Suécia

LIBERDADE RELIGIOSA NO MUNDO
RELATÓRIO 2023

POPULAÇÃO

10.121.686

ÁREA (km2)

438.574

PIB PER CAPITA

46.949 US$

ÍNDICE GINI

28.9

POPULAÇÃO

10.121.686

ÁREA (km2)

438.574

PIB PER CAPITA

46.949 US$

ÍNDICE GINI

28.9

Religiões

versão para impressão

Disposições legais em relação à liberdade religiosa e aplicação efetiva

A Constituição do Reino da Suécia garante a liberdade de culto, definida como “a liberdade de praticar a própria religião sozinho ou na companhia de outros”, como um direito fundamental.1 E proíbe a discriminação com base na filiação religiosa (artigo 2.º), tal como o faz a Lei da Discriminação.2 As queixas de discriminação podem ser apresentadas ao Provedor da Discriminação.3

A Igreja da Suécia foi separada do Estado desde o ano 2000 e angaria receitas através da cobrança de um imposto sobre os seus membros.4 O reconhecimento ou registro de grupos religiosos não é exigido para realizar atividades religiosas e as comunidades religiosas não registradas são tributadas como organizações sem fins lucrativos.5 Os grupos registrados podem, no entanto, angariar receitas pela cobrança de contribuições através da agência fiscal6 e receber subvenções com financiamento público.7

A liberdade de expressão pode ser limitada por razões de segurança, ordem pública e segurança pública, mas “deve ser dada particular atenção à importância da mais ampla liberdade de expressão possível” em “assuntos políticos, religiosos … e culturais”.8 O código penal proíbe ameaças ou expressões de desprezo por pessoas com base em crenças religiosas.9 A polícia mantém estatísticas sobre crimes de ódio, incluindo crimes de ódio por motivos religiosos, e o Conselho Nacional de Prevenção do Crime (BRÅ) é responsável pela produção de dados sobre crimes de ódio, tais como relatórios de crimes de ódio publicados de dois em dois anos.10

Em todas as escolas públicas e privadas são necessárias aulas que abranjam as religiões do mundo.11 Os grupos religiosos são autorizados a estabelecer escolas privadas, desde que cumpram os requisitos curriculares estatais. Em janeiro de 2020, um relatório governamental apresentado ao Ministério da Educação propôs novas regras para as escolas denominacionais, incluindo um maior controle e uma proibição do estabelecimento de novas escolas religiosas após 2023.12 Comentadores constataram que os políticos tinham anteriormente admitido que esta “proposta é um substituto para abordar os problemas do Islã radical” em “certas escolas muçulmanas, que constituem uma minoria extremamente pequena do já minúsculo número de escolas [na sua maioria cristãs] baseadas na fé”.13 O anterior Governo afastou a proposta de proibição a partir de fevereiro de 2022.14 O recém-formado Governo de coligação de centro-direita não declarou se vai ou não prosseguir com a proibição, mas propôs um controle reforçado das escolas confessionais para identificar o ensino extremista religioso.15

O ensino doméstico, inclusive por razões religiosas, não é permitido, exceto em “circunstâncias extraordinárias”.16

Em 2019, a cidade de Staffanstorp proibiu o uso de lenços de cabeça por meninas com menos de 13 anos nas escolas primárias.17 No mesmo ano, o município de Skurup proibiu todos os tipos de cobertura muçulmana para a cabeça nas pré-escolas e escolas primárias.18 A 23 de junho de 2021, o Tribunal de Recurso de Gotemburgo confirmou a decisão de 2020 de um tribunal administrativo de primeira instância que considerou as proibições inconstitucionais. Os municípios recorreram da decisão para o Supremo Tribunal Administrativo, onde o processo ainda está pendente.19

Existem restrições legais ao abate de animais, que preveem que os animais devem ser sedados antes do abate, sem exceções religiosas.20 A circuncisão de indivíduos do sexo masculino é regulamentada por lei. O Partido do Centro revogou a sua promessa de 2019 de trabalhar no sentido de proibir a circuncisão masculina não médica em rapazes com menos de 18 anos.21

