Desde 2004, uma comunidade de freiras polonesas, as Irmãs Dominicanas de Jesus e Maria, vem atuando na Rússia. Duas delas estão trabalhando em duas paróquias católicas no centro do país; uma delas na cidade de Oriol, onde as irmãs também têm seu convento, e a outra em Briansk. As duas cidades estão a cerca de 130 Km de distância; assim, as irmãs têm de percorrer um longo caminho para cumprir seu apostolado. Um carro como doação para as irmãs dominicanas ajudaria muito o trabalho delas junto ao povo.

O apostolado das Irmãs

As irmãs estão envolvidas em muitas tarefas diferentes: organização de retiros; visita a doentes e distribuição da Santa Comunhão; manutenção e cuidado das igrejas nas duas paróquias; uso do órgão e condução da Liturgia da Palavra na ausência do sacerdote.

Outras irmãs desta congregação também estabeleceram uma casa em Voronejh. Assim, as irmãs de Oriol foram convocadas para ajudar e apoiar as novas irmãs em seu trabalho; mas isso envolve uma viagem de 400km ou mais de cinco horas de carro. Outras formas de transporte demoram bem mais e são muito mais complicadas e caras.

Ajuda para que elas cheguem até o povo

No entanto, agora o velho carro que as irmãs usam está causando cada vez mais problemas e tornando-se mais um obstáculo do que uma ajuda. Em parte porque ele não atende às normas ambientais russas, e, como consequência, sua manutenção está se tornando cada vez mais cara. No momento, elas precisam comprar um carro novo, o que permitirá que elas voltem a realizar seus vários e distantes trabalhos.

As irmãs dominicanas não recebem salário, elas fazem tudo por amor a Deus. As freiras não têm outra fonte de recursos além do que é fornecido pela Congregação e as doações eventuais de pessoas de bom coração. Elas possuem apenas o estritamente necessário para manter seu estilo de vida muito modesto; mas com o que recebem não podem nem sonhar em comprar um carro novo. Assim, contam com a generosidade de nossos benfeitores. Sabemos que podemos contar com a sua doação e já prometemos ajudar as irmãs.

Últimas notícias

Deixe um comentário