A ACN ajuda noviças na Ucrânia. Lá, a Congregação das Servas do Senhor e da Virgem de Matara  tem sido abençoada com muitas vocações. No momento acontece a formação de treze noviças, com o intuito de consagrar suas vidas para Deus. Elas pertencem à diocese de Ivano-Frankivsk e a maioria não tem mais de vinte anos.

Rotina de formação das noviças

As Irmãs da congregação acompanham jovens, organizam retiros, dão formação catequética e, por fim, cuidam de órfãos, doentes e idosos, os quais normalmente vivem em grande necessidade na Ucrânia.

No verão as jovens noviças ajudam a organizar acampamentos de férias para crianças e jovens, dando a eles a oportunidade de um tempo para si, mas também para aprofundar sua fé e entendimento de Deus. Para estas jovens Irmãs isto também é um bom exercício de catequese.

Em 2018, algumas delas viajaram com um grupo de cerca de 50 jovens para fazer parte de um encontro na Itália. Apesar de a jornada de ônibus ter sido longa e cansativa, foi inspiradora e muito rica. Irmã Maria Christiana, a mestra de noviças, lembra: “Eu nunca vi jovens tão entusiasmados com a verdade e a experiência de comunidade”.

Peregrinações e muita fé

As irmãs também organizam peregrinações ao santuário de Krylos, na Ucrânia, na própria diocese de Ivano-Frankivsk. Durante a peregrinação, uma caminhada de mais ou menos 25 km, elas rezam e cantam. Além disso as irmãs também estão disponíveis para aconselhamento. Nesses momentos os jovens podem se abrir e falar sobre a fé cristã ou sobre seus próprios problemas pessoais. Como resultado, em 2018 aproximadamente 400 jovens foram atendidos.

A ACN ajuda noviças na Ucrânia regulamente e, no mundo todo, mais de 11 mil religiosas são apoiadas pela Fundação Pontifícia. Com a colaboração de seus benfeitores a ACN deseja fazer ainda mais por essas mulheres extraordinárias.

Últimas notícias

Deixe um comentário