Ilhas Marshall

LIBERDADE RELIGIOSA NO MUNDO
RELATÓRIO 2023

POPULAÇÃO

53.251

ÁREA (km2)

181

PIB PER CAPITA

3.819 US$

ÍNDICE GINI

35.5

POPULAÇÃO

53.251

ÁREA (km2)

181

PIB PER CAPITA

3.819 US$

ÍNDICE GINI

35.5

Religiões

versão para impressão

Disposições legais em relação à liberdade religiosa e aplicação efetiva

As Ilhas Marshall são “duas cadeias de arquipélagos com 29 atóis e cinco ilhas isoladas no Oceano Pacífico Norte”.1 Localizam-se a meio caminho entre o Havai e a Austrália.

A Constituição2 do país concede a cada pessoa o direito ao “livre exercício da religião” (artigo 2.º, n.º 1, parágrafo 1). “Restrições razoáveis” sobre estes direitos podem ser impostas por lei, caso seja “necessário preservar a paz pública, a ordem, a saúde ou a segurança, ou os direitos e liberdades dos outros” (artigo 2.º, n.º 2, alínea a).

Nos termos do mesmo artigo (n.º 2, alínea c), quaisquer dessas restrições devem alcançar estes objetivos da maneira menos restritiva possível e não devem “penalizar a conduta baseada na discordância com as ideias ou crenças expressadas”.3

Os grupos religiosos não são obrigados a registrar-se junto das entidades oficiais.4 Segundo a Constituição, nenhum ato executivo ou judicial pode, de maneira expressa ou por aplicação prática, discriminar com base na religião (artigo 2.º, n.º 12, 2).

A Constituição também permite que o Governo financie “instituições suportadas religiosamente” (artigo 2.º, n.º 1 e 3) que disponibilizem serviços educativos, médicos ou outros serviços sociais, sob condição de não discriminarem entre grupos quando disponibilizam esses fundos.

Em 2012, a comunidade muçulmana ahmadi abriu a sua primeira mesquita na capital, Majuro. Esta continua a ser a única mesquita nas Ilhas Marshall.Os ilhéus são predominantemente cristãos, de acordo com estatísticas governamentais, enquanto os membros das religiões minoritárias são principalmente nascidos no exterior.

Os principais grupos religiosos incluem a Igreja Unida de Cristo, as Assembleias de Deus, e a Igreja Católica Romana. As religiões minoritárias incluem os Bahá’ís, a Iglesia ni Cristo, os Judeus, os Hindus, os Muçulmanos ahmadi, e os Batistas; estas e outras minorias constituem coletivamente menos de 5% da população total.5

A comunidade muçulmana ahmadi tem uma mesquita na capital, Majuro. É a única mesquita do país.6

O país faz parte do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos.7

Incidentes
e episódios relevantes

No início de 2022, os jovens bahá’ís das Ilhas Marshall organizaram programas educativos que visavam reunir diversas comunidades e servir a humanidade. Estes programas foram elogiados pelo ministro da Educação, Kitlang Kabua, que afirmou que “Unidade, bem-estar humano, e solidariedade mundial são os pilares desta fé. Na qualidade de ministro da Educação, defendo estes pilares e acredito firmemente em cultivar o nosso povo para sermos cidadãos globais competentes e compassivos, com uma forte base cultural e espiritual”.8

Algumas muçulmanas das Ilhas Marshall relataram terem sido condenadas em eventos locais por usarem o hijab, acusadas de abandonarem a sua identidade cultural. Os líderes muçulmanos ahmadi relataram assédio nas redes sociais após acusações de alguns habitantes não muçulmanos que relacionavam o Islã com o terrorismo e tentaram dissipar estas falsas acusações contra si, distribuindo material sobre o Islã como religião de paz, gerindo uma cozinha social e participando em eventos comunitários.9

Alguns paroquianos protestantes relataram sentir-se pressionados a dar uma parte significativa dos seus rendimentos às suas igrejas sob pena de enfrentarem penas severas, que vão desde ser despromovidos na hierarquia da Igreja até à excomunhão.10

Perspectivas para a
liberdade religiosa

As perspectivas para a liberdade religiosa são amplamente positivas, com exceção de alguns padrões contínuos de preconceito e discriminação contra a comunidade muçulmana ahmadi. Nada sugere que a situação da liberdade religiosa nas Ilhas Marshall irá mudar em um futuro próximo.

Notas e
Fontes

1 “Marshall Islands”, The World Factbook, Central Intelligence Agency, https://www.cia.gov/the-world-factbook/countries/marshall-islands/#geography (acessado em 18 de Junho de 2022).
2 Marshall Islands 1979 (rev. 1995), Constitute Project, https://www.constituteproject.org/constitution/Marshall_Islands_1995?lang=en (acessado em 12 de Maio de 2022).
3 Ibid.
4 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, 2020 Report on International Religious Freedom, “Marshall Islands”, Departamento de Estado Norte-Americano, https://www.state.gov/reports/2020-report-on-international-religious-freedom/marshall-islands/ (acessado em 18 de Junho de 2022).
5 Ibid.
6 Ibid.
7 Ibid.
8 “Global Conferences: Youth provide a hopeful outlook for the future”, Bahá’í World News Service, 5 de Abril de 2022, https://news.bahai.org/story/1590/ (acessado em 18 de Junho de 2022).
9 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, op. cit.
10 Ibid.

Lista de
Países

Clique em qualquer país do mapa
para ver seu relatório ou utilize o menu acima.

Religious Freedom Report [MAP] ( 2023 ) Placeholder
Religious Freedom Report [MAP] ( 2023 )
Perseguição religiosa Discriminação religiosa Sem registros
Perseguição religiosa
Discriminação religiosa
Sem registros

ou somos irmãos, ou todos perdemos

Como seres humanos, temos tantas coisas em comum que podemos conviver acolhendo as diferenças com a alegria de ser irmãos. Que uma pequena diferença, ou uma diferença substancial como a religiosa, não obscureça a grande unidade de ser irmãos. Vamos escolher o caminho da fraternidade. Porque ou somos irmãos, ou todos perdemos.

Papa Francisco

Relatório Anterior

Para pesquisa, análise e comparativo, veja também as informações e números do último Relatório a respeito deste país.