A ACN auxilia padres a manterem suas atividades de ajuda no Ceará, pois a pandemia do coronavírus também está presente na cidade de Itapipoca, região norte do estado, distante 130 quilômetros da capital e conhecida como terra dos três climas, por haver em seu território praias, serras e o sertão. Lá, a Igreja luta para manter o espírito solidário e ajudar os cristãos que dependem dela. E a ACN, graças aos seus benfeitores, consegue estender a mão ao povo também de Itapipoca.

De acordo com o Padre Francisco Danísio Silva, ecônomo local, a Diocese é carente e está passando por um momento muito delicado: “Nós sofremos muitas dificuldades. Vou citar duas delas. A primeira é o contato com o povo. Nosso povo precisa muito da gente, da nossa oração, da nossa companhia, dos nossos conselhos. Por conta da pandemia este contato físico está prejudicado; Outro ponto é a questão financeira que diminuiu bastante. Houve uma redução de cerca de 60% do dízimo que se arrecada. Não temos mais as ofertas, porque as missas presenciais não estão acontecendo. Então a situação está bem complicada. Os recursos que tínhamos estão esgotados”, explica.

A região está com crescimento constante nos casos de coronavírus. No dia 2 de maio havia 80 casos comprovados, 4 óbitos e mais de 400 suspeitos. Por conta desses números, as igrejas estão fechadas para que não haja aglomeração de pessoas. As missas estão acontecendo online, nas redes sociais, com a participação de cada um em suas próprias casas. O Padre conta com a ajuda de poucas pessoas para a celebração da Santa Eucaristia.

Segundo o Padre Danízio, até o presente momento não há nenhum caso registrado de padres que tenham sido infectados em na Diocese.

Angústia de não poder estar presente na vida dos fiéis

“Neste período não temos como conversar com nossos fiéis angustiados pessoalmente. A maneira que estamos fazendo para ajudá-los com alguma orientação é através das redes sociais (WhatsApp, Facebook, YouTube)”, conta o Padre. A Diocese possui duas rádios que usa também para estar mais perto do povo. “Adotamos este meio para nos proteger e proteger os nossos fiéis”, diz. Se precisam sair ou fazer algum atendimento emergencial, os padres usam máscaras de proteção.

Quanto à ajuda ao povo, em algumas paróquias os padres conseguiram uma arrecadação logo no princípio da pandemia de algumas cestas básicas. Elas foram distribuídas para as pessoas mais carentes. “Ultimamente temos tentado bastante arrecadar, mas agora está muito difícil pois o povo está ficando sem condições”, explica o Padre. Algumas paróquias resolveram, através da pastoral familiar, distribuir um sopão toda noite para as pessoas que mais precisam. No entanto, segundo eles, os recursos para esta ação também estão se esgotando.

ACN ajuda padres no Ceará

O Padre Danízio conta muito com a caridade do povo. “Neste momento que estamos vivendo, é muito importante a ajuda de cada um. Com o pouco que nós temos, conseguimos ajudar muitas pessoas. Nossa igreja é pobre, carente, mas rica da graça de Deus e de pessoas tão boas e generosas. Quem pode, que ajude neste momento para que nossos irmãos e irmãs não passem tanta necessidade”.

Ele aproveita igualmente para mandar um recado para todos os benfeitores da ACN. “Vocês que são os benfeitores da ACN nos ajudam muito. Neste período, a ajuda de vocês está diretamente ligada à ajuda a estes irmãos e irmãs que tanto necessitam de nós, de nosso olhar, de nossa atenção e também da nossa caridade. Peço a Deus, por intermédio de sua Mãe Maria Santíssima, neste mês de maio, que abençoe cada um de vocês. Que a sua generosidade sirva para a vossa salvação. Que vocês não esqueçam jamais que ajudar o próximo é um dos meios mais eficazes de nos assemelharmos ao Nosso Senhor Jesus Cristo, como Bom Pastor. Nosso muito obrigado a todos vocês que nos ajudam na evangelização por meio da caridade em todo nosso mundo”.

Desde o início da pandemia do coronavírus a ACN está enviando uma ajuda emergencial para os sacerdotes, religiosas e leigos continuarem sua missão de ajudar os que mais precisam. Para que esse belo trabalho continue, clique aqui e faça você também sua doação.