Dom Bashar Matti Warda (Arcebispo Caldeu de Erbil)

Os cristãos do Iraque sofreram um duro golpe no dia 6 de agosto de 2014, quando extremistas do grupo Estado Islâmico (EI) invadiram e tomaram os assentamentos cristãos da Planície de Nínive, ao norte de Mosul. Cerca de 120 mil cristãos tiveram de fugir durante a noite. Muitos deles encontraram refúgio em torno da cidade curda de Erbil. Nos três anos seguintes, o arcebispo católico caldeu de Erbil, Dom Bashar Matti Warda, foi um dos pilares na manutenção e apoio da comunidade.

Em outubro de 2016, as forças iraquianas e seus aliados conseguiram recuperar os territórios e dezenas de milhares de cristãos deslocados retornaram às ruínas de suas cidades natais. Outros decidiram ficar em Erbil, ou emigrar para fora do país. A Fundação Pontifícia ACN iniciou um apoio significativo para a reconstrução das casas. Cinco anos após a invasão da Planície de Nínive, a ACN entrevista Dom Bashar Matti Warda – uma testemunha ocular de todos esses eventos – sobre as consequências para os cristãos no Iraque, mas também para todo o Oriente Médio e para os países ocidentais.

Após cinco anos de Calvário, qual foi a lição que ficou dos ataques do grupo EI?

Quando um povo não tem mais nada a perder, em certo sentido é muito libertador, e a partir dessa posição de clareza e coragem recém-descoberta, que posso falar em nome do meu povo e dizer a verdade. Mas eu gostaria de comentar que somos um povo que suportou a perseguição com paciência e fé por 1.400 anos, confrontando uma luta existencial, nossa luta final no Iraque. A causa mais imediata é o ataque do grupo EI, que levou em uma única noite, ao deslocamento de mais de 125 mil cristãos no Iraque e nos deixou sem abrigo e refúgio, sem trabalho ou propriedades, sem igrejas e mosteiros, sem a capacidade de viver as coisas normais da vida e que nos dão dignidade: visitar familiares, celebrar casamentos e nascimentos, partilhar de alegrias e tristezas.

Nossos atormentadores confiscaram nosso presente enquanto procuravam destruir nossa história e nosso futuro. Esta foi uma situação excepcional, mas não isolada. Faz parte do ciclo recorrente de violência no Oriente Médio, há mais de 1.400 anos.

Então, de fato, a invasão do grupo EI foi apenas a “ponta do iceberg”?

Com cada ciclo sucessivo, o número de cristãos no Iraque cai, até hoje estamos no ponto de extinção. Argumente como quiser, mas a extinção está chegando, e então o que alguém dirá? Que fomos extintos por desastre natural ou migração suave? Que os ataques do grupo EI foram inesperados e fomos pegos de surpresa? Isso é o que a mídia dirá. Ou a verdade surgirá após o nosso desaparecimento: que fomos persistentemente e firmemente eliminados ao longo de 1.400 anos por um sistema de crenças que permitiu ciclos regulares e recorrentes de violência contra nós, como o genocídio otomano de 1916-1922.

Mas, durante esses 1.400 anos de opressão cristã, houve períodos de tolerância muçulmana como uma alternativa à violência e à perseguição?

Não se pode negar a existência de tempos de tolerância relativa. Sob al Rashid, a Casa da Sabedoria, a grande biblioteca, foi fundada em Bagdá. Houve uma época de relativa prosperidade, enquanto a erudição cristã e judaica eram valorizadas, e o florescimento da ciência, da matemática e da medicina era possível graças aos estudiosos cristãos nestorianos que traduziam textos gregos, já antigos no século IX.

Nossos ancestrais cristãos compartilharam com os muçulmanos árabes uma profunda tradição de pensamento e filosofia e se engajaram com eles em um diálogo respeitoso a partir do século VIII. A Idade do Ouro Árabe, como observou o historiador Philip Jenkins, foi construída com base na erudição caldeia e siríaca, a bolsa de estudos cristã. A imposição da lei da Sharia viu o declínio do grande aprendizado e o fim da “Idade de Ouro” da cultura árabe. Um estilo de diálogo acadêmico se desenvolveu e só poderia ocorrer porque uma sucessão de califas tolerava as minorias. Quando a tolerância terminou, também findou a cultura e a riqueza que fluíam dela.

Então você diria que a coexistência pacífica é possível e a tolerância é a chave para o desenvolvimento dos povos?

Exatamente. Mas esses momentos de tolerância têm sido uma experiência unidirecional: os governantes islâmicos decidem, de acordo com seu próprio julgamento e capricho, se os cristãos e outros não-muçulmanos devem ser tolerados e até que ponto. Não é e nunca foi uma questão de igualdade. Fundamentalmente, aos olhos do Islã, os cristãos não são iguais. Não devemos ser tratados como iguais; devemos apenas ser tolerados ou não tolerados, dependendo da intensidade do espírito jihadista predominante. Sim, a raiz de tudo isso são os ensinamentos da Jihad, a justificativa para atos de violência.

Muitos cristãos do Iraque estão voltando para suas aldeias novamente. A situação está melhorando agora? Como é a vida dos cristãos e outras minorias?

Ainda há grupos extremistas, crescendo em número, afirmando que matar cristãos e yazidis ajuda a espalhar o Islã. Ao aderir estritamente aos ensinamentos do Alcorão, eles prescrevem o status Dhimmi (cidadania de segunda classe) para as minorias, permitindo o confisco de propriedade e a imposição do imposto islâmico jizya. Mas não é só isso. Se você fosse cristão no Iraque ou em outro lugar no Oriente Médio, nunca aceitaria por um momento a sombra sob a qual nós, iraquianos, vivemos – e sob a qual vivemos por séculos. Pela constituição do meu país somos cidadãos menores, vivemos a critério de nossos superiores autonomeados. Nossa humanidade não nos dá direitos.

Nos países ocidentais, você é igual perante a lei. Este princípio básico da vida europeia e americana é uma fundação da ordem cívica cristã, na qual somos todos crianças sob um Deus amoroso, criado à Sua imagem e semelhança, que nos dá toda a dignidade e nos impõe respeito mútuo. A segurança cívica surge de uma visão de mundo que valoriza cada ser humano individualmente não por sua posição ou função, mas simplesmente porque são humanos. Essa visão tem sido o grande presente da tradição judaico-cristã.

Reconstruir a sociedade civil significa reconstruí-la para todos. Todo mundo tem um lugar e todo mundo tem a chance de prosperar. A verdade é que há uma crise fundamental dentro do próprio Islã, e se esta crise não é reconhecida, endereçada e fixada, então não pode haver futuro para a sociedade civil no Oriente Médio, ou mesmo em qualquer lugar onde o Islã se revela uma nação anfitriã.

Há informações de que a brutalidade e a violência do grupo EI também mudaram o mundo islâmico. O que o senhor acha?

Claramente, o grupo EI chocou a consciência do mundo, mas também mexeu com a consciência da maioria islâmica. A questão agora é se o Islã continuará ou não em uma trajetória política, na qual a Sharia será a base para o direito civil e de todos os aspectos da vida, ou se um movimento cívico e tolerante se desenvolverá. A derrota do grupo EI não significa o fim da ideia do restabelecimento do califado. Isso despertou novamente e agora está firmemente implantado em mentes em todo o mundo muçulmano. E com essa ideia do Califado, surgem todas as estruturas históricas formais de desigualdade intencional e discriminação contra os não-muçulmanos. Eu falo aqui não só do Iraque. Vemos líderes em outros países do Oriente Médio que estão agindo de maneira consistente com o restabelecimento do califado.

Como o senhor acha que o Ocidente reagirá a isso?

Esta é uma questão crucial e as minorias religiosas do Oriente Médio querem saber a resposta. O Ocidente continuará a tolerar esta perseguição interminável e organizada contra nós? Quando a próxima onda de violência começar a nos atingir, alguém do Ocidente realizará manifestações e mostrará sinais de que “somos todos cristãos”? E sim, eu digo, a “próxima onda de violência”, pois isso é simplesmente o resultado natural de um sistema governamental que prega a desigualdade e justifica a perseguição. A equação não é complicada. Um grupo é ensinado que eles são superiores e legalmente autorizados a tratar os outros como seres humanos inferiores com base unicamente em sua fé e práticas religiosas. Esse ensinamento inevitavelmente leva à violência contra qualquer “inferior” que se recuse a mudar sua fé. E aí está – a história dos cristãos no Oriente Médio pelos últimos 1.400 anos.

Mas qual seria a solução? Como vamos construir um futuro melhor?

Essa mudança deve ocorrer com o trabalho consciente do próprio mundo muçulmano. Vemos pequenos inícios desse reconhecimento no Egito, na Jordânia, na Ásia e até mesmo na Arábia Saudita. Certamente ainda há muito a ser visto e do quanto há de sinceridade real nisso.

O cristianismo no Oriente Médio é uma missão profética?

O meu é um papel missionário: dar testemunho diário dos ensinamentos de Cristo, mostrar a verdade de Cristo e proporcionar um exemplo vivo aos nossos vizinhos muçulmanos de um caminho para um mundo de perdão, de humildade, de amor e de paz. E para que não haja confusão, deixo claro que não estou falando de conversão. Em vez disso, estou falando da verdade fundamental do perdão que nós cristãos no Iraque podemos compartilhar, e compartilhamos de uma posição de clareza moral historicamente única.