Em junho de 2020, o Governo anunciou a adoção de “uma série de medidas para combater o antissemitismo e aumentar a segurança”, incluindo o envolvimento e o diálogo com organizações da comunidade judaica e o Fórum Internacional de Malmö sobre a Memória do Holocausto e o Combate ao Antissemitismo. Várias das medidas foram uma continuação do atual plano nacional contra o racismo e os crimes de ódio. O Ministério dos Negócios Estrangeiros tem um enviado especial para o diálogo intercultural e inter-religioso, incluindo para os esforços internacionais de combate ao antissemitismo e à islamofobia a nível internacional. O enviado especial “trabalha para melhorar a coordenação dos esforços intergovernamentais e reforçar a cooperação da Suécia com as principais partes interessadas a nível internacional e com as organizações judaicas internacionais”.22 Em 2020 foi contratado em Malmö o primeiro coordenador municipal contra o antissemitismo nas escolas.23

Incidentes
e episódios relevantes

De acordo com uma análise do Pew Research Centre, apenas 10% dos cidadãos suecos se identificam como altamente religiosos, ocupando o 30.º lugar entre os 34 países europeus inquiridos sobre a adesão à religião a nível nacional.24 Em contrapartida, cerca de 20% da população sueca é de origem estrangeira,25 sendo a maioria dos imigrantes não europeus provenientes de países do Oriente Médio e Norte da África, da Somália e da Eritreia,26 e que tendem a ser significativamente mais religiosos e culturalmente conservadores.27 Neste sentido, o futuro da adesão religiosa na Suécia está ligado à população imigrante.

Iniciativas do Governo

Em maio de 2022, o anterior Governo apresentou uma proposta legislativa que exigia que os beneficiários de apoio financeiro estatal do Fundo Geral de Heranças, incluindo as comunidades religiosas, fossem sujeitos ao chamado teste das “condições democráticas”. O teste visa impedir que o financiamento seja distribuído a atividades incompatíveis com os “valores fundamentais” suecos.28

Em um relatório de 2022 da Agência Sueca para a Juventude e a Sociedade Civil, que inquiriu 4.000 organizações sem fins lucrativos e comunidades religiosas, 39% dos inquiridos declararam ter sido alvo de violência, assédio ou outros preconceitos devido à sua religião ou crenças.29

Dados sobre crimes de ódio

A Suécia comunica estatísticas sobre crimes de ódio de dois em dois anos, o que significa que não foram fornecidas novas estatísticas sobre crimes de ódio à base de dados de crimes de ódio da OSCE durante o período de referência deste relatório.30 Do mesmo modo, o Conselho Sueco para a Prevenção da Criminalidade também não publicou novas estatísticas durante o período abrangido pelo presente relatório.31

Outras fontes comunicaram à OSCE oito incidentes de crimes de ódio com motivação religiosa em 2021. Um ataque antimuçulmano em março de 2021 envolveu dois homens mascarados que incendiaram uma escola muçulmana. Dos seis ataques anticristãos comunicados, o mais grave envolveu o lançamento de cocktails Molotov numa igreja protestante em janeiro de 2021, seguido, quatro dias depois, pelo lançamento de dois explosivos na mesma igreja. Registrou-se também um incidente de vandalismo antissemita e anticristão, em que foram pintados graffiti na parede de um local de culto das Testemunhas de Jeová.32 A 15 de julho de 2022, uma igreja em Borås foi vandalizada com pichações de órgãos genitais masculinos, suásticas e a palavra “Hitler”.33

Durante o período deste relatório, vários membros destacados do Movimento de Resistência Nórdica (NRM) foram condenados criminalmente por discurso de ódio antissemita. O Gabinete do Chanceler para a Justiça também condenou o antigo editor da revista online do NRM por discurso de ódio, com uma pena suspensa e multas.34

De acordo com a Agência dos Direitos Fundamentais (FRA), os incidentes de crimes anti-semitas na Suécia aumentaram. Em 2021, utilizando estatísticas policiais, a FRA constatou que houve 89 atos criminosos de agitação contra um grupo populacional (neste caso, a população judaica). A maioria destes crimes foi contra pessoas e não contra bens. A maior parte deles ocorreu nas redes sociais ou noutro local online.35

Os líderes judeus na Suécia também se queixaram do aumento dos incidentes de ódio antissemita. Na véspera do Dia Internacional da Memória do Holocausto, 26 de janeiro de 2021, ocorreram quatro atos de vandalismo antissemita nas pequenas cidades de Linkoping e Norrkoping. Um outro incidente de incitamento ao ódio ocorreu nesse dia em Gotemburgo, com um slogan de negação do Holocausto a ser projetado numa grua durante 10 minutos. Nos dias 27 de janeiro e 27 de março de 2021, tiveram lugar outros atos públicos de antissemitismo em Norrkoping. No dia 26 de maio de 2021, um homem erradamente identificado como judeu foi agredido fisicamente em Gotemburgo.36

