O Convento Carmelita de São José foi estabelecido em 1963; apenas alguns anos após a fundação da Diocese de Nueve de Julio, na província de Buenos Aires, Argentina. Como uma congregação contemplativa, seu apostolado baseia-se na oração. Elas oram sobretudo pelas vocações, pelos sacerdotes e para que o bispo tenha apoio em seu trabalho. Sua missão foi descrita pela Carmelita Santa Teresa de Lisieux, que escreveu: “No coração da Igreja, eu serei o amor”. O Padre Werenfried van Straaten, fundador da ACN, sempre foi um entusiasta apoiador das irmãs religiosas contemplativas. Ele também formulou uma bela imagem para descrever o seu estilo de vida:

“Neve pura, alta nas montanhas do amor de Deus. Neve que derrete, desaparece e é aparentemente inútil. Mas veja! Os riachos delgados correm para baixo, crescendo mais amplamente, se juntando em torrentes impetuosas, formando cachoeiras que possibilitam a construção de usinas hidroelétricas, que movimentam máquinas, fábricas e indústrias inteiras. Elas produzem oceanos de luz e fluem para a frente, transformando planícies secas em prados férteis, enfeitando um mundo cinzento com árvores, plantas, campos de milho, flores, frutas e beleza e trazendo navios para terras distantes, carregados de alimentos e tudo mais que é necessário para uma vida humana com dignidade… “

E assim, a vida contemplativa de oração não é, de modo algum, um “luxo” desnecessário, mas ao contrário dá bons frutos para a Igreja e para o mundo.

Além disso, a espiritualidade carmelita é fonte de inspiração para muitos leigos. Tal espiritualidade está longe de permanecer confinada atrás dos muros do convento. Aqui na cidade de Nueve de Julio, como também em muitos outros lugares ao redor do mundo, o convento deu origem a uma comunidade leiga; conforme inspiração dos fundadores carmelitas, Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz. Os leigos que constituem a comunidade se esforçam para traduzir o espírito carmelita em suas próprias vidas.

Elas precisam de ajuda

O convento carmelita é, em certo sentido, o coração espiritual da diocese; mas, ao mesmo tempo, não é fácil para as irmãs se sustentar. Devido a sua vida contemplativa em clausura rigorosa, elas tem apenas meios muito limitados para se sustentar. Ademais, a maioria das irmãs já são idosas. Desse modo, convento depende do apoio externo para o seu sustento. Porém, os próprios fiéis católicos da região têm muito pouco. A diocese cobre uma área em grande parte rural e as próprias paróquias também dependem parcialmente das contribuições dos fiéis.

O apostolado das irmãs é muito querido pelo Bispo Ariel Edgardo Torrado Mosconi. Ele pediu, então, apoio da ACN, que se comprometeu em ajudar no sustento das carmelitas.

Últimas notícias

Deixe um comentário