O trabalho dos catequistas é de enorme importância para a vida da Igreja no Paquistão. As paróquias geralmente possuem grande extensão, compreendendo numerosos assentamentos. Por isso os catequistas são um apoio indispensável aos padres e têm um papel de grande responsabilidade na transmissão da fé católica. Em muitos casos, a vida das paróquias não existiria sem eles, pois é impossível para aos padres estarem em todos os lugares.

O centro nacional de treinamento de catequistas em Khushpur, na Diocese de Faisalabad, que existe desde 1965, é hoje o “coração pulsante” do alcance pastoral da Igreja no Paquistão. Homens de todas as partes do país vêm aqui receber treinamento para que possam ministrar em suas próprias dioceses.

Catequistas e família recebem treinamento no Paquistão

Esses candidatos, que são casados e têm suas famílias, recebem acomodação durante o tempo de treinamento. Mas suas esposas também participam de uma série de cursos, como costura, manutenção do lar e cuidados de saúde, além de conhecimento básico da Bíblia. No Paquistão, os mundos do homem e da mulher são estritamente segregados e, por isso, as esposas dos catequistas também têm um papel vital em ministrar para as mulheres de suas comunidades. As crianças também participam da escola durante o curso.

É dada grande ênfase às atividades práticas. Os catequistas em treinamento também visitam os paroquianos locais, conversando e rezando com eles. Acompanham os catequistas já treinados em seu trabalho, por uma semana ou mais, de forma a adquirirem o conhecimento necessário ao seu futuro apostolado.

Graças à ajuda dos benfeitores, a ACN tem apoiado esses treinamentos. Recentemente, 42 catequistas em treinamento puderam se beneficiar dos recursos doados para o custo de seu treinamento. A todos os generosos benfeitores da ACN, que proveram essa ajuda, transmitimos o agradecimento deles!