Durante o último ano de comunicação oficial de estatísticas sobre crimes de ódio, 2020, a polícia sugeriu que 6.301 incidentes criminais comunicados podem ter sido motivados pelo ódio. A análise desses relatórios pelo Conselho Nacional Sueco para a Prevenção do Crime concluiu que 3.398 desses alegados crimes foram provavelmente motivados pelo ódio. Destes, 17% foram cometidos contra pessoas com base na sua religião ou crença. Nove por cento dos alegados crimes com motivação religiosa foram cometidos contra muçulmanos, 5% eram antissemitas, 2% eram anticristãos e 2% tinham por base outras religiões não especificadas. A maioria dos crimes consistiu em assédio e ameaças violentas, quer em espaços públicos quer nas redes sociais.37

Educação

Em julho de 2021, uma escola islâmica em Gotemburgo foi obrigada a encerrar depois de ter sido considerada como tendo um espírito extremista no que respeita à segregação de gêneros e às orações obrigatórias.38

Em fevereiro de 2022, um jardim-de-infância de Flen foi ameaçado com o equivalente a uma multa de 960 euros por ter havido orações à hora da refeição na escola.39

Sociedade civil

Os Advogados Escandinavos dos Direitos Humanos publicaram relatórios em março de 2019 e abril de 2021 criticando o tratamento dado pela Agência Sueca de Migração aos requerentes de asilo cristãos. Os relatórios acusavam a agência de falta de segurança jurídica no processo de asilo, de arbitrariedade e de iliteracia religiosa relativamente à natureza da conversão cristã.40

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

Durante o período abrangido por este relatório, um processo relativo à liberdade religiosa na Suécia continua a correr no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. O processo diz respeito à impossibilidade de as Testemunhas de Jeová receberem as subvenções estatais concedidas a outras religiões.41

Um outro caso, que envolvia a deportação forçada de um refugiado afegão que pedia asilo por razões filosóficas e morais relacionadas com crenças transgênero, foi retirado da lista do tribunal porque as autoridades suecas suspenderam todas as ordens de deportação para o Afeganistão.42

Perspectivas para a
liberdade religiosa

De acordo com estudos do Pew Research Center, as restrições governamentais à liberdade religiosa e a hostilidade social em relação à religião na Suécia aumentaram nos últimos 15 anos, embora se mantenham dentro da faixa moderada de tolerância à liberdade religiosa no âmbito mundial.43

Durante o período em análise, o secularismo que prevalece na Suécia resultou em uma erosão inquietante da liberdade religiosa. O compromisso do Governo de exigir um controle reforçado das escolas confessionais é um exemplo preocupante. Vários outros exemplos de grande visibilidade registrados nos últimos anos evidenciam uma certa tendência para a intolerância, incluindo o afastamento forçado e depois permanente de uma criança de 8 anos da sua família cristã por estudar em casa;44 a interdição das parteiras exercerem a sua profissão por terem uma objeção de consciência à realização de abortos;45 e um pastor que foi julgado criminalmente, mas acabou por ser absolvido, por discurso de ódio devido a um sermão que pregou sobre a homossexualidade.46

Mais preocupante, no entanto, é o número invulgarmente elevado de crimes de ódio registrados na Suécia todos os anos, particularmente os relacionados com a etnia e a religião. Em 2015, a Suécia aceitou mais de 163 mil requerentes de asilo, principalmente da Síria e do Iraque, o que levou a uma mudança demográfica consideravelmente rápida em um país com uma população pequena.47 A combinação de uma maré crescente de sentimentos nacionalistas, evidenciada pelos partidos de direita suecos que obtiveram ganhos inesperadamente elevados nas eleições de 2022, com a rápida evolução da paisagem étnica, faz com que o prognóstico para a estabilidade civil na Suécia não seja particularmente otimista, com as opiniões religiosas desempenhando um papel importante. No entanto, a Suécia é um país muito respeitado devido ao seu empenho no Estado de direito, o que sugere que a liberdade religiosa, em uma perspectiva jurídica e democrática, permanecerá intacta.