Nós perdoamos aqueles que nos assassinaram, que nos torturaram, que nos estupraram, que procuraram destruir tudo sobre nós. Nós os perdoamos. Em nome de Cristo, nós os perdoamos. E assim dizemos aos nossos vizinhos muçulmanos, aprendam isso de nós. Deixem-nos ajudá-los a se curar. Suas feridas são tão profundas quanto as nossas. Nós sabemos disso. Nós oramos pela sua cura. Vamos curar nosso país ferido e torturado juntos.

E sobre a nossa sociedade secular ocidental, de acordo com a sua opinião, qual seria a nossa tarefa?

Nós pedimos que a sociedade ocidental considere nossa situação de verdade, como ela realmente existe, e não em tentativas esticadas de relativismo histórico, que diminui, ou mais honestamente, insulta a realidade de nosso sofrimento e assim nos rouba da dignidade de nossa fé contínua. O coração da luta é entender a natureza da batalha. O Ocidente terá que se perguntar: até quando uma sociedade moderada e decente pode sobreviver sem a influência das instituições cristãs? Até quando a tradição existe depois que a fé morreu? O que fluirá para o vácuo?

O papel que as comunidades cristãs desempenham ou desempenharam nas sociedades islâmicas tem sido negligenciado. É uma parte importante da formação da sociedade civil na maior parte do mundo. Ela precisa ser destacada porque a situação no Iraque tem sido mal interpretada pelos tomadores de decisão ocidentais. Não há razão para acreditar que eles não interpretem mal os mesmos sinais e presságios em seus próprios países. O Ocidente acha que está muito longe do caos do Iraque? Deixe-me informar: são apenas seis horas de distância.

Falando sobre tomadores de decisão, qual seria o papel dos políticos?

Pedimos a eles que apoiem os esforços para garantir tratamento igual para todas as minorias no Iraque e em outros lugares. Oramos para que os políticos encontrem em si mesmos a humildade de reconhecer que suas teorias, que nas últimas décadas se tornaram nossa horrível realidade, têm sido quase universalmente erradas, baseadas em avaliações fundamentalmente errôneas do povo e da situação do Iraque. E nessas políticas equivocadas, debatidas na mídia como pontos de discussão intelectuais partidárias, centenas de milhares de pessoas inocentes morreram. Um país inteiro foi destruído e deixado para os chacais.

Todo esse horror começou com a política, e nós imploramos àqueles que continuam a ter acesso à política do seu país, lembrando-se diariamente de que suas avaliações políticas e de seus aliados têm consequências para a vida ou a morte. Por favor, ande humildemente e tenha certeza que você realmente entende as pessoas sobre as quais você está passando sentença. Entender o que aconteceu no Iraque significa ser sincero sobre a natureza e o propósito da ordem civil cristã. Significa ser sincero sobre a natureza e o propósito das leis do Islã. Significa ser sincero sobre o que acontece quando esses dois se reúnem em um só lugar. Eu aprecio que este é um assunto desconfortável para discutir no conforto de um país pacífico. Mas para os cristãos do Iraque isso não é assunto abstrato.

Estamos enfrentando o fim dos cristãos no Iraque?

Poderia ser. Nós reconhecemos isso. O cristianismo no Iraque, uma das igrejas mais antigas, está perigosamente perto da extinção. Nos anos anteriores a 2003, chegamos a um milhão e meio de pessoas: 6% da população do Iraque. Hoje, talvez haja apenas 250 mil de nós. Aqueles de nós que permanecem devem estar prontos para enfrentar o martírio. No final, o mundo inteiro enfrenta um momento de verdade. Será que um povo pacífico e inocente poderá ser perseguido e eliminado por causa de sua fé? E, para não querer falar a verdade aos perseguidores, o mundo será cúmplice de nossa eliminação? O mundo deve entender, em nosso caminho para a extinção, que não iremos mais tranquilamente. A partir deste ponto, falaremos a verdade e viveremos a verdade, abraçando plenamente nosso testemunho e missão cristãos, para que, se algum dia chegarmos ao fim, ninguém seja capaz de dizer: como isso aconteceu?

Nós cristãos somos um povo de esperança. Mas encarar o fim também nos traz clareza e, com isso, a coragem de finalmente falar a verdade. Nossa esperança de permanecer em nossa antiga terra natal agora depende da capacidade de nós mesmos, de nossos opressores e do mundo reconhecer essas verdades. Violência e discriminação contra os inocentes devem terminar. Aqueles que ensinam devem parar. Nós, cristãos no Iraque, que enfrentamos 1.400 anos de perseguição, violência e genocídio, estamos preparados para falar e testemunhar ao mundo, seja qual for a consequência.

Últimas notícias

Deixe um comentário