Cinco anos se passaram do devastador terremoto no Haiti, diversos projetos de reconstrução de igrejas foram concluídos com êxito. Outras medidas estão em fase de planejamento.

Regina Lynch, Chefe de Projetos da Fundação Internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) conta que, “na recente conferência do Pontifício Conselho ‘Cor Unum’ e da Pontifícia Comissão para a América Latina, em Roma, tornou-se claro que a solidariedade da Igreja com o povo haitiano continua. A Igreja foi capaz de obter muitas conquistas no Haiti com ajuda externa. A AIS está profundamente comprometida também. O foco principal do nosso trabalho de auxílio é cuidar e fortalecer os haitianos”.

Regina disse que principal trabalho da AIS, além da reconstrução de igrejas e edifícios paroquiais, é o apoio dos responsáveis da ação pastoral e os cuidados em geral, tanto dos facilitadores nas dioceses, como freiras que se dedicam àqueles que foram traumatizados, congregações de homens ou mulheres que ajudam à população com suas dificuldades diárias, bem como de sacerdotes e catequistas que visitam as pessoas nos campos de refugiados e em bairros pobres, fornecendo ajuda espiritual e material. Parte do dinheiro arrecadado pela AIS tem sido usado para educação a fim de garantir a subsistência dos trabalhadores humanitários.

Segundo Regina, na conferência Haiti, em Roma, Papa Francisco enfatizou que cada pessoa merece a atenção da Igreja e que a solidariedade reforça a Igreja local. De acordo com o presidente da Conferência Episcopal do Haiti e bispo de Les Cayes, o cardeal Chibly Langlois, mais de 230.000 pessoas foram mortas, 300 mil foram feridos e cerca de 1,2 milhão ficaram desabrigadas durante o desastre natural. Atualmente, 200 projetos da Igreja estão em fase de planejamento. Setenta igrejas, capelas e escolas serão reconstruídas.

Porém conseguiu-se arrecadar até agora apenas metade do valor necessário para a realização de todas essas ações e é por isso que a AIS conta mais uma vez com sua boa ação. Ajude-nos a levar esperança a tantos filhos de Deus no Haiti.

Últimas notícias

Deixe um comentário