Notas e
Fontes

1 The Constitution of Sweden: The Fundamental Laws and the Riksdag Act 2016, capítulo 2, artigo 1.º (n.º 6), Sveriges Riksdag, https://www.riksdagen.se/globalassets/07.-dokument–lagar/the-constitution-of-sweden-160628.pdf (acessado em 30 de janeiro de 2021).
2 Discrimination Act (2008:567), capítulo 1, Gabinetes do Governo da Suécia, https://www.government.se/4a788f/contentassets/6732121a2cb54ee3b21da9c628b6bdc7/oversattning-diskrimineringslagen_eng.pdf (acessado em 30 de janeiro de 2021).
3 Discrimination Act (2008:567), capítulo 4, ibid.
4 “10 Fundamentals of Religion in Sweden”, Sweden.se, https://sweden.se/society/10-fundamentals-of-religion-in-sweden/ (acessado em 30 de janeiro de 2021).
5 “Act on Religious Communities 1998”, Legislation Online, https://www.legislationline.org/download/id/5809/file/Sweden_act_religious_communities_signatures_2000_en.pdf (acessado em 30 de janeiro de 2021).
6 “Avgift till andra trossamfund”, Skatteverket, https://skatteverket.se/privat/skatter/arbeteochinkomst/skattetabeller/avgifttillandratrossamfund.4.18e1b10334ebe8bc80005629.html (acessado em 30 de janeiro de 2021).
7 “Grants”, Agência sueca de apoio às comunidades religiosas, https://www.myndighetensst.se/en/myndigheten-for-stod-till-trossamfund/grants.html (acessado em 30 de janeiro de 2021).
8 The Constitution of Sweden, artigo 23.º, op. cit.
9 Swedish Penal Code, capítulo 16, secção 8, Gabinetes do Governo da Suécia, http://www.regeringen.se/49bb67/contentassets/72026f30527d40189d74aca6690a35d0/the-swedish-penal-code (acessado em 31 de janeiro de 2021).
10 Gabinete das Instituições Democráticas e dos Direitos Humanos, “2019 Hate Crime Reporting – Sweden”, Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa, http://hatecrime.osce.org/sweden?year=2019; “About Brå”, Brå, https://www.bra.se/bra-in-english/home/about-bra.html (ambos acedidos a 1 de fevereiro de 2021).
11 Skollag (2010: 800), capítulo 10, secção 4 e capítulo 19, secção 3, Sveriges Riksdag, https://www.riksdagen.se/sv/dokument-lagar/dokument/svensk-forfattningssamling/skollag-2010800_sfs-2010-800 (acessado em 30 de janeiro de 2021).
12 “Nya regler för skolor med konfessionell inriktning”, Regeringskansliet, 8 de janeiro de 2020, https://www.regeringen.se/rattsliga-dokument/statens-offentliga-utredningar/2020/01/sou-201964/; “Nya regler för skolor med konfessionell inriktning: Betänkande av Utredningen om konfessionella inslag i skolväsendet”, Statens Offentliga Utredningar, 2019, https://www.regeringen.se/48d7d1/contentassets/29992645492d4d608d004e9fc02968f5/nya-regler-for-skolor-med-konfessionell-inriktning-sou-201964 (ambos acedidos a 1 de fevereiro de 2021).
13 Jabob Rudenstrand e Paul Marshall, “Growing Animus Toward Religious Schools in Sweden”, Religious Freedom Institute, 5 de junho de 2020, https://www.religiousfreedominstitute.org/cornerstone/growing-animus-toward-religious-schools-in-sweden (acessado em 2 de fevereiro de 2021).
14 The Local, “Sweden Proposes Stricter Controls for Religious Free Schools”, 4 de fevereiro de 2022, https://www.thelocal.se/20220204/sweden-proposes-stricter-controls-for-religious-free-schools/ (acessado em 5 de dezembro de 2022).
15 Governo da Suécia, “Statement of Government Policy”, 18 de outubro de 2022, p. 16, https://www.government.se/4abdb6/contentassets/9c187813e7b3488ea595c9e28e2411e5/statement-of-government-policy-2022-eng.pdf (acessado em 5 de dezembro de 2022).
16 “Sweden: Legal status and resources on homeschooling in Sweden”, Home School Legal Defense Association, https://hslda.org/post/sweden (acessado em 1 de fevereiro de 2021).
17 Danielle Lee Tomson, “The Rise of Sweden Democrats: Islam, Populism, and the End of Swedish Exceptionalism”, The Brookings Institution, 25 de março de 2020, https://www.brookings.edu/research/the-rise-of-sweden-democrats-and-the-end-of-swedish-exceptionalism/ (acessado em 5 de dezembro de 2022).
