O Santuário Mariano de Berdychiv, na Ucrânia, composto pelo mosteiro e a igreja, foi construído em 1630 por uma família nobre polonesa, que doou a imagem de Nossa Senhora. Desde então, ela tem atraído grande número de fiéis católicos. Eles trazem seus pedidos e preocupações aos pés da Mãe de Deus. Desde 2011, a imagem de Nossa Senhora da Igreja do Mosteiro Carmelita, tem sido o santuário nacional para a Igreja Católica de rito latino da Ucrânia. Um dos momentos mais significativos na história do santuário foi em 1998, quando a imagem foi exaltada pelo bispo local com uma coroa abençoada pelo Papa João II.

No entanto, no século XX, o santuário sofreu o mesmo destino de outros locais sagrados. Sob ordens soviéticas, o mosteiro foi fechado. O centro – o qual, em seu apogeu, tinha também um internato, um hospital, uma casa para desabrigados e uma gráfica – foi convertido num “museu do ateísmo”, com prisão, salas de interrogatório e cinema. Então, mais tarde, foram incluídos uma escola de música e um centro de esportes.

O povo pediu a volta do Mosteiro do Santuário Mariano

Em 1989, o povo da cidade de Berdychiv, realizou uma demonstração pública pelo retorno do Mosteiro e da Igreja à Ordem Carmelita. De forma admirável, as demonstrações foram conduzidas por um padre ortodoxo; os padres carmelitas tinham estado muito ativos no trabalho de reconciliação ecumênica.

O sucesso veio finalmente em 1991, quando os carmelitas descalços tiveram permissão de retornar. Mas o trabalho de reforma e recuperação do mosteiro e da igreja continua a ser uma difícil tarefa, que ainda não foi terminada. Na verdade, até agora, algumas partes do prédio ainda não foram devolvidas à ordem. De qualquer forma – e também em parte com a ajuda da ACN – muito já foi realizado. Em 2012, eles puderam finalmente re-consagrar a Basílica.

Agora, eles nos procuraram novamente para ajudar. Desta vez para mobiliar as cozinhas e duas grandes salas de jantar, assim como as instalações sanitárias. Todas as reformas tem urgente necessidade para poder acomodar os muitos fiéis católicos que vêm em peregrinação à imagem de Nossa Senhora de Berdychiv; ou para participar nos retiros. Esperamos poder ajudar mais uma vez, contando com a generosidade de nossos benfeitores.

Para doar, clique aqui.

Para conhecer mais projetos na Ucrânia, clique aqui.