ACN

Uma questão de direitos humanos

Publicado em: julho 18th, 2022|Categorias: Notícias|Views: 597|

A questão dos sequestros e conversões forçadas de menores pertencentes à comunidade cristã e outras minorias religiosas no Paquistão é um problema grave que o mundo não pode ignorar, diz o arcebispo Sebastian Shaw, de Lahore. Durante uma viagem a Portugal, o clérigo paquistanês disse que não se trata apenas de uma questão religiosa, mas de direitos humanos.

Durante um dia de oração organizado pelo escritório português da ACN no Santuário Cristo Rei da Diocese de Setúbal, Dom Shaw fez um apelo para denunciar estes casos que afetam tantas famílias no Paquistão.

Crianças levadas a caminho da escola é uma questão de direitos humanos

“Temos o dever de falar sobre o que está acontecendo, para prevenir esses casos”, disse o arcebispo, acrescentando que “os casos de sequestros, agressões sexuais, conversões forçadas e casamentos são um problema da sociedade paquistanesa que o governo está tentando controlar”.

Ao contrário do que se possa pensar, essa questão não afeta apenas as meninas. “Às vezes, os meninos também são sequestrados, abusados sexualmente e muitas vezes mortos”, explicou o arcebispo Shaw.

“Imaginem a situação desses pais, que preparam as mochilas dos filhos, mandam para a aula e nunca mais os veem pois foram sequestrados. Às vezes seus corpos são encontrados, e eles podem realizar os funerais e lamentar. Mas em outros casos, tudo o que os pais podem fazer é chorar pelo desaparecimento de seus filhos”.

Conscientização para diminuir o número de casos

O sequestro de menores foi analisado em um trabalho de pesquisa produzido pela ACN, intitulado “Ouçam o grito delas”. O Paquistão é um dos países onde o problema é mais grave, junto com Moçambique, Nigéria, Egito, Iraque e Síria.

O arcebispo agradeceu à ACN todo o apoio prestado não só à sua diocese, mas a toda a Igreja no Paquistão. Também pediu mais ajuda na sensibilização para estes casos que afetam centenas de pessoas todos os anos. “O Paquistão é um país muito grande. Quando falamos de um problema em uma área, isso não significa que esse problema esteja ocorrendo em todos os lugares. No entanto, esses eventos de conscientização pública são uma parte importante do esforço para diminuir o número de casos”.

Por meio de seu testemunho, o arcebispo Shaw espera conscientizar mais pessoas sobre uma realidade tantas vezes ignorada pelo mundo, mas que é verdadeiramente dramática para muitas famílias desses países. “Essas crianças não podem sequer brincar no jardim. Temos o dever de falar sobre o que está acontecendo, para prevenir esses casos”, disse.

Diálogo e liberdade religiosa no Paquistão

De acordo com o último Relatório de Liberdade Religiosa, publicado pela ACN em abril de 2021, “o problema das meninas cristãs e hindus sequestradas piorou” nos últimos anos. “Asad Iqbal Butt, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Paquistão, observou que o número de vítimas dobrou desde 2018, para 2.000 por ano. Os sequestradores, muitas vezes com a cumplicidade de policiais corruptos e funcionários da justiça, alegam que as meninas têm mais de 18 anos e se casam por vontade própria”, diz o relatório.

Mas a situação é grave e “com demasiada frequência”, segundo a ACN. “Mesmo quando apresentam documentos de identificação que comprovam a verdadeira idade da menina, os pais não conseguem impedir estas conversões e casamentos forçados”.

O arcebispo Sebastian Shaw diz que em sua diocese muitas dessas questões foram abordadas através do trabalho de um grupo inter-religioso. “Para nós é muito importante tentar resolver esses problemas sociais. Há equívocos que podem ser superados com o diálogo”, explicou.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo