Por que construir igrejas e capelas? Não se pode rezar também no bosque, em plena natureza? Responde Bento XVI: “Certamente se pode. Mas se houvesse só isso, a iniciativa da oração ficaria apenas conosco; então Deus seria um postulado do nosso pensamento. Ficaria questão aberta se ele responde, se ele pode e quer responder. Mas Eucaristia significa: Deus respondeu. Eucaristia é Deus como resposta, como Presença que responde.”

E é essa a questão: que os fiéis se reúnam em torno da “Presença-resposta” do Senhor. Em Bariis Cabid-an, perto da cidade de Sorsogon, nas Filipinas, eles são muitos, são demasiados para a pequena capela das Clarissas. Há vinte anos as Irmãs contemplativas rezam nessa capela e sua presença orante fez do lugar – como escreve Dom Arturo Mandin Bastes – um lugar de testemunho de Cristo no mundo. O número de peregrinos e companheiros de oração cresce constantemente. Nos domingos e festas, as pessoas ficam pra fora, de pé, muitas vezes na chuva. Apenas uma, agora duas lonas não são mais suficientes, muito menos quando a capela é usada como refúgio para desabrigados depois de furacões e catástrofes naturais. A capela, manto protetor do Senhor, deveria ser – ou melhor, precisa ser – ampliada. Para isso a Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) destinou 62.400 reais.

Na paróquia Nossa Senhora de Fátima em Boni, Burkina Fasso, já se reza há 55 anos, e pelo mesmo período se fomenta o desejo de ter uma capela para a comunidade do povoado de Kopoye. Fizeram coletas e começaram eles mesmos a levantar as paredes. Depois, acabou o dinheiro para o material. Desde então a casa de Deus está inacabada, sem teto, sem janelas, sem reboco. Tudo ainda está como na floresta, como ao ar livre na natureza. a AIS prometeu os 21.000 reais restantes – para que o espaço da Presença eucarística possa tornar-se realidade.

“É o sacerdote que faz Deus descer do céu até nós”, disse o santo Cura d’Ars. Sem sacerdotes, não há Presença eucarística. Por isso, os seminários são construções precursoras de Igrejas. Em Beit Jala, perto de Belém, fica o único seminário existente no Oriente Médio para a Igreja Católica de rito latino. Ele existe desde 1852, e é pequeno demais. Porque, apesar da situação de perigo e de opressão dos cristãos na região, o número de vocações continua aumentando. São 71 seminaristas que rezam, vivem e estudam em Beit Jala. E outros pedidos de inscrição estão na mesa do Patriarca latino de Jerusalém. Os dormitórios e as salas de estudo precisam ser renovados e ampliados. a AIS se comprometeu com 492.300 reais.

Assim como nas Filipinas, Burkina Fasso ou na Terra Santa, vocês ajudam a construir ou completar espaços de quietude e de Presença eucarística também na Europa, na América Latina ou na Austrália. Isso cria espírito comunitário pois, como diz Bento XVI: “Quando oramos na Presença eucarística, nunca estamos sós. Toda a Igreja celebrante da Eucaristia ora conosco. Então oramos no espaço do atendimento, porque oramos no espaço de morte e ressurreição, ou seja, lá onde é atendido o pedido por excelência existente em todos os nossos pedidos: o pedido de superação da morte, o pedido pelo amor mais forte do que a morte. É essa a oração que devemos procurar de modo novo”.

Últimas notícias

Deixe um comentário