Marrocos
LIBERDADE RELIGIOSA NO MUNDO
RELATÓRIO 2023
POPULAÇÃO
37.070.718
ÁREA (km2)
446.550
PIB PER CAPITA
7.485 US$
ÍNDICE GINI
39.5
Disposições legais em relação à liberdade religiosa e aplicação efetiva
Marrocos é uma monarquia hereditária governada por uma dinastia sunita estabelecida há séculos. O atual monarca é o rei Maomé VI. É considerado descendente do Profeta Maomé. Mais de 99% da população do país é composta por muçulmanos sunitas da Escola Maliki-Ashari. Outros grupos religiosos constituem menos de 1% da população.
A comunidade judaica é muito antiga e a maioria deixou o país após a criação do Estado de Israel. Enquanto em 1948 havia 265 mil judeus no Marrocos,1 atualmente o número estimado é de apenas 2.281,2 com a maioria a viver em Casablanca. Marrocos, no entanto, decidiu não revogar a nacionalidade dos judeus marroquinos que imigraram para Israel, criando uma comunidade de cerca de um milhão (mais de 10% da população israelita)3 de judeus marroquinos e de judeus de ascendência marroquina.4 Os Judeus no Marrocos têm tribunais rabínicos que supervisionam os assuntos relacionados com o seu estatuto pessoal, como o casamento ou a herança.5
No Marrocos há cerca de 31.550 cristãos de todas as denominações (18.500 católicos e 4.800 protestantes),6 a grande maioria dos quais são estrangeiros que utilizam as igrejas construídas durante o período do protetorado francês (1912-1956). Há uma presença crescente de evangélicos subsaarianos que se reúnem para o culto em apartamentos ou casas particulares.7 Não se sabe ao certo quantos cidadãos marroquinos muçulmanos se converteram ao Cristianismo. Alguns estimam o número de cristãos autóctones entre 8.000 e 31.500.8 Existem também algumas pequenas comunidades xiitas e bahá’í não reconhecidas no país (166.098 e 37.662, respectivamente).9 Nenhuma igreja está autorizada a admitir marroquinos convertidos ao Cristianismo, pelo que estes são obrigados a praticar a sua fé em privado. Os casamentos cristãos não são legalmente reconhecidos pelo Estado.10
De acordo com a Constituição marroquina de 2011, o país é um Estado muçulmano soberano (Preâmbulo) e “assenta a sua vida coletiva […] na ocorrência de uma religião muçulmana moderada […]” (artigo 1.º, n.º 3). O artigo 3.º declara que: “O Islã é a religião do Estado, que garante a todos o livre exercício das suas crenças”.11 A Constituição proíbe que os partidos políticos, os deputados ou as alterações constitucionais infrinjam o Islã.12 As outras religiões, para além do Islã e do Judaísmo, não são reconhecidas pela Constituição nem pelas leis.
O artigo 41.º da Constituição estipula que o Rei, enquanto “Comandante dos Fiéis […] zela pelo respeito do Islã “. É o “garante do livre exercício das crenças” e preside ao Conselho Superior dos Ulemás. Só este Conselho tem competência para comentar e aprovar as consultas religiosas (fatwas) oficialmente conformes aos “preceitos e desígnios do Islã”. O Conselho Marroquino de Ulemás para a Europa foi criado em abril de 2004 com o objetivo de, entre outras coisas, “assegurar o bom desempenho dos deveres religiosos e do culto do Islã e a preservação dos seus preceitos a todos os marroquinos, homens e mulheres, residentes na Europa, num quadro de tranquilidade e segurança espiritual, de acordo com o dogma Acha’ite e o rito malaquita”, e “orientar a comunidade muçulmana marroquina residente na Europa, divulgando os preceitos ideais do Islã de tolerância, virtude e valores verdadeiros e agindo para a emissão de decretos religiosos (fatwa) baseados no Alcorão, na Suna e na singularidade do rito malaquita”.13
O Código Penal marroquino pune com pena de prisão de seis meses a três anos e multa de 200 a 500 dirhams (18 a 45 euros) “quem, por meio de violência ou ameaças, tiver forçado ou impedido uma ou mais pessoas de prestar culto ou de assistir ao culto”.14 A mesma pena é imposta a quem “utilizar meios de sedução com o objetivo de minar a fé de um muçulmano ou de o converter a outra religião, quer explorando a sua fraqueza ou as suas necessidades, quer utilizando para esse efeito estabelecimentos de ensino ou de saúde, residências para idosos ou orfanatos. Em caso de condenação, pode ser ordenado o fechamento do estabelecimento que serviu para a prática da infração, a título definitivo ou por um período não superior a três anos” (artigo 220.º, n.º 2). As autoridades públicas estão legalmente autorizadas a expulsar sumariamente qualquer residente não cidadão considerado “uma ameaça para a ordem pública”, uma cláusula utilizada para expulsar estrangeiros suspeitos de proselitismo.15
