Serra Leoa

LIBERDADE RELIGIOSA NO MUNDO
RELATÓRIO 2023

POPULAÇÃO

8.046.931

ÁREA (km2)

72.300

PIB PER CAPITA

1.390 US$

ÍNDICE GINI

35.7

POPULAÇÃO

8.046.931

ÁREA (km2)

72.300

PIB PER CAPITA

1.390 US$

ÍNDICE GINI

35.7

Religiões

versão para impressão

Disposições legais em relação à liberdade religiosa e aplicação efetiva

A Constituição da Serra Leoa1 declara que “nenhuma pessoa será impedida de usufruir da sua liberdade de consciência”, o que inclui “liberdade de pensamento e de religião, liberdade de mudar a sua religião ou crença, e liberdade, quer só ou em comunidade com outros e tanto em público como em privado, de manifestar e propagar a sua religião ou crença no culto, ensino, prática e observância” (artigo 24.º, n.º 1). O artigo 8.º (n.º 3, alínea b) afirma que o Estado tem de assegurar que os cidadãos disponham de instalações adequadas para a sua vida religiosa. O artigo 24.º (n.º 4) afirma: “Nenhuma pessoa será obrigada a fazer qualquer juramento que seja contrário à sua religião ou crença”. O artigo 8.º (n.º 2, alínea a) garante a igualdade de todos os cidadãos, enquanto o artigo 35.º (n.º 5, 1-c) proíbe a identificação direta ou indireta de partidos políticos com qualquer fé religiosa.

Em termos de educação, o artigo 24.º (n.º 2) afirma que, salvo com o próprio consentimento de uma pessoa (ou de um dos pais ou tutor, no caso de um menor), “nenhuma pessoa que frequente qualquer local de educação será obrigada a receber instrução religiosa […] ou a assistir a qualquer cerimônia ou observância religiosa se essa instrução, cerimônia ou observância se relacionar com uma religião que não a sua”.2 A educação religiosa faz parte do currículo nas escolas públicas, mas não deve ser sectária na orientação, devendo pelo contrário basear-se nos princípios éticos do Cristianismo, Islamismo, religiões tradicionais africanas e outras religiões mundiais.3 As comunidades religiosas podem disponibilizar o seu próprio currículo como opção.

As comunidades religiosas não têm qualquer obrigação de se registrarem junto das autoridades, mas, se o fizerem, podem beneficiar de reduções fiscais e outros benefícios.4

Globalmente, as relações entre as várias comunidades religiosas do país são essencialmente boas. Os casamentos entre cristãos e muçulmanos não são raros e muitas famílias têm membros de diferentes religiões que vivem sob o mesmo teto.5 É de notar que muitos muçulmanos e cristãos também observam práticas religiosas tradicionais africanas. Entre os Cristãos, as Igrejas Protestantes em particular estão experimentando um crescimento no número de membros. A Igreja Católica goza de total liberdade no que diz respeito ao seu apostolado missionário.

Incidentes
e episódios relevantes

A Serra Leoa tem um longo histórico de relações inter-religiosas positivas. Não foram registrados incidentes durante o período em análise que afetassem o direito dos cidadãos à liberdade religiosa ou a coexistência de comunidades religiosas.

Uma organização digna de nota é o Conselho Inter-Religioso da Serra Leoa (IRCSL), que, com os seus representantes muçulmanos e cristãos, dá um contributo importante para a coexistência pacífica entre as várias comunidades religiosas do país.6

A Igreja Católica também desempenha um papel importante na manutenção da estabilidade do país. Um dos fatores é o fato de a maior parte das escolas do país serem geridas pela Igreja Católica. Isto permite que os estudantes muçulmanos e cristãos se familiarizem uns com os outros, bem como com os valores cristãos, como o respeito pela fé dos outros.

Outras organizações geridas pela Igreja apoiam esta convivência através de uma variedade de projetos sociais. Durante o período em análise, algumas foram premiadas pelo seu serviço. Destaca-se a Don Bosco Fambul, uma organização não governamental dirigida por membros do Instituto dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), que procura promover os direitos de rapazes, moças e jovens na prisão.7 Recebeu o Prêmio Projeto Solidário 2022, um prêmio atribuído pelo jornal espanhol ABC, por promover “o apoio e a reabilitação de moças”.8

Ao preparar um futuro melhor para as gerações mais jovens, cada vez mais iniciativas das comunidades religiosas giram em torno do desenvolvimento sustentável e de novas competências para os jovens, incluindo uma melhor inclusão política das jovens e das mulheres. Os Salesianos estão também envolvidos num projeto que ajuda mais de 5.000 jovens a “promover a responsabilidade ambiental”.9 A Trócaire, a agência de desenvolvimento da Conferência Episcopal da Irlanda, ajudou uma nova estação de rádio que aborda as preocupações das jovens e das mulheres. A Rádio Nyapui tem como objetivo mudar positivamente a vida das mulheres que a sintonizam.10 A Trócaire também iniciou um projeto denominado Campanha da Fita Amarela, a fim de aumentar a representação das mulheres na legislatura nacional e nos conselhos locais.11

