Com uma área de dez milhões de quilômetros quadrados, a diocese de São José, com sede em Irkutsk, é maior do que os EUA. Faz fronteira com a China, o Oceano Pacífico e o Alasca e se estende por sete fusos horários. Cerca de 52 mil católicos vivem espalhados por essa imensa região.
As condições climáticas são extremas: temperaturas de 45 graus abaixo de zero são comuns, e em alguns lugares faz até mais frio. A cidade de Yakutsk, por exemplo, é considerada a metrópole mais fria do mundo, com temperaturas de até 60 graus negativos. Aqui o inverno dura quase nove meses e, mesmo durante o dia, praticamente não há luz do sol.
Padres salesianos atuam em Yakutsk e na cidade de Aldan, a 500 km de distância. Todas as semanas, os padres visitam várias aldeias ao redor de Aldan, onde vivem os católicos da etnia dos Yakut. Outras localidades, que estão a muitas centenas de quilômetros de distância, eles só visitam uma vez por ano.
Combustível para viagens pastorais /
O Padre Włodzimierz Siek também está sempre viajando. O polonês de 52 anos já trabalha no território da antiga União Soviética há 26 anos. “Como vigário-geral de Irkutsk, visito as paróquias viajando centenas e, às vezes, até mais de mil quilômetros. Nas cidades, as estradas são relativamente boas, mas quando se vai para as aldeias nas montanhas ou nas taigas, o carro precisa aguentar o tranco”, relata ele.
Não é uma vida fácil. Mas a gratidão dos fiéis e o apoio dos benfeitores dão força a ele e aos outros sacerdotes. “Eles colaboram diretamente em nosso apostolado e são parte importante da nossa missão. Pensar que não estou sozinho nessa imensidão da Sibéria aquece o meu coração. O frio insuportável lá fora e a neve profunda já não são mais tão terríveis”, confessa o Padre Włodzimierz.
A ACN prometeu ajudar nos custos das viagens pastorais dos 43 padres da Diocese de São José. O combustível é caro, mas os fiéis estão esperando ansiosamente pelos sacerdotes. O Padre Włodzimierz agradece: “Deus retribua toda a generosidade. Saiba que nós e nossas comunidades rezamos por vocês.” Nada pode deter o amor de Deus!
Eco do Amor
última edição
Artigos de interesse
Igreja pelo mundo










