versão para impressão

Um pedido de emergência para salvar vidas na África.

26 de junho de 2020

A ACN precisa da sua ajuda para atender um pedido de emergência na África, em um dos países mais sofridos do mundo: a República Democrática do Congo, na África. O país está entre as nações com os piores índices de mortalidade infantil e subnutrição. Quase metade das crianças com menos de 5 anos é subnutrida. Isso ficou ainda pior neste momento em que o mundo enfrenta a pandemia do novo coronavírus.

O país também sofre com o ebola, uma enfermidade que tem um índice de mortalidade 10 vezes maior que a Covid-19. Os que têm menos recursos precisam ainda mais da ajuda da ACN. A República Democrática do Congo também enfrenta desde a década de 90 o que é chamado de conflito mais sangrento desde a Segunda Guerra Mundial.

É precisamente neste país que 174 religiosas africanas doam suas vidas pelo seu povo. Elas são da Congregação Filhas da Ressurreição (cujo cofundador foi o Padre Werenfried) e resistem às guerras, tendo já perdido casas – que foram incendiadas – e irmãs: dez religiosas foram brutalmente assassinadas com facões durante os conflitos. As outras apenas conseguiram salvar suas vidas chegando a ficar até 2 meses escondidas nas florestas.

Diariamente chegam crianças subnutridas que fogem da guerra

Recentemente, em maio deste ano, uma forte chuva deixou mais de 57.000 pessoas sem abrigo ou comida na região de Bukavu, onde as irmãs vivem. No entanto, as religiosas permanecem lá. Ajudando como podem. É neste contexto que hoje precisamos urgentemente da sua ajuda. Elas salvam crianças e adultos da fome todos os dias. Também diariamente chegam crianças subnutridas vindas de zonas de guerras. Como algumas irmãs são também enfermeiras, cuidam dos doentes que as procuram. Além disso, elas mantêm um centro educacional para oferecer a chance de um futuro melhor para as crianças.

As irmãs tentam se manter. Quando não estão rezando, no trabalho pastoral ou social, elas estão com as mãos na enxada, trabalhando para seu próprio sustento e também para atender e ensinar o povo. Elas têm sua horta e um galinheiro, mas ainda assim muitas vezes lhes falta o básico. Elas pediram ajuda à ACN para que possam continuar sua missão: “tentamos nos virar, mas muitas vezes a miséria ultrapassa nossos dons.”

Um pedido de emergência na África

Com 330 reais a ACN pode manter uma dessas irmãs por mais um mês. Faça hoje, se possível, sua doação clicando aqui! A história da ACN é uma prova de que, quando as pessoas doam com amor, verdadeiros milagres acontecem.

Uma das missões mais importantes da ACN é justamente ajudar aqueles que já não têm mais a quem pedir. É um pedido urgente. O mundo passa por muitas dificuldades, mas é no amor que estamos sendo testados agora. Em cada criança ajudada pelas irmãs, é também Jesus questionando e, ao mesmo tempo, oferecendo a oportunidade de amá-Lo. É um pequeno gesto que fará grandes realizações!

Assista também o testemunho da Irmã Ana Maria, da Congregação das Filhas da Ressurreição, falando sobre como a ACN tem sido fundamental para a congregação desde o início. Clique aqui e assista pelo canal da ACN no Youtube.

Leave A Comment