Ajuda para reformar um convento em Utena para incluir um centro de evangelização para jovens.

Há cinco anos, as Irmãs da Divina Providência estabeleceram um convento na cidade de Utena, um centro industrial regional no nordeste do país, que tem várias escolas e universidades e, consequentemente, uma grande população de jovens. Há duas paróquias católicas aqui, que oferecem uma variedade de atividades para jovens. Mas, apesar disso, as irmãs se entristeceram ao descobrir que muitos jovens ainda veem Deus como alguém que, acima de tudo, espiona e castiga e nunca chegou a conhecê-Lo como um Pai amoroso que perdoa, oferece esperança e ama as pessoas como elas são. Elas também descobriram que muitos católicos, que tinham ouvido algo da mensagem do Evangelho através de batismos, comunhões, casamentos ou funerais, ainda estavam lutando para responder a perguntas básicas como estas: “Todas as igrejas são iguais? “A religião católica pode realmente ser reconciliada com as descobertas da ciência e da vida moderna?” As irmãs foram frequentemente confrontadas com declarações como: “Eu creio que Jesus era um homem bom e sábio, mas eu não acredito que ele era Deus.”

Assim, durante seis meses, as irmãs entraram nas escolas para ajudar os jovens a encontrar respostas a essas perguntas. Esse programa foi tão bem recebido que as irmãs começaram a perceber que a tremenda demanda por respostas era um sinal de Deus, e assim decidiram estabelecer um centro de evangelização em seu convento. Isso também está inteiramente no espírito de sua fundadora, Marija Rusteikaitë, que disse: “o Espírito de Deus nos encoraja a nos tornarmos instrumentos do amor salvífico de Deus, especialmente ajudando as pessoas a encontrar Deus em suas próprias vidas”. Motivação que enviou as irmãs para as cidades.

Agora elas querem dar a oportunidade aos jovens e aos jovens adultos de passar algum tempo, mesmo alguns dias, nesse centro de evangelização, participando de dias de recolhimento e outros eventos parecidos. Elas precisam ser capazes de acomodar grupos de até 20 jovens ao mesmo tempo. Serão realizados exercícios espirituais, palestras e debates em torno da Teologia do Corpo de São João Paulo II, encontros de fim de semana parao discernimento vocacional, aconselhamento individual e acompanhamento de jovens e adultos e programas para mulheres traumatizadas pelo aborto. O Santíssimo Sacramento será exposto na capela durante todo esse tempo e as irmãs e os jovens se revezam em adoração. Também estará aberto a todos os católicos de fora.

Para esse fim, será necessário algum trabalho de adaptação e extensão ao convento. A ACN prometeu ajudar contando sempre com seus benfeitores.

Últimas notícias

Deixe um comentário