Uma área de preocupação estava relacionada com a resposta do Governo à COVID-19. Algumas medidas de segurança impostas pelas autoridades na tentativa de travar a pandemia afetaram diretamente o culto público. Por exemplo, no que se refere às restrições à celebração de Missas, o Pe. Peter Konteh, diretor da Cáritas em Freetown, declarou que “as medidas foram injustas porque fecharam as igrejas, mesmo quando tomámos precauções como o distanciamento social, reduzimos a capacidade, aumentámos o número de Missas… enquanto os restaurantes, as escolas, etc., permaneceram abertos”.12

No dia 19 de agosto de 2022, após protestos contra o Governo devido ao enorme aumento do custo de vida, protestos esses que resultaram em mortes, o administrador apostólico da Diocese de Makeni, D. Natale Paganelli, apelou ao Governo e à população para que se esforçassem por um diálogo pacífico e colocassem o bem comum em primeiro lugar.13

Perspectivas para a
liberdade religiosa

As perspectivas para a liberdade religiosa na Serra Leoa continuam positivas, e é pouco provável que a situação se altere em um futuro próximo. Dado que a principal fonte de agitação social provém dos elevados níveis de desigualdade econômica, os agentes religiosos desempenham um papel importante na educação e na construção da sociedade civil.

Notas e
Fontes

1 Sierra Leone 1991 (reinst. 1996, rev. 2013), Constitute Project, https://www.constituteproject.org/constitution/Sierra_Leone_2013?lang=en (acessado em 13 de Junho de 2022).
2 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, 2021 International Religious Freedom Report, “Sierra Leone”, Departamento de Estado Norte-Americano, https://www.state.gov/reports/2021-report-on-international-religious-freedom/sierra-leone/ (acessado em 13 de Junho de 2022).
3 Ibid.
4 Ibid.
5 Ibid.
6 Ibid.
7 Ver site da organização, Don Bosco Fambul, https://donboscofambulsl.org/ (acessado em 11 de Novembro de 2022).
8 Isenjia, Silas, “Salesian entity in Sierra Leone awarded for facilitating ‘recovery for underage girls’”, ACIAfrica, 11 de Junho de 2022, https://www.aciafrica.org/news/6035/salesian-entity-in-sierra-leone-awarded-for-facilitating-recovery-for-underage-girls (acessado em 27 de Junho de 2022).
9 Isenjia, Silas “Salesians’ Laudato Si’ inspired initiative to benefit thousands of youth in Sierra Leone”, ACIAfrica, 7 de Julho de 2022, https://www.aciafrica.org/news/6022/salesians-laudato-si-inspired-initiative-to-benefit-thousands-of-youth-in-sierra-leone (acessado em 27 de Junho de 2022).
10 Isenjia, Silas, “Catholic entity in Sierra Leone changing women’s lives through new radio station”, ACIAfrica, 4 de Abril de 2022, https://www.aciafrica.org/news/5566/catholic-entity-in-sierra-leone-changing-womens-lives-through-new-radio-station (acessado em 27 de Junho de 2022).
11 “Catholic entity in Sierra Leone campaigning to boost women numbers in country’s government”, ACIAfrica, 9 de Março de 2022, https://www.aciafrica.org/news/5410/catholic-entity-in-sierra-leone-campaigning-to-boost-women-numbers-in-countrys-government (acessado em 27 de Junho de 2022).
12 “Sierra Leone: “They took God out of the solution when God is the solution”, ACN Internacional, 29 de Setembro de 2021; https://acninternational.org/sierra-leone-they-took-god-out-of-the-solution-when-god-is-the-solution
13 “Sierra Leone: Bishop Paganelli calls for dialogue, calm in wake of protests”, Vatican News, 19 de agosto de 2022, https://www.vaticannews.va/en/africa/news/2022-08/sierra-leone-bishop-paganelli-protest-violence-peace-dialogue.html (acessado em 29 de agosto de 2022).

Lista de
Países

Clique em qualquer país do mapa
para ver seu relatório ou utilize o menu acima.

Religious Freedom Report [MAP] ( 2023 ) Placeholder
Religious Freedom Report [MAP] ( 2023 )
Perseguição religiosa Discriminação religiosa Sem registros
Perseguição religiosa
Discriminação religiosa
Sem registros

ou somos irmãos, ou todos perdemos

Como seres humanos, temos tantas coisas em comum que podemos conviver acolhendo as diferenças com a alegria de ser irmãos. Que uma pequena diferença, ou uma diferença substancial como a religiosa, não obscureça a grande unidade de ser irmãos. Vamos escolher o caminho da fraternidade. Porque ou somos irmãos, ou todos perdemos.

Papa Francisco

Relatório Anterior

Para pesquisa, análise e comparativo, veja também as informações e números do último Relatório a respeito deste país.