A Igreja tem muitas comunidades espirituais e todas têm o seu carisma. A “Comunidade Apostólica Donum Christi – Servos do Servo” em Bogotá, Colômbia, restaura, pela oração e ação concreta, o corpo e o espírito dos necessitados que ela encontra abandonados e mendigando pelas ruas das cidades.

Em Bogotá, segundo estimativa oficial, esses necessitados são em torno de 22 a 38 mil e o número somente sobe. A rua, embaixo da ponte, o banco do parque, as marquises de lojas e de mercados – a casa deles é em todo lugar e em lugar nenhum. Eles dormem num pedaço de papelão. Muitas vezes mendigam para conseguir pão e cachaça. Metade dos sem-teto ainda são crianças ou adolescentes.

A todos esses, se leva o donum Christi – o presente de Cristo – a misericórdia, para dar a essas pessoas que vivem à margem da sociedade mais que somente um banho de chuveiro e uma cama para a noite. Além disso, na casa “Lar em caminho” eles são escutados e recebem atenção, até porque as necessidades dessas pessoas vão além de higiene e cuidados médicos. Precisam sentir a mão suave de Deus para adquirir nova coragem para viver e, assim, descobrir maneiras de dar novo sentido à vida. No “Lar em caminho” eles encontram isso e, futuramente, na nova casa – que deverá se chamar “Lar Papa Francisco”. Os pobres são a elite da Igreja, ajudá-los deve ser uma honra.

Últimas notícias

Deixe um comentário