Os monges de Santo Alberto são uma jovem ordem contemplativa de padres e religiosos da Nicarágua. Até recentemente, não havia esta ordem contemplativa masculina neste país da América Central. E os cinco homens que abraçaram esta vida religiosa em Estelí, no norte do país, são jovens, com idades entre os 30 e os 40 anos. São os “pioneiros” da vida monástica no seu país e ao mesmo tempo, um testemunho da juventude e vitalidade da Igreja na Nicarágua.
Depois do Haiti, a Nicarágua é o país mais pobre de toda a América Latina. E a própria Igreja Católica enfrenta numerosos problemas neste lugar. Há muitos desafios pastorais para se enfrentar. As seitas são numerosas e muito ativas, e hoje a proporção de católicos mal chega à metade do total de 6,1 milhões de habitantes do país. Além disso, uma crise econômica atingiu fortemente a Igreja e, em particular, as comunidades religiosas contemplativas.
Monges enfrentaram vários desafios na pandemia
E então a pandemia do coronavírus chegou, tornando as coisas ainda mais difíceis para os irmãos. Eles não podem mais aceitar hóspedes no mosteiro. O pouco que recebiam, em forma de presentes do povo, agora quase se esgotou completamente. Além disso, os cinco homens contraíram o vírus, um deles tão gravemente que precisou de cuidados intensivos. E o custo de seus cuidados hospitalares era, então, um fardo adicional para esta jovem comunidade nicaraguense.
Apesar disso, os irmãos vivenciaram a pandemia como um momento de aprofundamento espiritual. O Padre Francisco, por exemplo, nos escreve para dizer: “Durante este tempo, experimentei um crescimento na minha vida de fé. “
A ACN apoia regularmente esses jovens monges. Os padres sempre celebram as Santas Missas nas intenções dos benfeitores. Afinal, desta forma, além da ajuda concreta e material prestada, forma-se um profundo vínculo espiritual entre os benfeitores e os sacerdotes que oram por eles. Você também pode ajudar tantos sacerdotes que são um sinal de esperança para os que mais sofrem. Faça sua doação!
Eco do Amor
última edição
Artigos de interesse
Igreja pelo mundo










