O fenômeno de descristianização e o afastamento da fé cresce em países que foram historicamente marcados pelo Evangelho. E esse fenômeno está cada vez mais perto de nós. Nas famílias, nas escolas, nos trabalho, na política e na economia nota-se o esvaziamento de valores ético-morais e arrisca-se viver como se Deus não existisse.

Constata-se também que muitos que receberam o Batismo estão se tornando indiferentes à Igreja ou permanecem nela sem terem ainda feito uma experiência pessoal com Jesus. Diante desse cenário o mandato de Jesus “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15) nos interpela e nos propõe evangelizar novamente.

O termo ‘nova evangelização’, muito presente no Pontificado dos últimos papas, é mais que uma estratégia para recuperar quem se tornou indiferente à Igreja. É na verdade uma contribuição que a Igreja dá ao mundo para enfrentar as questões humanas a partir do Evangelho. Fugir dos dramas atuais que atingem a humanidade seria uma contradição para a Igreja. De fato, a nova evangelização é o esforço de compreender a condição humana como lugar privilegiado da manifestação de Deus e, por isso, restaurá-la a partir do Evangelho. A ação evangelizadora é, portanto, dar a conhecer a opção que Deus oferece ao homem e à mulher, também neste momento da história.

Em seu primeiro encontro com os membros do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização o Papa Francisco definiu que o testemunho é indispensável para a nova evangelização: “Precisamos, especialmente nestes tempos, de testemunhos credíveis que com a vida e com a palavra tornam visível o Evangelho, despertam a atração
por Jesus Cristo, pela beleza de Deus. Cada cristão é chamado a ir ao encontro do outro, a dialogar com aqueles que não pensam como nós, com aqueles que têm outra fé, ou que não têm fé”, afirmou.

A nova evangelização oferece a toda a Igreja, portanto a cada um de nós, o desafio e a oportunidade para voltar ao essencial que é o encontro com Jesus Cristo, comunicando novamente aos irmãos o amor gratuito com o qual Ele nos ama.

Últimas notícias

Deixe um comentário