ACN

Plateau: missa em memória dos cristãos massacrados

Publicado em: janeiro 10th, 2025|Categorias: Notícias|Views: 316|

Mais de um ano após extremistas assassinarem mais de 300 pessoas em ataques coordenados contra vilarejos cristãos no Estado de Plateau, na Nigéria, os fiéis se reuniram para uma missa especial em memória das vítimas no domingo, 5 de janeiro de 2025.

O Bispo Michael Gobal Gokum, da Diocese de Pankshin, celebrou em homenagem às vítimas assassinadas na véspera de Natal de 2023. A Missa da Epifania na Igreja Católica de São João Batista, em Bokkos. O Padre Andrew Dewan, diretor de comunicações da Diocese de Pankshin, relatou à ACN que “já se passou um ano desde os assassinatos brutais em Bokkos, Mangu e nas áreas de governo local (LGA) de Barkin Ladi, no Estado de Plateau.”

O Padre Dewan afirmou que “centenas de pessoas perderam a vida, centenas foram hospitalizadas e milhares ainda estão em campos de deslocados internos (IDPs) na região.”

Ataques a cristãos em Plateau: o que aconteceu?

Em 24 de dezembro de 2023, centenas de militantes atacaram mais de 30 vilarejos, com pelo menos 20 ataques simultâneos. Eles atiraram com metralhadoras nas pessoas e incendiaram casas. O Padre Dewan relatou que o Bispo Gokum expressou tristeza e lamento pelo ocorrido. Ele elogiou os fiéis pela sua fé, determinação e resiliência diante dos ataques violentos e sem provocação.

O Bispo Gokum também elogiou os esforços do Governo do Estado de Plateau. Afinal ele enviou forças de segurança para as comunidades de Bokkos, Mangu e Barkin Ladi. O objetivo foi evitar novos ataques durante as semanas que antecederam o Natal. Ele expressou ainda sua gratidão às organizações internacionais, incluindo a ACN, pelo apoio às comunidades afetadas.

Desafios para a segurança e a recuperação das vítimas

Assim o Bispo Gokum fez um apelo aos governos em todos os níveis na Nigéria. Ele exigiu que ações urgentes sejam tomadas para garantir a segurança das comunidades e permitir que as pessoas que ainda vivem nos campos de IDPs retornem às suas terras ancestrais. Além disso ele reconheceu a crescente fome na região, provocada pela insegurança generalizada, que tem causado sérias escassezes alimentares.

O Padre Dewan relatou que “as pessoas estão lutando para encontrar comida” e que, apesar dos esforços da Diocese para apoiar as vítimas, os recursos são limitados. Então o Bispo Gokum pediu que os fiéis mais favorecidos ajudem aqueles que estão em uma situação mais difícil.

Oração pela paz e cura das vítimas

A Missa, então, foi concluída com orações do Bispo Gokum pelas famílias das vítimas. Houve também um pedido de perdão para que “Deus cure as feridas e a terra dos agressores.” O Bispo também pediu que as comunidades locais perdoassem seus agressores, para que Deus pudesse trazer cura e restaurar a paz na região.

Essa missa não só presta homenagem às vítimas, mas também chama atenção para os desafios contínuos de segurança e ajuda humanitária no Estado de Plateau. Afinal lá a violência e a insegurança afetam gravemente as comunidades locais.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo