Shalom é, provavelmente, a palavra mais conhecida do hebraico, que significa paz. No Brasil, a fama de uma comunidade que leva este nome tem ultrapassado as fronteiras do país.

Tudo começou no ano de 1982 em Fortaleza, Ceará. Agora, a Comunidade Shalom, cujo trabalho conta com o auxílio da Ajuda à Igreja que Sofre, tem 50 casas no Brasil e presença internacional, como no Chile, Guiana Francesa, Uruguai, Canadá, França, Reino Unido, Itália, Portugal, Suíça, Israel, Argélia, Tunísia e Madagascar.

O principalmente carisma da Comunidade Shalom é o de conduzir os jovens à fé em Jesus Cristo e assim transmitir-lhes uma perspectiva de vida sustentável. Seu desejo é o de levar a todos a mensagem de Cristo, a paz que somente vem dEle e a alegria do Evangelho para uma sociedade onde reina a desigualdade social, discriminação, corrupção e violência. O método que a comunidade usa para chegar àqueles que – nas palavras do fundador da Comunidade, Moyses Louro de Azevedo Filho – “Estão muito longe da Igreja, mas podem tocar o coração de Jesus”, vem da vida em comunidade, muita oração e da anunciação.

Rafael D’Aqui, que conheceu a Comunidade Shalom há 9 anos e que desde 2002 faz parte da mesma, descreve assim sua vivência: “Um sábado ajudei num encontro de jovens onde percebi de imediato que ali estava surgindo algo novo, e que eu também queria percorrer este caminho de evangelização”. Este brasileiro de 28 anos de idade, nascido no Rio de Janeiro e formado em Direito, organiza agora em Roma os encontros mundiais de jovens da Comunidade.

Em 2007 o Shalom obteve reconhecimento da Santa Sé. Desde então, mais de 11.000 pessoas do mundo inteiro se uniram a este movimento: sacerdotes, leigos, solteiros e casados. Grande parte destes vivem nos centros da Comunidade e se dedicam plenamente às iniciativas de evangelização.

O fundador, Moyses Louro, explicou a missão evangelizadora da Comunidade Shalom em vários encontros eclesiais, como: no Sínodo dos Bispos sobre a Eucaristia (2005) e sobre a Palavra de Deus (2008); na V Conferencia Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe em Aparecida – SP (2007) e em uma reunião do Conselho Pontifício para os leigos no Vaticano (2008).

Moyses, nascido em 1959, passa a maior parte de seu tempo em Fortaleza, sua cidade natal, onde o Shalom possui um centro com livraria, lanchonete e uma pequena capela. Agora, começa a surgir neste mesmo lugar um “centro de evangelização”, com salas de reuniões e o estúdio da rádio Shalom FM. Fora da cidade, a Comunidade tem erguido um centro administrativo e de formação, a “Diaconia Geral”.

E sobre os planos para o futuro? Rafael D’Aqui diz: “Nós não impomos metas, mas permanecemos dia e noite na escuta, porque a qualquer momento podemos receber a orientação que Deus quer nos dar.”

Últimas notícias

Um comentário

  1. Alesson 18 de outubro de 2009 at 16:54 - Responder

    Maravilhoso!!!
    Que Deus multiplique infinitamente este projeto, e todos os projetos da nossa amada igreja.
    parabéns

Deixe um comentário