Palau

LIBERDADE RELIGIOSA NO MUNDO
RELATÓRIO 2023

POPULAÇÃO

22.442

ÁREA (km2)

459

PIB PER CAPITA

13.240 US$

ÍNDICE GINI

N/D

POPULAÇÃO

22.442

ÁREA (km2)

459

PIB PER CAPITA

13.240 US$

ÍNDICE GINI

N/D

Religiões

versão para impressão

Disposições legais em relação à liberdade religiosa e aplicação efetiva

Localizado a sudeste das Filipinas, Palau é um arquipélago com cerca de 250 ilhas que formam a cadeia ocidental das Ilhas Carolinas. Mais de metade da população vive no estado de Koror. Tendo pertencido anteriormente às Índias Orientais espanholas, as ilhas foram incorporadas num protetorado governado pelos Estados Unidos juntamente com outras ilhas do Pacífico, depois de tropas norte-americanas terem libertado Palau dos Japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. O país obteve total soberania em 1994 e estabeleceu um Pacto de Livre Associação1 com os EUA, mantendo estreitos laços econômicos, políticos e de segurança.

Segundo o artigo 4.º (n.º 1) da Constituição, o Governo não discrimina qualquer cidadão com base na religião ou crença. E não deve tomar quaisquer medidas para “recusar ou impedir a liberdade de consciência ou filosófica ou de crença religiosa de qualquer pessoa ou tomar quaisquer medidas para obrigar, proibir ou limitar o exercício da religião”.2

A Constituição proíbe a criação de uma religião estatal. Mas o Estado pode disponibilizar fundos para “escolas privadas ou paroquiais numa base justa e equitativa para fins não religiosos”.3

A população é majoritariamente cristã e o Catolicismo é a principal forma de Cristianismo. Algumas estimativas indicam que cerca de metade da população é católica. Outros grupos religiosos incluem a Igreja Evangélica e os Adventistas do Sétimo Dia.4

A fé modekngei só existe neste país e, segundo algumas fontes, é professada por cerca de 5,7% dos habitantes.5 Os seguidores combinam o Cristianismo com antigas crenças animistas de Palau. Muitos dos seguidores vivem na pequena vila de Ibobang e frequentam diariamente os serviços religiosos. A escola belua modekngei localiza-se nesta vila.

Há também pequenos grupos de muçulmanos, mórmons, testemunhas de Jeová, batistas e membros da Assembleia de Deus, bem como outros grupos religiosos. Os muçulmanos são sobretudo naturais do Bangladesh.6

Incidentes
e episódios relevantes

A Equipe do Ministério da Unidade Oceania da Força de Intervenção do Pacífico do Exército dos EUA passou alguns de meses no início de 2022 “a espalhar uma mensagem de fé, amor e unidade com o povo de Palau”.7 A visita envolveu encontros com os principais líderes de vários credos e funcionários governamentais, dando à equipa do Ministério da Unidade uma oportunidade de participar em atividades religiosas comunitárias, desde serviços religiosos a campos de jovens e serviços na capela prisional. A pequena população islâmica da ilha expressou especialmente o seu apreço pela visita.

A falta de ministros religiosos é evidente em Palau, onde os cultos religiosos cristãos são poucos e distantes. Em março de 2022, o capelão do exército australiano, Pe. Stephen Copland, visitou a capital de Palau, Koror, a fim de apoiar e envolver membros da comunidade, alguns dos quais tinham estado sem culto religioso durante meses. O Pe. Copland pôde também visitar certas ilhas remotas e exteriores, que são frequentemente negligenciadas. Isto foi especialmente benéfico para os residentes.8

Perspectivas para a
liberdade religiosa

O Governo e a sociedade de Palau respeitam em geral a liberdade religiosa, e as perspectivas para o futuro continuam positivas.

Notas e
Fontes

1 República de Palau, Pacto de Associação Livre, Embaixada dos EUA em Koror, https://pw.usembassy.gov/wp-content/uploads/sites/282/2017/05/rop_cofa.pdf (acessado em 18 de Junho de 2022).
2 Palau 1981 (rev. 1992), Constitute Project, https://www.constituteproject.org/constitution/Palau_1992?lang=en (acessado em 18 de Junho de 2022).
3 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, 2020 Report on International Religious Freedom, “Palau”, Departamento de Estado Norte-Americano, https://www.state.gov/reports/2020-report-on-international-religious-freedom/palau/ (acessado em 18 de Junho de 2022).
4 Central Intelligence Agency, “Palau”, The World Factbook, https://www.cia.gov/the-world-factbook/countries/palau/ (acessado em 18 de Junho de 2022).
5 Ibid.
6 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, op. cit.
7 1.º Tenente Philip Regina, “Task Force Oceania Chaplains Cross Oceans for Spiritual Connection”, Exército dos EUA, 5 de Abril de 2022, https://www.army.mil/article/250258/task_force_oceania_chaplains_cross_oceans_for_spiritual_connection (acessado em 18 de Junho de 2022).
8 Oficial de Aviação Lily Lancaster, “Palau pastoral care brings rewards”, Defesa do Governo Australiano, 24 de março de 2022, https://news.defence.gov.au/international/palau-pastoral-care-brings-rewards (acessado em 18 de Junho de 2022).

Lista de
Países

Clique em qualquer país do mapa
para ver seu relatório ou utilize o menu acima.

Religious Freedom Report [MAP] ( 2023 ) Placeholder
Religious Freedom Report [MAP] ( 2023 )
Perseguição religiosa Discriminação religiosa Sem registros
Perseguição religiosa
Discriminação religiosa
Sem registros

ou somos irmãos, ou todos perdemos

Como seres humanos, temos tantas coisas em comum que podemos conviver acolhendo as diferenças com a alegria de ser irmãos. Que uma pequena diferença, ou uma diferença substancial como a religiosa, não obscureça a grande unidade de ser irmãos. Vamos escolher o caminho da fraternidade. Porque ou somos irmãos, ou todos perdemos.

Papa Francisco

Relatório Anterior

Para pesquisa, análise e comparativo, veja também as informações e números do último Relatório a respeito deste país.