A revelação cristã nos ensina que podemos descobrir a presença de Deus de muitos modos: através das obras de sua criação, através da sua Palavra presente nas Escrituras, na vida da Igreja, como particularmente através do amor fraterno.

Sou em muito grato pelo que, desde a minha infância, me ensinaram a contemplar nas obras da criação e no amor aos irmãos a presença escondida do Deus que nos ama e quer ser amado. Infelizmente não poucos perderam a capacidade de ver, de sentir, de contemplar e de descobrir o imenso amor de Deus presente na diversidade de suas obras e na presença dos irmãos. Sem dúvida, a perda da capacidade de contemplar e de se encontrar com Deus na criação e no amor fraterno é uma das graves enfermidades de nosso tempo.

Encanta-me apreciar o belo de Deus presente na diversidade que explode em vida. Emociono-me ao ver o cuidado com que os animais cuidam de sua prole, do esmero e da doação com que os pássaros constroem seus ninhos, aquecem os seus ovos e se doam na criação de seus filhotes e me pergunto: Por que nós, os humanos, por vezes somos tão pobres em nosso amor e compromisso fraterno?

Pelas Escrituras sabemos que entre as criaturas o ser humano é a que mais recebeu e recebe o amor de Deus como suas obras primas. Somente nós fomos chamados por Deus para partilhar da plenitude de sua vida divina como imagens e semelhança Dele que somos. Deus de tal modo se enamorou e se apaixonou por nós que quis nos abraçar em nossa própria humanidade na Pessoa de Jesus, seu Filho amado, que se tornou um de nós, viveu nossa vida e se sacrificou até a morte para nos salvar, ressuscitando ao terceiro dia.

Como não amarmos esse Deus? Se esse foi o valor dado por Deus a cada pessoa humana, como não reconhecermos Deus na criação e nos irmãos? O amor a Deus e o amor aos irmãos, particularmente o amor aos irmãos mais pequeninos e necessitados, deve ser o nosso compromisso maior de cristãos.

Encontramo-nos novamente no mês da Bíblia. Mas a Bíblia não existe apenas para ser lida e apreciada, mas, acima de tudo, para ser acolhida e amada, tornando-se o alimento indispensável em nossa caminhada. É e sempre será na soma de nossa vida com a Palavra de Deus acrescida da vivência dos sacramentos, particularmente da Eucaristia e do amor aos irmãos, que nos transformaremos sempre mais em verdadeiros filhos de Deus e discípulos missionários de Cristo.

Que o bom Deus Pai na Pessoa de Jesus pela ação do seu Espírito Santo nos ensine a acolher a Bíblia e a viver o amor entre irmãos. Se realmente professamos que Jesus é o nosso Mestre, Senhor e Salvador, temos o dever de levar mais a sério o seu último pedido antes de sua volta ao Pai. “Ide e levai a minha Boa Nova a todos os povos” Mt 28,19s.

Padre Evaristo Debiasi
Assistente Eclesiástico Nacional

Últimas notícias

2 Comentários

  1. ROSANA GARCIA 10 de março de 2015 at 22:31 - Responder

    A SAGRADA ESCRITURA E A PORTA QUE SE ABRE PARA CONVERSAR COM DEUS UM DEUS VIVO ENTRE NOS ABRIMOS OS CORAÇOES POR AMOR EM JESUS QUE SE FEZ CARNE E ABITOU ENTRE NOS NASCENDO VIVENDO E MORRENDO PARA NOS SALVAR O QUE DIRIA NOS DE UM AMOR TAO GRANDE SERA QUE TEMOS PALAVRAS PARA EXPRESSAR O AMOR DE DEUS.SERA QUE CALAR SERIA MELHOR OU DIZER MUITAS E MUITAS VEZES OBRIGADO SENHOR POR TANTO AMOR E CARINHO HJ POSSO DIZER JESUS EU TE AMO NA PESSOA DO MEU IRMAO DERRAMA TEU ESPIRITO SOBRE MIN MUITO MAIS QUE EU IMAGINE OU POSSA PEDIR PARA ASSIM PARTILHAR COM MEU IRMAO E AMIGO AS MARAVILHAS DE UM DEUS AMOR.

  2. ANASTÁCIA GARCIA GOUVÊA 9 de setembro de 2014 at 23:47 - Responder

    VOCAÇÃO ! FELIZ DAQUELE QUE ASSUME SEU BATISMO. E VIVE NO TEMOR DE DEUS. ESSE CAMINHA ‘A LUZ DA PALAVRA QUE GERA A VIDA, POIS JESUS A PALAVRA QUE SE FEZ CARNE, SE TORNOU UM DE NÓS E SE FEZ NOSSO ALIMENTO. ABRAMOS NOSSO CORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO, ELE NOS CONVENCERA DA VERDADE QUE LIBERTA E DA A VIDA, E VIDA EM PLENITUDE!

Deixe um comentário