ACN

Eucaristia: fonte e centro de toda a vida cristã

Publicado em: outubro 4th, 2024|Categorias: Palavra Viva|Views: 603|

"A Igreja vive da Eucaristia", é assim que começa a encíclica Ecclesia de Eucharistia de São João Paulo II. De fato a Eucaristia sintetiza o núcleo do mistério da Igreja. Ela é "fonte e centro de toda a vida cristã", pois "na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja".

Uma tradição bastante antiga da nossa Igreja, muito presente no continente europeu, é a encomendação de Missas, conhecida como Intenção de Missa. Em muitas regiões, os fiéis são tão pobres que não podem dar sustento aos seus sacerdotes. Mesmo os bispos muitas vezes não dispõem de meios financeiros que lhes permitam dar os recursos mínimos para a sobrevivência dos seus padres.

Nesse cenário as Intenções de Missa são frequentemente a única ajuda. As Intenções de Missa são donativos elacionados com o pedido de celebração de Missa para os falecidos, doentes ou outras causas.

Quando alguém encomenda uma Missa, o padre celebra a Santa Eucaristia pelas intenções da pessoa. Já os primeiros cristãos davam ofertas e traziam alimentos durante as cerimônias litúrgicas da Igreja, para a manutenção dos sacerdotes e para ajudar os pobres.

Eucaristia: sustento espiritual e material

De modo semelhante, a ACN ajuda hoje mais de 40 mil padres no mundo todo, bem como o trabalho deles, nos países mais pobres do mundo, por meio dos subsídios de Missas. Sem essa ajuda, muitos não conseguiriam cumprir seus deveres porque lhes faltam o básico para a vida.

A nossa fé ensina que, no Purgatório, mesmo sendo a antessala do Céu, já não podemos fazer mais nada por nós mesmos. Contudo, durante a experiência purgatória, podemos receber grande auxílio proveniente da intercessão dos vivos que somam-se à misericórdia de Deus.

Não podemos fazer nada melhor do que celebrar a Santa Missa pelos nossos falecidos. Interceder por eles dessa forma é um ato especial de amor e de misericórdia que eu sugiro a você.

Na Santa Eucaristia, rezar. E no Cristo que sofre escondido no rosto dos mais necessitados, ajudar. Eis uma boa receita para a nossa vida cristã.

Eco do Amor

última edição

Artigos de interesse

Igreja pelo mundo

Deixe um comentário

Ir ao Topo