Dominica

LIBERDADE RELIGIOSA NO MUNDO
RELATÓRIO 2023

POPULAÇÃO

75.052

ÁREA (km2)

750

PIB PER CAPITA

9.673 US$

ÍNDICE GINI

41.6

POPULAÇÃO

75.052

ÁREA (km2)

750

PIB PER CAPITA

9.673 US$

ÍNDICE GINI

41.6

Religiões

versão para impressão

Disposições legais em relação à liberdade religiosa e aplicação efetiva

O preâmbulo da Constituição1 afirma que os princípios fundadores do país para o povo da Dominica são a supremacia de Deus, a dignidade da pessoa humana, a igualdade e a fé nos direitos humanos e liberdades fundamentais, incluindo liberdade de consciência, expressão, reunião e associação, sem distinção de raça, local de origem, opiniões políticas, cor, credo ou sexo (artigo 1.º).

A objeção de consciência ao serviço militar é reconhecida no artigo 4.º da Constituição.2

A liberdade de consciência é protegida, incluindo a liberdade de pensamento e religião, a liberdade de mudar de religião ou crença, e a liberdade para manifestá-la e propagá-la através do culto, ensino, prática e observância, individual ou coletivamente, em público ou em privado (artigo 9.º, n.º 1).3

Exceto se com o seu consentimento (ou o do seu encarregado de educação no caso dos menores de 18 anos), nenhuma pessoa que frequente um estabelecimento de ensino ou esteja detida em uma prisão ou servindo nas forças armadas pode ser obrigada a receber instrução religiosa ou a participar ou frequentar de qualquer cerimônia religiosa que não seja a de sua própria religião (artigo 9.º, n.º 2).4

O artigo 9.º, n.º 3, declara também que cada comunidade religiosa tem o direito de estabelecer e manter, a expensas próprias, estabelecimentos de ensino e não pode ser impedida ou proibida de disponibilizar educação e instrução religiosa aos seus membros, independentemente de receber ou não subsídios estatais. Segundo o n.º 4 do mesmo artigo, nenhuma pessoa pode ser obrigada a prestar juramento contra as suas crenças ou de maneira que vá contra a sua religião ou crenças.

As organizações religiosas podem ser reconhecidas como entidades sem fins lucrativos, desde que solicitem o registro junto ao Ministério da Justiça.5 Esses pedidos devem ser assinados por cinco diretores do grupo religioso, que devem também disponibilizar o nome e o local onde os serviços religiosos serão celebrados. Os locais de culto são igualmente sujeitos a registro e apenas podem ser usados para fins religiosos.

A Sexta-feira Santa, Páscoa, Segunda-feira de Pentecostes e Natal são feriados nacionais.6

A Dominica tem uma oração nacional que faz parte dos seus símbolos nacionais.7

Incidentes
e episódios relevantes

Em agosto de 2021, foram colocadas novas restrições devido à pandemia de COVID-19. As igrejas e locais de culto religioso receberam ordens para fechar.8 As medidas foram aliviadas em outubro de 2021 e foram autorizadas atividades religiosas com capacidade para 100 pessoas, com a condição de os participantes respeitarem o distanciamento social.9

Durante o período em análise, não foram relatados incidentes de intolerância, discriminação ou perseguição por motivos religiosos.

Perspectivas para a
liberdade religiosa

Não foram relatados casos de intolerância religiosa que afetem o direito à liberdade religiosa, e as perspectivas de liberdade religiosa continuam a ser boas.

Notas e
Fontes

1 Constituição da Dominica de 1978 com emendas até 2014, Constitute Project, https://www.constituteproject.org/constitution/Dominica_2014?lang=en (acessado em 6 de junho de 2022).
2 Ibid.
3 Ibid.
4 Ibid.
5 Ministério da Justiça, Imigração e Segurança Nacional, Divisão de Registros, Governo da Commonwealth da Dominica, http://justice.gov.dm/divisions/registry-division (acessado em 6 de junho de 2022).
6 Ibid.
7 “National Prayer”, Portal do Governo da Commonwealth da Dominica, http://www.dominica.gov.dm/about-dominica/national-symbols/national-prayer (acessado em 6 de junho de 2022).
8 “New Covid-19 Restriction Implemented”, Serviço de Informação Governamental, 3 de agosto de 2021, https://www.news.gov.dm/news/5313-new-covid-19-restrictions-implemented (acessado em 11 de julho de 2022); Boletim Jurídico do Observatório Latino-Americano e Caribenho para a Liberdade Religiosa, 12 de agosto de 2021, http://ojs.uc.cl/index.php/bjur/article/view/40087/31959 (acessado em 8 de julho de 2022).
9 “Restrictions lifted on opening hours for businesses, increased numbers allowed for church services and other non-social gatherings”, Dominica News Online, 29 de outubro de 2021, https://dominicanewsonline.com/news/covid-19/restrictions-lifted-on-opening-hours-for-businesses-increased-numbers-allowed-for-church-services-and-other-non-social-gatherings/ (acessado em 4 de junho de 2022).

Lista de
Países

Clique em qualquer país do mapa
para ver seu relatório ou utilize o menu acima.

Religious Freedom Report [MAP] ( 2023 ) Placeholder
Religious Freedom Report [MAP] ( 2023 )
Perseguição religiosa Discriminação religiosa Sem registros
Perseguição religiosa
Discriminação religiosa
Sem registros

ou somos irmãos, ou todos perdemos

Como seres humanos, temos tantas coisas em comum que podemos conviver acolhendo as diferenças com a alegria de ser irmãos. Que uma pequena diferença, ou uma diferença substancial como a religiosa, não obscureça a grande unidade de ser irmãos. Vamos escolher o caminho da fraternidade. Porque ou somos irmãos, ou todos perdemos.

Papa Francisco

Relatório Anterior

Para pesquisa, análise e comparativo, veja também as informações e números do último Relatório a respeito deste país.