Em 2019 a Bíblia da Criança completará 40 anos, passando de 51 milhões de exemplares distribuídos no mundo todo e traduzida em 190 línguas

Talvez a expressão “Paapa Eseuruma Tîmukuyamî’ Pî“ não signifique nada para você; no entanto, para a Tribo Macuxi é um sinal da presença de Deus. Pois desde de dezembro de 2017, a comunidade indígena situada na Raposa Serra do Sol (Roraima), pode ler a frase “Deus fala a seus filhos”; na capa da famosa Bíblia da Criança em seu próprio idioma. Além disso, a adaptação das histórias bíblicas nas diversas línguas tem aproximado muitos povos da Palavra de Deus. Além do Macuxi, outras 190 traduções já foram feitas.

Em alguns lugares, o “livro da capa vermelha”, como é conhecido por muitos; sobretudo por ser o único livro traduzido na língua local. Desse modo, além de difundir a Palavra de Deus com suas 99 histórias bíblicas, o livro  ajuda a manter viva a língua materna de muitos povos.

A Bíblia da Criança é um projeto da Fundação Pontifícia ACN. Iniciado em 1979, por ocasião do Ano Internacional da Criança, o projeto já distribuiu mais de 51 milhões de exemplares em todos os continentes, desde então. Uma das cópias veio parar nas mãos da pequena Carla Lorena – que na época tinha apenas 3 anos. O presente veio da avó, que não era alfabetizada, mas que contava as histórias por meio das ilustrações. Mesmo quando estava sozinha, a menina se aventurava nas páginas, meditando nas imagens e reconstruindo as histórias em sua imaginação. Ainda que aquelas combinações de letras não significassem muito para ela, já que ainda não sabia ler, o livro representava um momento de diálogo e intimidade com o “Papai do Céu”.

Carla foi crescendo e, no processo de alfabetização a Bíblia continuou sendo a amiga inseparável. Depois que conseguiu ela mesma encontrar sentido nos textos, foi compreendendo ainda melhor a ação de Deus entre seus filhos. Ademais, ea se recorda com carinho que na sua catequese levava o livro e contava as histórias. Além disso, as páginas rabiscadas são hoje um testemunho do quanto aquela não era só uma leitura, mas uma conversa de amor.

Bíblia da Criança - Deus fala a seus filhos

Crianças lendo a “Bíblia da Criança – Deus fala a seus filhos”

Hoje, com 30 anos, Carla é voluntária da ACN em Curitiba. Além disso, divulga a missão da Ajuda à Igreja que Sofre em sua comunidade, o Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração; portanto, colabora para que muitos projetos sejam concretizados, inclusive a distribuição de exemplares da Bíblia da Criança. Desse modo, faz com que, assim como ela, outras crianças vivam a experiência de conhecer Deus em cada página desse livrinho. “Ele foi muito importante na minha iniciação cristã, sou voluntária para ajudar a espalhar essa mesma graça para outros”, compartilha Carla.

A Bíblia da Criança também está disponível gratuitamente em aplicativo para smartphones e tablets. De fato, além das ilustrações, narrativas em áudio ajudam os pequenos que ainda não sabem ler a mergulhar nas histórias. Então, graças aos benfeitores a ACN que continuam traduzindo e distribuindo a Bíblia da Criança, alcançamos realidades difíceis; no entanto, sempre apontando que ainda hoje “Deus fala a seus filhos”.

Últimas notícias

Deixe um comentário