A conversão voluntária não é criminalizada por lei.16 No entanto, os marroquinos convertidos ao Cristianismo não gozam dos mesmos direitos que os outros, embora a discriminação com base na religião seja punível em certos casos (por exemplo, recusa de fornecimento de um bem, serviço ou emprego) com pena de prisão de um mês a dois anos e multa de 1.250 a 50.000 dirhams (113 a 4 500 euros).18 Os convertidos a comunidades religiosas minoritárias declaram que são vítimas de assédio social, incluindo o ostracismo por parte das famílias dos convertidos, a ridicularização social, a discriminação no emprego e mesmo a potencial violência contra eles por parte de “extremistas”, sendo obrigados a praticar a sua fé de forma discreta. A Coordenação dos Cristãos Marroquinos lançou um apelo ao Governo, solicitando, entre outras coisas, a revisão das leis que restringem a possibilidade de realizar e assistir aos serviços religiosos nas igrejas oficiais, o reconhecimento dos direitos ao casamento religioso, o direito de dar nomes cristãos aos seus filhos, de serem enterrados em cemitérios cristãos e de terem uma educação religiosa opcional para os cristãos marroquinos nas escolas públicas.19
“Atentar contra a religião islâmica” é um crime punível com uma pena de prisão de seis meses a dois anos e uma multa de 20.000 a 200.000 dirhams (1.800 a 18.000 euros), ou apenas uma destas duas penas. A pena é aumentada para dois a cinco anos de prisão e multa de 50.000 a 500.000 dirhams (4.500 a 45.000 euros), ou somente uma destas penas, quando os atos mencionados forem cometidos através de discursos, exclamações ou ameaças proferidas em locais ou reuniões públicos, ou através de cartazes públicos, ou através da venda, distribuição ou por qualquer meio que satisfaça a condição de publicidade, incluindo por via eletrônica, em papel ou por meios audiovisuais.20 É proibida a formação de qualquer associação cujo objetivo seja minar o Islã.21
Quem impedir deliberadamente o exercício de um culto ou de uma cerimônia religiosa, ou provocar uma desordem suscetível de perturbar a serenidade dos mesmos, pode ser punido com uma pena de prisão de seis meses a três anos e uma multa de 200 a 500 dirhams (18 e 45 euros).22 Os atos de vandalismo relacionados com locais de culto ou textos sagrados podem dar origem a uma pena de prisão de seis meses a dois anos e a uma coima de 100 a 500 dirhams (9 e 45 euros) (artigo 223.º).23 Qualquer pessoa conhecida como membro da religião muçulmana que “quebre ostensivamente o jejum num local público durante o período do Ramadã, sem uma razão reconhecida por essa religião”, pode ser presa por um período de um a seis meses e pode receber uma multa de 200 a 500 dirhams (18 e 45 euros).24 Qualquer pessoa que, durante ou por ocasião de competições ou eventos desportivos, ou da sua transmissão pública, incite ao ódio contra uma ou mais pessoas devido à “sua pertença ou não pertença, real ou presumida, a uma […] determinada religião” é passível de uma pena de prisão de um a seis meses e de uma coima de 1.200 a 10.000 dirhams (108 a 900 euros), ou de uma destas duas penas apenas.25
O estatuto pessoal dos cidadãos muçulmanos é regulado pela interpretação que o país faz da sharia (lei islâmica). Os cidadãos muçulmanos do sexo masculino podem casar-se legalmente com mulheres cristãs ou judias, mas as cidadãs muçulmanas não podem se casar com homens não muçulmanos.26 A lei marroquina exige que um homem não muçulmano que deseje casar-se com uma mulher muçulmana se converta ao Islã. A conversão tem lugar perante um adoul (auxiliar da justiça, que deve ser de fé muçulmana)27 e o certificado oficial de conversão autorizado por um juiz é necessário para que os convertidos possam casar-se.28 Os marroquinos residentes em outros países que pretendam contrair um casamento válido devem celebrá-lo na presença de duas testemunhas muçulmanas.29 Só os cônjuges muçulmanos, uma mulher muçulmana ou uma instituição podem encarregar-se de uma criança abandonada (kafala).30 A kafala implica o compromisso de tomar a seu cargo a proteção, a educação e o sustento de uma criança abandonada, tal como um pai o faria em relação ao seu filho, mas sem qualquer direito de filiação ou de sucessão. Por outro lado, o nome próprio escolhido pela pessoa que faz a declaração de nascimento perante o Registro Civil “deve ser de caráter marroquino”.31
