versão para impressão

Evangelizar e salvar

16 de outubro de 2020

“Tive quatro relacionamentos abusivos. Fiquei sozinha com três filhos e grávida do quarto. Cheguei ao fundo do poço. Pensei em abortar, pesquisei na internet como fazer… Eu estava desesperada, mas tive medo e desisti.

Um dia, uma mulher se mudou para a quitinete do lado, eu vi um monte de freiras numa Kombi ajudando na mudança. Eu nunca tinha visto uma freira. Conversei com essa mulher e contei o que eu estava passando. Ela me falou do Lar Renascer e que ela estava voltando de lá. Eu duvidei, não podia acreditar que havia uma casa que acolhia mulheres grávidas, amparava no parto, até que se estruturasse, além de oferecer assistência espiritual. Procurei o Lar quando estava com cinco meses de gestação.

Fui então morar no Lar com meus filhos. Minha vida mudou completamente a partir daí. Passei a ter vontade de viver, aceitei a gravidez e espero minha filha com muito amor. Tenho planos para o futuro, vou fazer um curso na área de cabeleireiro e estética. Antes de vir para cá, não havia esperança no meu coração. Hoje, depois de tudo o que eu vivi, ninguém me segura mais!”

Suelaine dos Santos, 25 anos

Este é o relato de Suelaine, uma das mulheres ajudadas pelas Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo , uma congregação que nasceu no Brasil com o carisma de “contemplar para evangelizar”.

Um belo trabalho de evangelização e assistência

As irmãs possuem uma casa chamada “Lar Renascer”, em sua comunidade de Joinville, Santa Catarina. Lá, elas recebem mulheres que geralmente vêm da prostituição, do vício das drogas e de diversas realidades bem precárias. Mulheres que engravidaram mas, por conta do desespero, pensaram em abortar seus filhos.

“Elas são cuidadas durante todo o período de gestação. Quando a criança nasce, elas continuam no Lar por um tempo até que consigam tocar suas vidas. Fazemos tudo para que essas mulheres se levantem outra vez. Além da parte social, elas são orientadas espiritualmente”, conta a Irmã Daiane Lopes.

O Lar Renascer é uma das iniciativas das irmãs, que também cuidam de crianças e realizam atividades de evangelização em várias cidades do Brasil, como São Paulo, onde está a sede da congregação.

As Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo têm uma grande ligação com a ACN. Desde os primeiros anos do escritório da ACN no Brasil, as irmãs ajudam voluntariamente no atendimento aos benfeitores e, sobretudo, na oração por eles.

A ACN também ajuda as irmãs para que elas possam continuar seu belo trabalho de evangelização e assistência. “A ajuda que a ACN nos dá é muito importante, sobretudo neste tempo de crise porque nós vivemos da Providência de Deus. Vivemos do que nós fabricamos também, como pães, biscoitos, artigos religiosos e isso tudo foi muito prejudicado pela pandemia. Quero agradecer de todo coração às pessoas que colaboram com a ACN. Que elas saibam que, ajudando a ACN, elas estão ajudando toda a Igreja. Agradeço a cada uma dessas pessoas, porque o SIM delas dado a essa obra do amor transforma as nossas vidas e nos possibilita evangelizar e salvar vidas”, conclui Irmã Daiane.

Leave A Comment