Mahiljou (ou Mogilev) é a terceira maior cidade de Belarus, com uma população de em torno de 381.000 pessoas. Ela fica no leste do país, no rio Dnieper. Antes de 1936, a população estava dividida em ortodoxos, católicos e judeus. Hoje, no entanto, os católicos são uma pequena minoria. Mesmo assim, a paróquia de Santo Antônio, que está atualmente sob os cuidados de dois padres claretianos, está florescendo.

Mais e mais pessoas estão vindo para a Santa Missa e se envolvendo ativamente na vida da paróquia. O comparecimento às missas dominicais – nas quatro missas atualmente celebradas na capela temporária – é em torno de 200 pessoas. Seria um número maior se houvesse mais espaço.

Há também vários grupos de oração, e os fieis católicos são muito engajados. O ideal seria haver mais um ou dois padres na paróquia.

Cidade de Belarus terá nova igreja e centro paroquial

Já há alguns anos teve início a construção de uma nova igreja e de um centro paroquial. A igreja terá espaço para 150 pessoas, e o centro terá, além de salas para os encontros de catequese, atualmente em planejamento, também acomodação para cinco padres e três freiras. A longo prazo, eles também estão planejando abrir uma cozinha para fazerem sopas para os pobres, que servirá a todos os necessitados, não só os católicos.

A igreja está com dois terços terminados. A ACN já ajudou no passado. Então agora solicitaram ajuda novamente para ajudar a completar o projeto.

Afinal a epidemia de Corona vírus também afetou duramente a paróquia. Não só os próprios padres caíram doentes, mas também ficaram impossibilitados de viajar, como fazem normalmente, para a vizinha Polônia, para ajudar nas paróquias de lá e, ao mesmo tempo, coletar donativos. ACN planeja contribuir para que a obra seja finalizada e a paróquia possa finalmente usar de forma plena a nova igreja e o centro paroquial.

Últimas notícias

Deixe um comentário