As escolas corânicas e os sermões das sextas-feiras são regularmente controlados pelo Governo e todos os imãs são selecionados e obrigados a passar por um curso de certificação antes de orientarem as orações das sextas-feiras. Todas as mesquitas têm de cumprir normas de segurança específicas e são controladas como edifícios públicos. As normas impostas pelo Governo aplicam-se à educação religiosa e as mulheres têm o direito de se tornarem morchidat ou líderes secundárias nas comunidades muçulmanas. Os programas de formação estatais bem financiados para imãs, morchidines e morchidates promovem uma versão aprovada pelo Estado do ” Islã moderado” no Instituto Mohammed VI “para cumprir a sua missão de difundir os preceitos da sharia islâmica” e “realçar as suas características de tolerância, justiça e moderação, bem como contribuir para a preservação da unidade religiosa [“unité confessionnelle”] da sociedade e da sua coesão”.32 Estes são também instrumentos de consolidação da autoridade do Estado e de prevenção das manifestações de extremismo.33 No Marrocos, apenas os Muçulmanos estão autorizados a reproduzir, imprimir, gravar, publicar e distribuir o Alcorão, e a natureza das atividades dos canais de edição e distribuição deve respeitar a lei islâmica da sharia.34
A Delegação Geral para a Administração Prisional e a Reintegração (DGAPR) autoriza a realização de cerimônias religiosas e a prestação de serviços por líderes religiosos a todos os reclusos, incluindo as minorias religiosas.35
Marrocos faz parte do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos desde 1979, sem ter feito qualquer reserva ao texto, embora ainda não tenha assinado o Protocolo Facultativo que aceita procedimentos de queixas individuais.36
Incidentes
e episódios relevantes
Marrocos está cultivando a sua reputação de país islâmico moderado e de referência para o mundo muçulmano, como através da promoção de fóruns de diálogo inter-religioso e intercultural37 com o envolvimento de instituições públicas e da academia.38 O país também apoia a formação de clérigos islâmicos estrangeiros, majoritariamente de países africanos, através da Fundação Mohammed VI para a Ulemá Africana. A fundação, criada em 2016, promove o objetivo autodeclarado de “divulgar e consolidar os valores do Islã tolerante”.39 Por exemplo, em setembro de 2022 foi assinado um acordo entre o ministro dos Assuntos Religiosos do Mali e o seu homólogo marroquino para formar 300 imãs, morchidines e morchidates no Instituto Mohammed VI.40 Centenas de clérigos muçulmanos nigerianos já estudaram nesta instituição.41
A normalização progressiva das relações entre Marrocos e Israel, após a Declaração Conjunta mediada pelos EUA em dezembro de 2020, que reconheceu oficialmente Israel e estabeleceu relações diplomáticas,42 abriu também um novo capítulo para a comunidade judaica no Marrocos. O país, por exemplo, é a única nação do mundo árabe-muçulmano onde o Estado financia atualmente projetos de recuperação de cemitérios e sinagogas judaicas e de renovação de bairros e locais religiosos judaicos.43 Seguindo as instruções do Rei Mohamed VI, as ruelas e praças do bairro de Essalam ex Hay El Mellah, na cidade de Marraquexe, foram rebatizadas com os seus nomes judeus originais, a fim de preservar a memória histórica destes locais.44
Além disso, o Governo marroquino anunciou, em outubro de 2021, uma alteração ao currículo das escolas públicas para incluir a herança e a história judaicas em árabe e francês,45 e a Universidade Politécnica Mohammed VI alberga atualmente a primeira sinagoga universitária do mundo árabe.46 No final de 2022, outro ato simbólico foi a representação inédita de uma das obras teatrais mais famosas de Israel, que retrata a vida de um bairro judeu sefardita em Jerusalém no início do séc. XX.47 Além disso, foi criado, sob a autoridade do Rei, o Conselho Nacional da Comunidade Judaica Marroquina e a Fundação do Judaísmo Marroquino, cujo objetivo é “promover e salvaguardar o patrimônio imaterial judaico-marroquino, preservar as suas tradições e a sua especificidade e assegurar a continuidade reconhecida e estruturada da sua relação temporal e espiritual com Marrocos”.48 O rabino-chefe do Marrocos é nomeado pelo rei, sob proposta do gabinete do Conselho, após consulta das câmaras rabínicas dos tribunais do reino.49
Ao longo dos anos, Marrocos tornou-se também uma potência continental e uma ponte para a União Europeia. No entanto, apesar das relações estreitas do Marrocos com alguns Estados-Membros da União Europeia num vasto leque de domínios, incluindo a migração, o comércio e a luta contra o terrorismo, observou-se uma deterioração após a adoção de algumas resoluções do Parlamento Europeu que denunciam as violações dos direitos humanos no Marrocos50 e a utilização generalizada do software de vigilância Pegasus do grupo NSO.51 Estas acusações foram rejeitadas por Marrocos, com o apoio da União Interparlamentar Árabe, que condenou a abordagem do Parlamento Europeu.52
