Será que uma capela é necessária? Não se pode rezar também na natureza, ainda mais na África? Sim, mas “a Eucaristia é Deus, como presença que responde”, diz o Papa emérito Bento XVI. Essa presença precisa de um espaço.

É o que sentem também as pessoas nas regiões rurais da África, onde quase não existem igrejas e capelas. Na aldeia de Shebo, região de Gambella, na Etiópia, os cupins corroeram completamente a madeira da capela, construída 15 anos atrás, com barro e troncos de árvores. O vento varreu o telhado de palha. Lá não é mais possível fazer qualquer ato litúrgico. Os 700 habitantes do povoado querem uma capela nova: que possa servir para a Eucaristia, mas também como local para a catequese das crianças e a instrução religiosa dos jovens. Estes últimos precisam igualmente de uma sólida formação sobre a “teologia do corpo”, devido aos altos índices de AIDS na região. O número de cristãos cresce e eles querem rezar e nutrir a presença de Deus no coração.

A ACN quer tornar possível esse espaço para a presença Eucarística e encontro da comunidade. Prometemos a construção de uma capela de alvenaria, que deverá ter 14 metros de comprimento e 8 metros de largura. Os cálculos foram feitos e o metro quadrado custará R$ 1.200. Um custo necessário, pois a capela será o centro do povoado, assim como acontece com muitas outras capelas que doamos em todos os continentes, graças à ajuda de vocês.