/Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos
Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos2019-07-02T16:25:23-03:00

Dia Internacional de Oração pelos Cristãos Perseguidos

A ACN promove, no domingo (dia 4 de agosto), o Dia Internacional de Oração pelos Cristãos Perseguidos. Com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Dia Internacional de Oração pelos Cristãos Perseguidos no Mundo reúne todas as paróquias do país, que já receberam da ACN o cartaz e a oração da campanha, com o intuito de promover e convidar as pessoas a participarem desta corrente mundial em favor dos cristãos que sofrem perseguição religiosa.

6 DE AGOSTO

6 DE AGOSTO

O Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos ocorre anualmente no dia 6 de agosto em referência à mesma noite e madrugada de 7 de agosto de 2014, quando milhares de cristãos fugiram do norte do Iraque, expulsos pelos extremistas do grupo Estado Islâmico. A região concentrava 25% dos cristãos do país e também reunia algumas minorias muçulmanas ameaçadas. A fuga ocorreu à noite, com milhares de pessoas caminhando pelas estradas em direção às cidades curdas de Erbil e Dohuk. “Cerca de 100 mil cristãos, aterrorizados e em pânico, fugiram de suas casas sem nada, somente com as roupas do corpo, a pé, rumo às cidades curdas. Entre eles havia doentes, idosos, crianças e mulheres grávidas, precisando de água, comida, medicamentos e um lugar para ficar”, declarou na ocasião o Patriarca Louis Raphael Sako, chefe da Igreja Católica Caldeia.

Assim que recebeu as primeiras informações na manhã do dia 7 de agosto, a ACN mobilizou os benfeitores e iniciou campanhas e projetos para socorrer materialmente e espiritualmente os perseguidos e refugiados. Desde então a Fundação Pontifícia realiza um dos maiores projetos de ajuda da sua história, direcionando esforços para alimento, abrigo e educação para os refugiados, ação que já resulta em mais de 2 mil projetos no Oriente Médio desde o início da crise.

O ano de 2019 é um dos mais sangrentos para os cristãos. No Domingo de Páscoa, o Santuário de Santo Antônio, no Sri Lanka (foto), foi alvo de um dos ataques que tiraram a vida de mais de 200 pessoas.

“Eu lhes faço uma pergunta,

quantos de vocês rezam pelos cristãos que são perseguidos?”

Papa Francisco

Você pode sim, colaborar concretamente com muitos projetos de apoio aos cristãos perseguidos no Oriente Médio, na África e no mundo por meio da ACN!

Doe!

Você pode sim, rezar e conscientizar outras pessoas sobre o que é perseguição religiosa e como tantas pessoas são afetadas por essa triste realidade.

Reze!

Novamente faremos um dia de oração pelos cristãos perseguidos, agora, no dia 4 de agosto, um domingo. Quero lembrar o quanto esse dia de oração pelos cristãos perseguidos tem sido importante para quem carrega essa pesada cruz. Nesse dia, aqueles que sofrem por professarem a mesma fé que você e eu têm em nossas orações um conforto, um momento em que sentem que não estão sozinhos, um momento em que Deus se vale de nossas orações para que eles saibam que somos verdadeiramente seus irmãos.”

Frei Hans Stapel
Presidente da ACN no Brasil

O Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos é uma iniciativa promovida pela ACN que tem o apoio da CNBB. Por isso, antecipadamente a data, todas as paróquias do Brasil receberão um kit, com cartaz e a oração própria. Pode ocorrer – por vários motivos – que esse kit acabe não chegando até a sua comunidade. Uma solução para esse possível imprevisto é a disponibilização desse kit aqui, para download (arquivos em PDF com alta resolução). Você pode imprimir e também divulgar nas redes sociais.

Download
Download

ATOS CENTRAIS

Todas as paróquias do Brasil receberão o kit com cartaz, oração e o convite para rezar pelos cristãos que são perseguidos pela fé, mas em algumas Arquidioceses haverá atos centrais; celebrações preparadas para este dia e que contará com a participação dos colaboradores da ACN. Veja abaixo a lista e participe:

MACEIÓ
Data: dia 17 de agosto, às 19h
Local: Catedral da Maceió (Praça Dom Pedro II, s/n – Centro)
Celebrante: Dom Antônio Muniz Fernandes
SÃO SALVADOR
Data: dia 6 de agosto, às 17h
Local: Capela Sagrada Família (Dorotéias) (Av. Leovigildo Filgueiras, 270 – Garcia)
Celebrante: Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida
SÃO PAULO
Data: dia 4 de agosto, às 11h
Local: Catedral Metropolitana de São Paulo (Praça da Sé s/n)
Celebrante: Dom Odilo Pedro Scherer
ARACAJU
Data: dia 18 de agosto, às 19h
Local: Paróquia Nossa Senhora do Carmo e Santa Teresinha (R. Porto da Folha, 1755 – Suíssa)
Celebrante: Frei Rogerio Lima O. Carm.
OLINDA/RECIFE
Data: dia 5 de agosto, às 19h
Local: Catedral de Olinda e Recife (Alto da Sé, s/n – bairro do Carmo)
Celebrante: Monsenhor Lino Duarte
GOIANA (PE)
Data: dia 4 de agosto, às 10h
Local: Convento de Santo Alberto (Praça Frei Caneca, s/n – Goiana)
Celebrante: Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
RIO DE JANEIRO
Data: dia 4 de agosto, às 10h
Local: Catedral São Sebastião do Rio de Janeiro (Av. Chile, 245 – Centro)
Celebrante: Padre Claudio dos Santos
FLORIANÓPOLIS
Data: dia 4 de agosto, às 19h30
Local: Paróquia Nossa Senhora do Carmo (R. Prof. Bayer Filho, 49 – Coqueiros)
Celebrante: Dom Wilson Tadeu Jönck
CURITIBA
Data: dia 4 de agosto, às 11h
Local: Santuário Nossa Senhora de Guadalupe (Praça Senador Correia, 128 – Centro)
Celebrante: Padre Reginaldo Manzotti
REZE CONOSCO A ORAÇÃO DESTA CAMPANHA EM FAVOR DOS CRISTÃOS PERSEGUIDOS

Senhor Jesus Cristo, Vós nos ensinastes a rezar ao Pai em vosso nome e nos assegurastes que tudo o que pedíssemos nós receberíamos. Por isso, nos dirigimos a Vós com total confiança, pedindo-lhe a graça e a força de perseverar nesta tempestade, para alcançar a paz e a segurança, antes que seja tarde demais.Esta é a nossa oração e, embora pareça impossível para nós, confiamos a Vós a nossa sobrevivência e nosso futuro.

Ajude-nos, Pai, Em nome de seu Filho crucificado e ressuscitado, Jesus, para continuarmos a trabalhar juntos; para sermos livres, responsáveis e amorosos; para encontrarmos a vossa vontade e fazê-la com alegria, zelo e coragem.

Em Caná, a Mãe de Jesus foi a primeira a notar que não havia vinho. Pela intercessão de Maria, pedimos-lhe, Pai, para mudar a nossa situação – como vosso Filho transformou a água em vinho – da morte para a vida.

Amém.

† Patriarca Caldeu Louis Raphael Sako

Últimas Notícias sobre “cristãos perseguidos”

Patriarca caldeu: “discriminação constante e incerteza” leva à emigração dos cristãos

julho 1st, 2019|Notícias|

O líder da Igreja Caldeia, o Cardeal Louis Raphael Sako, pediu que o governo iraquiano coloque em prática e cumpra as leis “que garantam a cristãos e outras minorias religiosas [...]

Governo da Eritreia fecha hospitais administrados pela Igreja Católica

junho 24th, 2019|Notícias|

Governo da Eritreia fecha hospitais administrados pela Igreja Católica e deixa 170 mil pessoas sem atendimento. Soldados do governo confiscaram os 21 centros de atendimento médico administrados pela Igreja Católica. [...]

Dia Internacional em Homenagem às Vítimas de Perseguição Religiosa é estabelecido pela ONU

junho 4th, 2019|Notícias|

A ONU estabeleceu o Dia Internacional em Homenagem às Vítimas de Perseguição Religiosa. A aprovação ocorreu no dia 28 de maio de 2019,  estabelecendo 22 de agosto como o Dia [...]

Load More Posts
SEJA UM BENFEITOR DA ACN