Marrocos foi recentemente reconhecido pelos Estados Unidos como “um parceiro importante para os esforços de estabilização regional”;53 “um parceiro fundamental em uma série de questões de segurança”, através do Fórum Mundial contra o Terrorismo e da Coligação Mundial para a Derrota do autoproclamado Estado Islâmico; “um importante aliado não pertencente à NATO”; e “uma porta de entrada para a África” devido à localização estratégica do país.54 Além disso, Marrocos compra 91% das suas armas aos EUA, mais do que qualquer outro país do Oriente Médio e do Norte da África.55 As relações foram de tal ordem durante a administração Trump que esta reconheceu a soberania marroquina sobre todo o território do Sara Ocidental em dezembro de 2020,56 contra a resolução 35/19 da Assembleia Geral da ONU que reconhece o “direito inalienável do povo do Sara Ocidental à autodeterminação e à independência”.57
Em março de 2021, cerca de 50 habitantes do bairro Farah 2 em Settat, uma cidade situada entre a capital nacional Rabat e Marraquexe, enviaram uma carta ao governador da província, pedindo-lhe que interviesse para pôr fim aos “danos causados pela transformação de uma vivenda residencial numa igreja católica” no mencionado bairro, sublinhando que eram a favor da coexistência, desde que não fosse prejudicial para as gerações futuras.58
Comer e beber em público durante o Ramadã há muito que suscita debates acesos nas sociedades muçulmanas, incluindo no Marrocos. Cada Ramadã é acompanhado de relatos de detenções pela polícia de pessoas que quebram o jejum em público em todo o país.59 No dia 28 de abril de 2021, um tribunal de Marraquexe condenou um homem que quebrou o jejum em 2020, durante o mês do Ramadã. O indivíduo foi condenado a uma pena de prisão suspensa de dois meses e a uma coima de 500 dirhams (45 euros).60 Em maio do mesmo ano, em Marraquexe, dois indivíduos foram condenados a um mês de prisão com pena suspensa e a multas de 1.000 dirhams (90 euros) cada um por terem almoçado em público durante o Ramadã na antiga medina da cidade ocre, o que levou os habitantes locais a alertar as autoridades.61
Em junho de 2021, um tribunal marroquino condenou a três anos e meio de prisão e a 50.000 dirhams (4.500 euros) uma mulher marroquina-italiana que também foi acusada de insultar o Islã no Facebook e de publicar versos que elogiam o consumo de álcool.62 A mulher foi libertada e a coima foi anulada pelo tribunal de recurso em agosto de 2021.63
Em setembro de 2021, o Tribunal de Primeira Instância de Khemisset condenou um advogado pertencente à Ordem dos Advogados de Rabat a três anos de prisão e a uma multa de 20.000 dirhams (1.800 euros) por, entre outras coisas, incitar ao ódio e minar a religião muçulmana através de uma transmissão em direto nas redes sociais. Foi também obrigado a pagar a cada um dos queixosos 15.000 dirhams (1.350 euros) de indemnização.64
Em abril de 2022, a Direção Geral de Segurança Nacional (DGSN) do Marrocos deteve cerca de 80 pessoas num café do Boulevard Anfa, em Casablanca, por comerem publicamente durante o Ramadã, em violação do artigo 222 do Código Penal. #Stop222 foi uma hashtag utilizada por muitos internautas marroquinos para denunciar a detenção de várias pessoas que quebraram o jejum.65 O movimento “Marroquinos Fora da Lei”, em contato com alguns dos detidos, indicou que as jovens detidas foram submetidas a inspeções no local para procurar sinais de menstruação (isenção que permite quebrar o jejum), alegação que foi desmentida pelas autoridades policiais.66
Em junho de 2022, as autoridades marroquinas proibiram a projeção e comercialização do controverso filme britânico “A Senhora do Céu”, sobre a filha do profeta islâmico Maomé, depois de o Conselho de Ulemás, a mais alta autoridade religiosa marroquina, ter condenado o filme como uma “flagrante falsificação de fatos” e um “ato hediondo que não pode ser aceito pelos Muçulmanos”.67
Em agosto de 2022, o Tribunal de Primeira Instância de Oued Zem condenou a blogueira Fatima Karim a dois anos de prisão e a pagar 50.000 dirhams (4.500 euros) por insultos contra o Islã publicados no Facebook, com base no artigo 267-5 do Código Penal marroquino (atentar contra o Islã).68 A sentença foi confirmada pelo Tribunal de Recurso de Khouribga.69 No mesmo mês, um jovem foi detido na localidade de Oued-Zem, acusado de ter produzido publicações que atentavam contra a religião islâmica e os símbolos do reino, com conteúdos que falsificavam a história.70
