versão para impressão

Reforma no convento em Potelychy

11 de fevereiro de 2021

A congregação greco-católica (de rito ucraniano) das Irmãs de São José precisa de uma reforma no convento. Esta é uma comunidade próspera que goza de várias vocações jovens. A congregação foi fundada em 1898 na Ucrânia com o objetivo de se dedicar especialmente ao trabalho com crianças e jovens. As irmãs cuidam de órfãos, dirigem jardins de infância e escolas e também ajudam os padres nas paróquias. Ao todo, a comunidade conta com 40 religiosas na Ucrânia, distribuídas por três casas religiosas. Eles também têm outros conventos na Polônia e na Sibéria.

Em Potelychy, no oeste da Ucrânia, uma cidade a cerca de 40 km da capital Lviv, as irmãs administram um orfanato. Chama-se “Pysanka“, a palavra ucraniana para ovo de Páscoa. Atualmente, vivem nove crianças e jovens, organizados em grupos “familiares“. Suas idades variam de quatro a 19 anos e todos vêm de lares desfeitos onde, até agora, experimentaram muito pouco no caminho do amor. Há três irmãs que cuidam amorosamente desses jovens e tentam ajudá-los a superar suas mágoas e traumas psicológicos e a formar um relacionamento de amor com Deus.

Mas o próprio convento precisa urgentemente de reforma. Acima de tudo, as janelas com correntes de ar, precisam ser substituídas. Chove por elas e a umidade, sempre que chove ou neva, está deixando manchas úmidas e mofadas. Da mesma forma, a fiação elétrica precisa ser substituída e muitas das paredes rebocadas novamente. A ACN está contribuindo com a reforma. Você gostaria de contribuir?

Leave A Comment