A ACN apoia o trabalho dos catequistas em muitos países no mundo todo. A mais recente carta papal, ‘Antiquum Ministerium’, na qual o Papa Francisco estabelece o ‘ministério leigo’ de catequista, com suas próprias responsabilidades litúrgicas, foi uma fonte de grande alegria para a ACN.

Em 2020 foram apoiados em torno de 18.000 catequistas em seu trabalho em cada continente. A maioria na Ásia e na África, mas também na América Latina e na Europa Oriental.

Ano passado, a ACN apoiou 20 projetos envolvendo o sustento de materiais técnicos para a catequese, ou de materiais para o trabalho pastoral e de catequese. Além disso, há 35 projetos para o treinamento e formação de catequistas em 18 diferentes países.

ACN apoia trabalho dos catequistas pelo mundo

Na Ucrânia, a ACN atualmente promove um curso de estudos bíblicos para o ano acadêmico de 2020/21, envolvendo 32 estudantes de várias partes da Ucrânia. O curso é dado por professores e palestrantes da Faculdade Teológica de Lviv e do Instituto Catequético e Pedagógico, ligado à Faculdade. A maioria das aulas é online, mas há também cursos de três dias intensivos.

Há 10 anos a comissão catequética da Igreja Católica-Grega da Ucrânia estendeu o seu foco sobre a área de apostolado bíblico. O objetivo era encorajar os fieis a compreender melhor as Sagradas Escrituras e, assim, aprofundar sua fé. A publicação das Sagradas Escrituras foi grandemente aumentada e, ao mesmo tempo, este curso para catequistas foi desenvolvido. Nos anos seguintes, o número de círculos de estudo bíblico nas paróquias aumentou de forma expressiva. ACN apoia estes estudos, que serão concluídos com uma dissertação acadêmica.

Últimas notícias

Deixe um comentário