Para além da proibição geral de “oferecer ou vender bebidas alcoólicas aos marroquinos muçulmanos”, existe uma proibição de venda de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos turísticos e nas lojas de bebidas alcoólicas na véspera do Ramadã, decisão tomada pelas autoridades marroquinas em julho de 1967.71 Em novembro de 2022, o ministro da Justiça marroquino declarou a sua intenção de revogar a lei de 1967, cujo incumprimento expõe os infratores a uma pena de prisão até seis meses e a uma multa de cerca de 140 euros.72
Perspectivas para a
liberdade religiosa
Espera-se que o papel crescente do Marrocos nas questões de segurança internacional, tais como os seus acordos de cooperação com os Estados Unidos e o seu reconhecimento do Estado de Israel, não só beneficie a comunidade judaica, mas também tenha um impacto na promoção e proteção de todos os direitos fundamentais, incluindo, em certa medida, a liberdade de religião. Devido à liderança internacional e à reputação do Rei do Marrocos junto de outros líderes muçulmanos, a aplicação de medidas de tolerância em relação aos não muçulmanos é mais pública e abertamente discutida, criando um precedente entre outros países de maioria muçulmana na região. A presença do Marrocos em fóruns internacionais, como o Fórum do Negev, um novo quadro de cooperação que inclui os EUA, Israel, os Emirados Árabes Unidos, o Egito e o Bahrein,73 poderá também ter um impacto positivo na região do Oriente Médio e Norte da África, como no conflito Israel-Palestina que se arrasta há muito tempo.
Embora a possível reinserção do Marrocos no cenário internacional seja encorajadora, as perspectivas para a liberdade religiosa dos marroquinos diferem muito das ações de política externa do Governo. De fato, as autoridades apresentam um rosto amigável para as religiões, desde que estas se encontrem fora do seu território e desde que os seus membros não sejam marroquinos convertidos ao Islã. Os cidadãos marroquinos que não seguem e não praticam o Islã como é exigido continuam a ser discriminados, correndo o risco de penas de prisão e de multas pesadas, e outras medidas claramente associadas ao desrespeito do artigo 18.º. As perspectivas para a liberdade religiosa para os Marroquinos continuam fracas.
Notas e
Fontes
1 Jewish Virtual Library, https://www.jewishvirtuallibrary.org/jewish-refugees-from-arab-countries#morocco (acessado em 1 de fevereiro de 2023).
2 World Religion Data Base, 2020 (acessado em 11 de janeiro de 2023).
3 Morocco World News, 18 de agosto de 2016, https://www.moroccoworldnews.com/2016/08/194530/10-israels-population-moroccan-descent (acessado em 1 de fevereiro de 2023).
4 Chtatou, Mohamed, “Understanding Moroccan ‘Normalization’ with Israel”, Fikra Forum, Washington Institute for Near East Policy, 5 de janeiro de 2021, https://www.washingtoninstitute.org/policy-analysis/understanding-moroccan-normalization-israel (acessado em 1 de fevereiro de 2023); visiting Jews Morocco, https://moroccanjews.org/home/moroccan-jewish-diaspora/israel/ (acessado em 1 de fevereiro de 2023).
5 Artigo 2.º do Código da Família, op. cit.
6 World Religion Database, 2020 (acessado em 11 de janeiro de 2023).
7 La Croix-Africa, 13 de julho de 2022, https://africa.la-croix.com/au-maroc-les-discretes-eglises-de-maison-font-vivre-un-christianisme-de-migration/ (acessado em 11 de janeiro de 2023).
8 AIS Irlanda, https://www.acnireland.org/journal/2021/2/22/christian-converts-face-discrimination-in-morocco (acessado em 11 de janeiro de 2023); Departamento de Estado Norte-Americano, Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, 2021 Report on International Religious Freedom, “Morocco”, 2 de junho de 2022, https://www.state.gov/reports/2021-report-on-international-religious-freedom/morocco/ (acessado em 15 de fevereiro de 2023).
9 World Religion Database, 2020 (acessado em 11 de janeiro de 2023).
10 Freedom House, Freedom in the World 2022, “Morocco”, https://freedomhouse.org/country/morocco/freedom-world/2022 (acessado em 12 de janeiro de 2023).
11 Versão francesa, http://www.sgg.gov.ma/Portals/0/constitution/constitution_2011_Fr.pdf (acessado em 15 de fevereiro de 2023); https://www.chambredesrepresentants.ma/fr/la-constitution-du-royaume-du-maroc-2011 (acessado em 15 de fevereiro de 2023); versão inglesa, tradução não oficial, https://morocco-emba.jp/wp-content/uploads/2021/02/Morocco_2011.pdf (acessado em 11 de janeiro de 2023).
12 Artigo 7.º, parágrafos 4 e 5; artigos 64.º e 175.º.
13 Ministère des Habous et des Affaires Islamiques, https://www.habous.gov.ma/fr/conseil-marocain-des-oulémas-pour-l-europe.html (acessado em 15 de fevereiro de 2023).
