Micronésia

LIBERDADE RELIGIOSA NO MUNDO
RELATÓRIO 2023

POPULAÇÃO

107.774

ÁREA (km2)

702

PIB PER CAPITA

3.299 US$

ÍNDICE GINI

40.1

POPULAÇÃO

107.774

ÁREA (km2)

702

PIB PER CAPITA

3.299 US$

ÍNDICE GINI

40.1

Religiões

versão para impressão

Disposições legais em relação à liberdade religiosa e aplicação efetiva

Os Estados Federais da Micronésia encontram-se nas Ilhas Carolinas leste, um arquipélago bastante disperso no Oceano Pacífico. Os quatro grupos de ilhas a leste localizam-se a cerca de três quartos do caminho do Havaí até à Indonésia.

A Constituição da Micronésia (artigo 4.º, declaração de direitos)1 inclui o direito à liberdade religiosa e ao seu livre exercício. Esta disposição exclui a possibilidade de ser estabelecida uma religião estatal e também proíbe expressamente qualquer lei que restrinja a liberdade religiosa. O artigo 5.º (n.º 2) da Constituição protege igualmente as tradições do país por lei e, se a constitucionalidade de qualquer lei fosse contestada, a proteção das tradições “seria considerada um objetivo social imperioso que justificasse tal ação governamental”.

Os grupos religiosos não são obrigados a registrar-se junto das autoridades estatais.2 As escolas públicas não disponibilizam educação religiosa, mas as escolas privadas podem ensinar religião para além do currículo público aprovado.3 O Governo pode prestar assistência às escolas paroquiais (artigo 4.º, n.º 2).

Existe um conselho interconfessional em Pohnpei para abordar problemas sociais e promover a cooperação oficial entre comunidades cristãs.
Não há indícios de que o Governo central procure políticas ou permita práticas contrárias às salvaguardas constitucionais relativamente à liberdade religiosa. Os eventos oficiais começam frequentemente com uma oração cristã realizada por um sacerdote católico ou protestante.4 Não tem havido objeções significativas a esta prática.

Incidentes
e episódios relevantes

No período em análise, a comunidade muçulmana ahmadi estabeleceu um centro comunitário em Pohnpei sem enfrentar qualquer discriminação.5 Apesar disso, houve relatos de que uma pequena comunidade ahmadi enfrentou alguma discriminação e vandalismo.6

Embora os micronésios possam viver e trabalhar nos Estados Unidos ao abrigo do Pacto de Livre Associação entre os dois países, também enfrentam racismo e os líderes religiosos falam quando estes incidentes ocorrem.7 Parece que os micronésios só podem contar com a Igreja Católica para os defender contra o abuso da discriminação no exterior nas suas proximidades. No dia 5 de abril de 2021, o tiroteio e morte de Iremamber Sykap, um micronésio de 16 anos de idade, no Havaí, foi seguido de comentários de ódio nas redes sociais. Um sacerdote católico de ascendência micronésia, o Pe. Romple Emwalu, demasiado desconfortável para repetir a linguagem precisa de um comentário, declarou simplesmente que “foi realmente mau e não o quero dizer como padre […]. Mas, foi do estilo: ‘os Micronésios são sujos'”.8 Um ano após o tiroteio, os jovens micronésios continuam a experimentar o discurso do ódio e o bullying, particularmente nas escolas públicas havaianas, o que levou a taxas de frequência e de graduação mais baixas.9

Perspectivas para a
liberdade religiosa

A liberdade religiosa é constitucionalmente protegida na Micronésia, e o Governo reconhece a importância deste direito. À exceção de incidentes relativamente menores, as perspectivas para a liberdade religiosa na Micronésia permanecem fortes e encorajadoras, com os grupos religiosos demonstrando em grande parte um forte empenho na coexistência pacífica. Os problemas “importados”, contudo, devem ser mantidos sob controle. Discriminação e discurso de ódio contra jovens micronésios no Havaí são suscetíveis de provocar tensões no futuro, e não só os sacerdotes católicos, mas também as autoridades civis deveriam agir sobre este tratamento.

Notas e
Fontes

1 Micronesia (Federated States of) 1978 (rev. 1990), Constitute Project, https://www.constituteproject.org/constitution/Micronesia_1990?lang=en (acessado em 18 de Junho de 2022).
2 Gabinete para a Liberdade Religiosa Internacional, 2020 Report on International Religious Freedom, Estados Federados da Micronésia, Departamento de Estado Norte-Americano, 12 de maio de 2021, https://www.state.gov/reports/2020-report-on-international-religious-freedom/micronesia/ (acessado em 18 de Junho de 2022).
3 Ibid.
4 Ibid.
5 Ibid.
6 Freedom House, “Freedom in the World 2021, Micronesia”, https://freedomhouse.org/country/micronesia/freedom-world/2021 (acessado em 18 de Junho de 2022).
7 “Micronesians in Hawai’i: Compacts of Free Association (COFA)”, Universidade do Hawai na Biblioteca Manoa, https://guides.library.manoa.hawaii.edu/c.php?g=105631&p=686651 (acessado em 18 de Junho de 2022).
8 Sinco Kelleher, Jennifer, “Police shooting highlights anti-Micronesian racism in Hawaii”, Crux, 9 de maio de 2021, https://cruxnow.com/church-in-oceania/2021/05/police-shooting-highlights-anti-micronesian-racism-in-hawaii (acessado em 18 de Junho de 2022).
9 Harlow, Casey, “New research highlights racial inequities faced by Micronesian students in Hawai’i schools”, Hawai’i Public Radio, 9 de maio de 2022, https://www.hawaiipublicradio.org/local-news/2022-05-09/research-racial-inequities-faced-by-micronesian-students-in-hawaii-schools (acessado em 18 de Junho de 2022).

Lista de
Países

Clique em qualquer país do mapa
para ver seu relatório ou utilize o menu acima.

Religious Freedom Report [MAP] ( 2023 ) Placeholder
Religious Freedom Report [MAP] ( 2023 )
Perseguição religiosa Discriminação religiosa Sem registros
Perseguição religiosa
Discriminação religiosa
Sem registros

ou somos irmãos, ou todos perdemos

Como seres humanos, temos tantas coisas em comum que podemos conviver acolhendo as diferenças com a alegria de ser irmãos. Que uma pequena diferença, ou uma diferença substancial como a religiosa, não obscureça a grande unidade de ser irmãos. Vamos escolher o caminho da fraternidade. Porque ou somos irmãos, ou todos perdemos.

Papa Francisco

Relatório Anterior

Para pesquisa, análise e comparativo, veja também as informações e números do último Relatório a respeito deste país.