18 Mariam Nabbout, “City in Sweden to Ban Hijab, non-Muslim teachers object by wearing one”, StepFeed, 17 de janeiro de 2020, https://stepfeed.com/city-in-sweden-to-ban-hijab-non-muslim-teachers-object-by-wearing-one-3657 (acessado em 5 de dezembro de 2022).
19 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, “Sweden”, 2021 Report on Religious Freedom, Departamento de Estado Norte-Americano, https://www.state.gov/wp-content/uploads/2022/04/SWEDEN-2021-INTERNATIONAL-RELIGIOUS-FREEDOM-REPORT.pdf (acessado em 5 de dezembro de 2022).
20 “Legal Restrictions on Religious Slaughter in Europe: Sweden”, Biblioteca do Congresso, https://www.loc.gov/law/help/religious-slaughter/europe.php#sweden (acessado em 30 de janeiro de 2021).
21 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, “Sweden”, 2021 Report on Religious Freedom, Departamento de Estado Norte-Americano, op. cit.
22 “Measures to combat antisemitism and increase security”, Gabinetes do Governo da Suécia, 26 de junho de 2020, https://www.government.se/government-policy/democracy-and-human-rights/measures-to-combat-antisemitism-and-increase-security/ (acessado em 1 de fevereiro de 2021).
23 Erik Sidenbladh, “Antisemitism lever i hela samhället”, Expo, 27 de janeiro de 2021, https://expo.se/%E2%80%9Dantisemitism-lever-i-hela-samh%C3%A4llet%E2%80%9D (acessado em 1 de fevereiro de 2021).
24 Jonathan Evans and Chris Baronavski, “How do European Countries Differ in Religious Commitment? Use our Interactive Map to Find Out”, Pew Research Centre, 5 de dezembro de 2018, https://www.pewresearch.org/fact-tank/2018/12/05/how-do-european-countries-differ-in-religious-commitment/ (acessado em 29 de novembro de 2022).
25 Statistics Sweden, Summary of Population Statistics (2021), https://www.statistikdatabasen.scb.se/pxweb/sv/ssd/START__BE__BE0101__BE0101Q/UtlSvBakgFin/table/tableViewLayout1/ (acessado em 29 de novembro de 2022).
26 Ibid, https://www.statistikdatabasen.scb.se/pxweb/sv/ssd/START__BE__BE0101__BE0101E/FodelselandArK/table/tableViewLayout1/ (acessado em 29 de novembro de 2022).
27 Andrey Tibajev et al., “The Social Values of New Arrived Immigrants in Sweden”, Plos One, 22 de novembro de 2022, https://doi.org/10.1371/journal.pone.0278125 (acessado em 29 de novembro de 2022).
28 “State support to religious communities and democratic conditions (Statens stöd till trossamfund och demokrativillkor)”, Governo da Suécia (2022), https://www.regeringen.se/rattsligadokument/lagradsremiss/2022/05/statens-stod-till-trossamfund-och-demokrativillkor/ (acessado em 5 de dezembro de 2022).
29 “Unique report from MUCF: ‘Harassment, threats and violence silence civil society’ and Swedish Agency for Youth and Civil Society (2022), Mapping threats and hatred against civil society”, p. 21, https://www.mucf.se/om-oss/pressmeddelanden/unik-rapport-fran-mucftrakasserier-hot-och-vald-tystar-civilsamhallet (acessado em 5 de dezembro de 2022).
30 Gabinete das Instituições Democráticas e dos Direitos Humanos, 2021 Hate Crime Reporting, “Sweden”, Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa, https://hatecrime.osce.org/sweden?year=2021 (acessado em 5 de dezembro de 2022).
31 Conselho Sueco para a Prevenção da Criminalidade, “Hate Crimes reported to the Police in 2020”, 2021, https://bra.se/bra-in-english/home/crime-and-statistics/hate-crime.html (acessado em 5 de dezembro de 2022).
32 Gabinete das Instituições Democráticas e dos Direitos Humanos, 2021 Hate Crime Reporting, “Sweden”, op. cit.
33 Observatório de Intolerância e Discriminação contra os Cristãos na Europa, “Swedish Church Vandalized with Swastikas and Penises”, 15 de julho de 2022, https://www.intoleranceagainstchristians.eu/index.php?id=12&case=6077 (acessado em 5 de dezembro de 2022).
34 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, “Sweden”, 2021 Report on Religious Freedom, Departamento de Estado Norte-Americano, op. cit.
