Padre Andrew Yakulula, da paróquia de Todonyang, da diocese de Lodwar no Quênia ocidental, está encantado. Além disso, está profundamente agradecido pela ajuda de nossos generosos benfeitores, graças aos quais a ACN pôde ajudá-lo a comprar um veículo. Assim, finalmente ele pôde substituir seu carro de 15 anos de idade; através do qual ele trouxe conforto, por tantos anos, às pessoas no noroeste do Quênia.

No fim, este carro estava passando mais tempo na oficina do que servindo às necessidades do povo desta região; que é, por sua vez, atingida pela pobreza, seca e conflitos tribais. A Paróquia de Nossa Senhora da Paz, em Todonyang, foi fundada há nove anos, servindo a uma população de 18 mil pessoas. Afinal, é uma área pouco povoada. Seria impossível um ministério pastoral ali sem um bom veículo.

Levando Deus, ajuda e esperança aos quenianos

Uma parte desta população pertence à tribo Turkana, originalmente nômade. A população costumava mudar de um lugar para outro, com seus rebanhos de gado para que encontrassem água e pastagem. No entanto, as frequentes e severas secas, causaram a morte de grande parte deste gado; considerado, tradicionalmente, um capital importante. Afinal, sua fonte de nutrição, depende do leite, carne e sangue dos rebanhos.

Assim, estão começando a suprir sua dieta com a produção de milho, ervilha e feijão. Dessa forma, o povo Turkana está cada vez mais se assentando e deixando a vida nômade; o que tem causado conflitos sangrentos, e que custam vidas, pela posse da terra entre eles e membros da tribo Dassanech. A Igreja Católica está trabalhando duro para promover a paz e a reconciliação; se esforçando, sobretudo, para mediar as relações entre os dois grupos étnicos.

A Igreja da diocese de Lodwar está sempre lutando para ajudar as pessoas em suas várias necessidades; incluindo a provisão de água potável, cuidado com os doentes, escolas e jardins de infância. Da mesma forma, oferece ajuda nutricional às crianças desnutridas, tudo parte do serviço que a Igreja provê. Por isso, o carro do padre também funciona como ambulância, carro de água e entre várias outras funções. O trabalho do padre é, principalmente, levar Deus às pessoas.

Em Todonyang, e em outros quatro locais da paróquia, ele leva os sacramentos e os ajuda a aprofundar seu entendimento da mensagem de Cristo. Desta forma, o veículo que nossos benfeitores generosamente custearam, também trará ajuda e esperança às pessoas da região. Agradecemos a todos os doadores que tornaram isto possível!

Últimas notícias

Deixe um comentário