14 Artigo 220.º, parágrafo 1, versão consolidada, 5 de julho de 2018, https://www.onousc.ma/storage/code_penal.pdf (acessado em 12 de janeiro de 2023).
15 Departamento de Estado Norte-Americano, 2021 Report on International Religious Freedom, “Morocco”, op. cit.
16 Arbaou, Larbi, “There Is No Law That Punishes Apostasy: Moroccan Minister”, Morocco World News, 9 de julho de 2015, http://www.moroccoworldnews.com/2015/07/162856/there-is-no-law-that-punishes-apostasy-moroccan-minister/ (acessado em 4 de fevereiro de 2023).
17 Artigos 431.º, n.º 1, e 431.º, n.º 2 do Código Penal.
18 Departamento de Estado Norte-Americano, 2021 Report on International Religious Freedom, “Morocco”, op. cit.
19 Bladi.net, 9 de outubro de 2021, https://www.bladi.net/chretiens-marocains-gouvernement-akhannouch,87118.html (acessado em 15 de fevereiro de 2023).
20 Artigo 267.º, n.º 5, do Código Penal.
21 Artigo 3.º do Dahir n.º 1-58-376, alterado pela Lei n.º 75/00 de 2002.
22 Artigo 221.º do Código Penal.
23 Artigo 221.º do Código Penal.
24 Artigo 222.º do Código Penal.
25 Artigo 308.º, n.º 5 do Código Penal.
26 Artigo 39 do Código de Família, versão consolidada de 2016, http://www.ism.ma/ismfr/francais/Textes_francais/3/1.pdf (acessado em 15 de fevereiro de 2023).
27 Institut Supérieur de la Magistrature, http://www.ism.ma/ismfr/formation-adouls.html (acessado em 15 de fevereiro de 2023).
28 Ministério dos Negócios Estrangeiros do Marrocos, Cooperação Africana e Expatriados Marroquinos, “Establishment of an act of marriage ADOULAIRE (betrothed) with the consular services”, https://www.consulat.ma/en/establishment-act-marriage-adoulairebetrothed-consular-services (acessado em 15 de fevereiro de 2023).
29 Artigo 14 do Código de Família.
30 Artigo 9 do Decreto Real (Dahir) n.º 1-02-172 de 1 rabii Il 1423 (13 de junho de 2002) que promulga a Lei n.º 15-01 relativa à proteção (“kafala”) das crianças abandonadas, http://jafbase.fr/docMaghreb/MarocDecretKafala.pdf (acessado em 13 de janeiro de 2023).
31 Artigo 21.º, n.º 1, do Dahir n.º 1-02-239, de 25 de dezembro de 1423 (3 de outubro de 2002), que promulga a Lei n.º 37-99 relativa ao estatuto civil, https://alhalalmadania.ma/Fr/Edition/Loin37_99relativeletatcivil.pdf (acessado em 15 de fevereiro de 2023).
32 Artigo 3.º do Dahir n.º 1-14-103, 20 de maio de 2014, https://www.habous.gov.ma/fr/images/abook_file/BO_6480_Fr%20imams%20et%20morchidates.pdf (acessado em 15 de fevereiro de 2023).
33 Hmimnat Salim, “A New Generation of Imams in Morocco”, Fondazione Oasis, 26 de junho de 2020 (actualizado a 22 de abril de 2022), https://www.oasiscenter.eu/en/a-new-generation-of-imams-in-morocco (acessado em 15 de fevereiro de 2023).
34 Artigos 4.º e 11.º, n.º 4, do Decreto Ministerial n.º 2-12-239, Ministère des Habous et des Affaires Islamiques, 6 de março de 2013, https://www.habous.gov.ma/fr/images/abook_file/décret%20212239%20impression%20enregistrement%20édition%20saint%20coran.pdf (acessado em 15 de janeiro de 2023).
35 2021 US Country Reports on Human Rights Practices, “Morocco”, p. 8,
https://www.state.gov/wp-content/uploads/2022/03/313615_MOROCCO-2021-HUMAN-RIGHTS-REPORT.pdf (acessado em 15 de fevereiro de 2023).
36 Base de dados dos órgãos de tratados da ONU, estatuto de ratificação do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos (PIDCP), https://tbinternet.ohchr.org/_layouts/15/TreatyBodyExternal/Treaty.aspx?CountryID=117&Lang=EN (acessado em 15 de fevereiro de 2023).
