Há dez anos a Congregação das Servas do Senhor e da Virgem de Matará fundou um convento na cidade de Burshtyn, no oeste da Ucrânia. Parecia um empreendimento quase impossível naquela época, pois as Irmãs tiveram que começar do nada. Mas, graças à perseverança e profunda confiança em Deus, o grande sonho finalmente se tornou realidade. Nos primeiros anos, as Irmãs contemplativas foram muito ativas, organizando atividades pastorais diferentes, tais como encontros de catequese e exercícios espirituais. Os treinamentos eram frequentados não só pelas pessoas da vizinhança próxima ao convento, mas também por pessoas de outras partes da Ucrânia. No entanto, com o passar do tempo, as Irmãs sentiram que deveriam devotar-se mais fortemente à prece contemplativa e à vida de clausura.

Irmã Maria escreveu à ACN: “Nós acreditamos que a vida religiosa é a obrigação mais importante de nossas Irmãs contemplativas e que ela depende da qualidade de nossa prece, de nossa vida comunitária e da formação na fidelidade ao carisma de nossa fundação. Estes elementos da vida religiosa trazem muitos frutos para a santificação da vida, que é a única necessidade mais importante para a salvação das almas”.

No momento há três Irmãs vivendo no convento em Burshtyn. Logo virão mais três jovens, que estão completando sua formação na Itália. A ACN está se propondo a ajudar as Irmãs em sua vida e ministério, com uma ajuda existencial. Elas enviam seus melhores votos a todos os nossos benfeitores para um Natal abençoado e feliz e escrevem: “Possa o Menino Jesus tocar nossas almas com seu exemplo de pobreza e humildade na Manjedoura de Belém, e que Ele possa te inspirar com a única coisa que pode realmente satisfazer o coração humano, o amor de Deus”.