35 Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia, “Antisemitism: Overview of Antisemitic Incidents Recorded in the European Union 2011-2021”, 2022, p. 89, https://fra.europa.eu/sites/default/files/fra_uploads/fra-2022-antisemitism-overview-2011-2021_en.pdf (acessado em 5 de dezembro de 2022).
36 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, “Sweden”, 2021 Report on Religious Freedom, Departamento de Estado Norte-Americano, op. cit.
37 Nota 27 supra.
38 Atlanta Neudorf, “Legislative Approaches to Islam: A Review of State Policies in Ten European Countries”, Civitas, março de 2022, pp. 49-50, https://www.civitas.org.uk/content/files/2613-A-Legislative-Approaches-ppi-86-WEB.pdf (acessado em 5 de dezembro de 2022).
39 Observatório de Intolerância e Discriminação contra os Cristãos na Europa, “School in Flen May Face 10, 000 SEK Fine for Prayer”, 1 de fevereiro de 2022, https://www.intoleranceagainstchristians.eu/index.php?id=12&case=5447 (acessado em 5 de dezembro de 2022).
40 Advogados Escandinavos de Direitos Humanos, “Inquiry into the Asylum Processes of Religious Converts in Sweden”, março de 2019, e “Inquiry into the Asylum Processes of Religious Converts in Sweden 2.0”, abril de 2021, https://humanrightslawyers.eu/publications/ (acessado em 5 de dezembro de 2022).
41 TEDH, “Jehovah’s Witnesses v. Sweden, application no. 68549/17, communicated on 1st September 2020”, https://hudoc.echr.coe.int/eng?i=001-204795 (acessado em 5 de dezembro de 2022).
42 TEDH, “S.S. v. Sweden, application no. 43654/18, decision of 9th December 2021”, https://hudoc.echr.coe.int/eng?i=001-215195 (acessado em 5 de dezembro de 2022).
43 Pew Research Centre, “How Covid-19 Restrictions Affected Religious Groups Around the World in 2020”, 29 de novembro de 2022, p. 72, https://www.pewresearch.org/religion/2022/11/29/how-covid-19-restrictions-affected-religious-groups-around-the-world-in-2020/?utm_source=Pew+Research+Center&utm_campaign=6be89ab57e-Weekly_2022_12_03&utm_medium=email&utm_term=0_-6be89ab57e-%5BLIST_EMAIL_ID%5D (acessado em 5 de dezembro de 2022).
44 TEDH, “Johansson v. Sweden, application no. 68996/13, decision of 6th January 2015”, https://hudoc.echr.coe.int/eng?i=001-150837 (acessado em 5 de dezembro de 2022).
45 TEDH, “Grimmark v Sweden, application no. 43726/17, decision of 11th February 2020”, https://hudoc.echr.coe.int/eng?i=001-201915 (acessado em 5 de dezembro de 2022); TEDH, “Steen v Sweden, application no. 62309/17, decision of 11th February 2020”, https://hudoc.echr.coe.int/eng?i=001-201732 (acessado em 5 de dezembro de 2022).
46 Supremo Tribunal da Suécia, “Prosecutor General v. Ake Ingemar Teodor Green, judgment of 29th November 2005, Case no. B 1050-05”, https://web.archive.org/web/20120218220008/http://www.domstol.se/Domstolar/hogstadomstolen/Avgoranden/2005/Dom_pa_engelska_B_1050-05.pdf (acessado em 5 de dezembro de 2022).
47 Sonya Angelica Diehn, “The Astonishing Rise of the Right-Wing Sweden Democrats”, Deutsche Welle, 15 de setembro de 2022, https://www.dw.com/en/swedish-election-the-astonishing-rise-of-the-right-wing-sweden-democrats/a-63100694 (acessado em 28 de novembro de 2022).

Lista de
Países

Clique em qualquer país do mapa
para ver seu relatório ou utilize o menu acima.

Religious Freedom Report [MAP] ( 2023 ) Placeholder
Religious Freedom Report [MAP] ( 2023 )
Perseguição religiosa Discriminação religiosa Sem registros
Perseguição religiosa
Discriminação religiosa
Sem registros

ou somos irmãos, ou todos perdemos

Como seres humanos, temos tantas coisas em comum que podemos conviver acolhendo as diferenças com a alegria de ser irmãos. Que uma pequena diferença, ou uma diferença substancial como a religiosa, não obscureça a grande unidade de ser irmãos. Vamos escolher o caminho da fraternidade. Porque ou somos irmãos, ou todos perdemos.

Papa Francisco

Relatório Anterior

Para pesquisa, análise e comparativo, veja também as informações e números do último Relatório a respeito deste país.