Quando, a pedido do Papa João XXIII, o Pe. Werenfried van Straaten, fundador da AIS, visitou a América Latina pela primeira vez, no final dos anos 50, ficou horrorizado com o que viu. Escreveu no seu diário: “Meu Deus, vim de tão longe para Te falar em nome dos pobres. Pelo caminho carreguei no meu coração as necessidades de milhões. Deixa-me dizer-Te, Senhor, que o que vi na América Latina é um escândalo!”

Após o seu regresso, resolveu estender a ajuda da AIS, que estava centrada sobretudo na Europa de Leste, também à América Latina. Desde aquele momento e até agora, a Ajuda à Igreja que Sofre criou inumeráveis projetos neste continente, muitos deles no Peru.

Neste país as irmãs religiosas tem uma grande missão no serviço à Deus nos mais pobres dos pobres. Mas nesta missão, precisam ir ao encontro dos necessitados não só com o coração cheio de amor, mas também com as mãos cheias da providencia. Uma das comunidades religiosas apoiada pela AIS é a congregação das Canonesas de la Cruz, fundada em 1919, e que hoje tem conventos não só no Peru mas também na Argentina, Chile, Venezuela, Itália e Albânia.

Aonde quer que vão, dão força às comunidades, tocando os corações e as mentes das pessoas. O seu carisma especial é a nova evangelização através da catequese e do serviço humilde ao próximo. Como congregação peruana nativa, as Canonesas têm recursos financeiros muito limitados. E, por isso, ao mesmo tempo que é maravilhoso saber que a congregação floresce e que muitas jovens desejam ingressar, ela enfrenta também problemas reais, dado que as irmãs e noviças precisam de uma formação sólida e profunda.

A irmã Sandra Gálvez pediu apoio financeiro para a formação de 41 das suas noviças e de 31 das jovens irmãs professas que fizeram votos temporários. A Ajuda à Igreja que Sofre, por sua vez, prometeu cobrir todos os gastos com o ensino, livros, materiais de escrita e despesas de viagem.

Últimas notícias

Deixe um comentário