37 Por exemplo, o Fórum Internacional Mohammed V para a Tolerância e a Paz, Hespress, 27 de janeiro de 2023, https://fr.hespress.com/299530-la-2eme-edition-du-forum-international-mohammed-v-pour-la-tolerance-et-la-paix-rappelle-lexperience-inedite-du-maroc.html, o Parlamento Internacional para a Tolerância e a Paz (acolhido pela Câmara dos Representantes do Marrocos), Gctpnews.org, 17 de julho de 2022, https://gctpnews.org/the-tenth-session-of-the-international-parliament-for-tolerance-and-peace-was-held-in-the-moroccan-house-of-representatives-and-dakhla-morocco/; ou o 9.º Fórum Mundial da Aliança das Civilizações das Nações Unidas (Fez, novembro de 2022); Hespress, 25 de novembro de 2022, https://fr.hespress.com/291092-luniversite-euromed-de-fes-accueille-des-jeunes-du-9eme-forum-mondial-des-nations-unies-sur-lalliance-des-civilisations.html (all links acessado em 15 de fevereiro de 2023).
38 Le360.ma, 2 de fevereiro de 2023, https://fr.le360.ma/societe/dialogue-inter-religieux-a-rabat-un-colloque-reunissant-les-trois-religions-monotheistes-lance-un-257906/ (acessado em 15 de fevereiro de 2023).
39 Artigo 4.º do Dahir n.º1-15-75, 24 de junho de 2015,
https://www.habous.gov.ma/fr/files/BO_6374_Fr_oulema_africains_1.pdf (acessado em 15 de fevereiro de 2023).
40 Le Desk, 22 de setembro de 2022, https://ledesk.ma/encontinu/300-imams-morchidines-et-morchidates-maliens-seront-formes-au-maroc/ (acessado em 15 de fevereiro de 2023).
41 Mafrique.ma, 6 de março de 2022, https://mafrique.ma/2022/03/16/le-khalife-general-de-la-tariqa-tijaniya-au-nigeria-visite-linstitut-mohammed-vi-de-formation-des-imams-mourchidine-et-mourchidat/ (acessado em 15 de fevereiro de 2023).
42 Joint Declaration, The Kingdom of Morocco, the United States of America and the State of Israel, Rabat, 22 de dezembro de 2020, https://www.state.gov/wp-content/uploads/2021/01/Joint-Declaration-US-Morrocco-Israel.pdf (acessado em 15 de fevereiro de 2023).
43 Morocco World News, 15 de dezembro de 2021, https://www.moroccoworldnews.com/2021/12/346020/morocco-orders-restoration-of-historical-jewish-sites (acessado em 13 de janeiro de 2023).
44 Medias24.com, 4 de janeiro de 2017 (actualizado a 11 de abril de 2021), https://medias24.com/2017/01/04/les-rues-de-lex-hay-el-mellah-de-marrakech-reprennent-leur-ancien-nom/ (acessado em 13 de janeiro de 2023).
45 Middle East Monitor, 14 de dezembro de 2020, https://www.middleeastmonitor.com/20201214-morocco-to-include-jewish-history-and-culture-in-its-school-curriculum/ (acessado em 15 de fevereiro de 2023).
46 Lematin.ma, 3 de novembro de 2022, https://lematin.ma/express/2022/inauguration-synagogue-campus-lum6p/382719.html?mot_cle=musulman (acessado em 15 de fevereiro de 2023).
47 Morocco World News, 11 de novembro de 2022, https://www.moroccoworldnews.com/2022/11/352339/first-ever-presentation-of-an-israeli-musical-in-an-arab-muslim-country (acessado em 13 de janeiro de 2023).
48 Artigo 40.º do Dahir n.º 1-22-64 (24 de outubro de 2022) sobre a organização da comunidade judaica marroquina e a criação da Fundação do Judaísmo Marroquino, http://www.sgg.gov.ma/BO/FR/2873/2022/BO_7140_Fr.pdf (acessado em 15 de fevereiro de 2023).
49 Artigo 29.º do Dahir n.º 1-22-64 (24 de outubro de 2022), op. cit.
50 “Resolution of 19th de janeiro de 2023 on the situation of journalists in Morocco, notably the case of Omar Radi”, https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/TA-9-2023-0014_EN.html
51 “Resolution of 9th de março de 2022 on foreign interference in all democratic processes in the European Union, including disinformation”, https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/TA-9-2022-0064_EN.html
52 The North Africa Post, 27 de fevereiro de 2023, https://northafricapost.com/65649-arab-inter-parliamentary-union-reiterates-rejection-of-eps-tutelage-arrogant-approach-towards-many-arab-countries.html (acessado em 28 de fevereiro de 2023).
53 Departamento de Estado Norte-Americano, “U.S. Relations With Morocco: Bilateral Relations Fact Sheet”, Gabinete dos Assuntos do Próximo Oriente, 6 de junho de 2022, https://www.state.gov/u-s-relations-with-morocco/ (acessado em 28 de fevereiro de 2023).
54 Garamone, Jim, “U.S., Morocco Chart Defense Cooperation Through 2030”, Departamento de Defesa Norte-Americano, 2 de outubro de 2020, https://www.defense.gov/News/News-Stories/Artigo/Artigo/2369742/us-morocco-chart-defense-cooperation-through-2030/ (acessado em 28 de fevereiro de 2023).
55 Hekking, Morgan, “Morocco Dominates MENA Region in Purchases of US Arms”, Morocco World News, 24 de setembro de 2020, https://www.moroccoworldnews.com/2020/09/320678/morocco-dominates-mena-region-in-purchases-of-us-arms (acessado em 28 de fevereiro de 2023).
56 Casa Branca, “Proclamation on Recognizing The Sovereignty Of The Kingdom Of Morocco Over The Western Sahara”, 10 de dezembro de 2020, https://trumpwhitehouse.archives.gov/presidential-actions/proclamation-recognizing-sovereignty-kingdom-morocco-western-sahara/ (acessado em 28 de fevereiro de 2023).
57 “UN General Assembly resolution 35/19”, 11 de novembro de 1980, http://www.securitycouncilreport.org/atf/cf/%7B65BFCF9B-6D27-4E9C-8CD3-CF6E4FF96FF9%7D/a_res_35_19.pdf (acessado em 28 de fevereiro de 2023).
58 LeSiteinfo.com, 27 de março de 2021, https://www.lesiteinfo.com/maroc/settat-une-villa-transformee-en-eglise-les-habitants-en-colere/ (acessado em 15 de fevereiro de 2023).
59 Morocco World News, 27 de abril de 2022,
https://www.moroccoworldnews.com/2022/04/348649/ramadan-80-moroccans-arrested-for-publicly-eating-in-casablanca (acessado em 13 de janeiro de 2023).
60 La Croix-Africa, 30 de abril de 2021, https://africa.la-croix.com/au-maroc-un-jeune-homme-condamne-pour-avoir-mange-pendant-le-ramadan/ (acessado em 16 de janeiro de 2023).
61 Leseco.ma, 29 de maio de 2021, https://leseco.ma/maroc/marrakech-la-justice-a-livre-son-verdict-dans-laffaire-des-de-jeuneurs.html (acessado em 16 de janeiro de 2023).
62 Morocco World News, 30 de junho de 2021, https://www.moroccoworldnews.com/2021/06/343170/moroccan-court-convicts-woman-for-publicly-insulting-islam (acessado em 13 de janeiro de 2023).
63 Bladi.net, 24 de agosto de 2021, https://www.bladi.net/maroc-outrage-islam,85817.html (acessado em 16 de janeiro de 2023).
64 Bladi.net, 29 de setembro de 2021, https://www.bladi.net/rabat-avocat-condamne-outrage-islam,86848.html (acessado em 16 de janeiro de 2023).
65 Bladi.net, 29 de abril de 2022, https://www.bladi.net/ramadan-marocains-divises-de-jeuneurs,92769.html (acessado em 16 de janeiro de 2023).
66 Raseef22.net, 2 de maio de 2022, https://raseef22.net/article/1087613-girls-get-a-menstruation-check-in-casablanca-to-justify-breaking-fast (acessado em 15 de fevereiro de 2023).
67 Middle East Monitor, 12 de junho de 2022, https://www.middleeastmonitor.com/20220612-morocco-bans-controversial-british-film-on-prophets-daughter/ (acessado em 13 de janeiro de 2023).
68 Morocco World News, 17 de agosto de 2022, https://www.moroccoworldnews.com/2022/08/350828/moroccan-court-sentences-woman-to-2-years-in-prison-for-insulting-islam (acessado em 13 de janeiro de 2023).
69 Bladi.net, 14 de setembro de 2022, https://www.bladi.net/marocaine-condamnee-prison-insulte-islam,96418.html (acessado em 16 de janeiro de 2023).
70 Bladi.net, 9 de agosto de 2022, https://www.bladi.net/maroc-arrete-atteinte-islam,95470.html (acessado em 16 de janeiro de 2023).
71 Bladi.net, 4 de abril de 2022, https://www.bladi.net/vente-boissons-alcoolisees-ramadan,81750.html (acessado em 16 de janeiro de 2023); Bladi.net, 24 de julho de 2022, https://www.bladi.net/festival-biere-casablanca,95045.html (acessado em 16 de janeiro de 2023).
72 Bladi.net, 8 de novembro de 2022, https://www.bladi.net/maroc-depenalisation-vente-consommation-alcool,97655.html (acessado em 16 de janeiro de 2023).
73 Ravid, Barak, “U.S., Israel and several Arab countries establish Negev Forum”, Axios.com, 29 de junho de 2022, https://www.axios.com/2022/06/29/negev-forum-israel-bahrain-uae-us (acessado em 28 de fevereiro de 2023).