted to reopen for Christmas”, The Guardian, 24 de dezembro de 2020, https://www.theguardian.com/world/2020/dec/24/athens-first-official-mosque-permitted-to-reopen-for-christmas (acessado em 8 de fevereiro de 2021).
17 “Criminal sanctions for proselytism are prescribed by Article 4 of Law 1363/1938, amended by Article 2 of Law 1672/1939”.
18 World Evangelical Alliance, “WEA Urges Greece to Change the Legislation Prohibiting Proselytism”, 31 de março de 2022, at: https://worldea.org/wea-urges-greece-to-change-the-legislation-prohibiting-proselytism/ (acessado em 14 de dezembro de 2022).
19 Conselho de Direitos Humanos da ONU, Report of the Working Group on the Universal Periodic Review, “Greece”, 6 de janeiro de 2022, A/HRC/49/5, https://documents-dds-ny.un.org/doc/UNDOC/GEN/G22/002/15/PDF/G2200215.pdf?OpenElement (acessado em 14 de dezembro de 2022).
20 Departamento de Estado Norte-Americano, “Greece”, 2021 Human Rights Report, Gabinete para a Democracia, Direitos Humanos e Trabalho, https://www.state.gov/wp-content/uploads/2022/04/GREECE-2021-INTERNATIONAL-RELIGIOUS-FREEDOM-REPORT.pdf (acessado em 15 de dezembro de 2022).
21 “Acts Against Religious Sites in Greece (2020)”, Ministério da Educação e dos Assuntos Religiosos, Secretaria Geral para os Assuntos Religiosos, 2021, pp. 9, 81 at: https://www.minedu.gov.gr/publications/docs2022/Acts_against_religious_sites_in_Greece_-_Report_2020.pdf (acessado em 15 de dezembro de 2022).
22 “Question for Written Answer E-000505/2022 to the Commission, Rule 138, Emmanouil Fragkos”, 4 de fevereiro de 2022, https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2022-000505_EN.html (acessado em 15 de dezembro de 2022).
23 European Islamophobia Report: 2021, ed. Enes Bayrakli e Farid Hafez, Leopold Weiss Institute, 2022, p. 313, https://islamophobiareport.com/islamophobiareport-2021.pdf (acessado em 14 de dezembro de 2022).
24 ECHR, “Pomoni and Others v Greece, application no. 4066/20”, comunicado a 6 de outubro de 2022, https://hudoc.echr.coe.int/eng?i=001-208213 (acessado em 14 de dezembro de 2022); ECHR, “Papanikolaou v Greece, application no. 45794/19”, comunicado a 28 de janeiro de 2020, https://hudoc.echr.coe.int/eng?i=001-201478 (acessado em 14 de dezembro de 2022).
25 ECHR, “Case of Stavropoulos and Others v Greece, application no. 52484/18”, julgamento de 25 de junho de 2020, https://hudoc.echr.coe.int/eng?i=001-203165 (acessado em 14 de dezembro de 2022).
26 ECHR, “Xiros v Greece, application no. 71682/17”, comunicado a 8 de setembro de 2022, https://hudoc.echr.coe.int/eng?i=001-205007 (acessado em 14 de dezembro de 2022).
27 Gabinete das Instituições Democráticas e dos Direitos Humanos, 2021 Hate Crime Reporting, “Greece”, Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, https://hatecrime.osce.org/greece?year=2021 (acessado em 14 de dezembro de 2022).
28 Gabinete das Instituições Democráticas e dos Direitos Humanos, 2021 Hate Crime Reporting, “Greece”, op. cit.
29 Gabinete das Instituições Democráticas e dos Direitos Humanos, 2021 Hate Crime Reporting, “Greece”, op. cit.
30 Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia, “Antisemitism: Overview of Antisemitic Incidents Recorded in the European Union 2011-2021 (2022)”, p. 61, https://fra.europa.eu/sites/default/files/fra_uploads/fra-2022-antisemitism-overview-2011-2021_en.pdf (acessado em 14 de dezembro de 2022).
31 Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia, “Antisemitism: Overview of Antisemitic Incidents Recorded in the European Union 2011-202”, op. cit., p. 61. Ver também https://www.minedu.gov.gr/religious-afairs/acts-against-religious-sites (acessado em 14 de dezembro de 2022).
32 Tasos Kokkinidis, “Greece Condemns Vandalism of Thessaloniki’s Jewish Mural”, Greek Reporter, 19 de março de 2021, https://greekreporter.com/2021/03/19/greece-condemns-vandalism-thessaloniki-jewish-mural/ (acessado em 15 de dezembro de 2022).
33 Departamento de Estado Norte-Americano, “Greece”, 2021 Human Rights Report, op. cit.
34 Pode encontrar-se um resumo do julgamento em https://kis.gr/en/files/Judgement%20HELLENIC%20STATE%20COUNCIL%20ON%20SLAUGHTER_SITE.pdf (acessado em 15 de dezembro de 2022).
35 Gabinete das Instituições Democráticas e dos Direitos Humanos, “Understanding Anti-Muslim Hate Crimes-Addressing the Security Needs of Muslim Communities: Launch of ODHIR’s Practical Guide in Greece”, Organização para a Segurança e Cooperação na Europa [comunicado de imprensa], https://www.osce.org/odihr/507131 (acessado em 14 de dezembro de 2022).
36 https://moj.gov.gr/wp-content/uploads/2021/04/Odigos-el-en-fr.pdf (acessado em 14 de dezembro de 2022).
37 “Greek Authorities Continue to Misuse Criminal Law To Harass Anti-Racism Organisation”, Fairtrials.Org, 6 de setembro de 2022, https://www.fairtrials.org/articles/news/greek-authorities-continue-to-misuse-criminal-law-to-harass-anti-racism-organisation/ (acessado em 15 de dezembro de 2022).
38 ECHR, “Damavolitis v Greece, application no. 44913/14”, decisão de 6 de outubro de 2022, https://hudoc.echr.coe.int/eng?i=001-220635 (acessado em 14 de dezembro de 2022).

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Como seres humanos, temos tantas coisas em comum que podemos conviver acolhendo as diferenças com a alegria de ser irmãos. Que uma pequena diferença, ou uma diferença substancial como a religiosa, não obscureça a grande unidade de ser irmãos. Vamos escolher o caminho da fraternidade. Porque ou somos irmãos, ou todos perdemos.

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