Nunca deixeis de chorar. Quando secam as lágrimas a um sacerdote, a um religioso ou a uma religiosa, algo está errado. Chorar pelas próprias infidelidades, chorar pelo sofrimento do mundo, chorar pelas pessoas que são descartadas, pelos velhinhos abandonados, pelas crianças assassinadas, pelas coisas que não entendemos; chorar quando nos perguntam «porquê?». Nenhum de nós tem todas as respostas para os «porquês».

O Papa Francisco disse isso aos religiosos em sua viagem à África. Foram palavras para as congregações do mundo todo. E também deu uma primeira resposta: “Olhar para Cristo na Cruz”. Também Deus chora, e muitas Irmãs enxugam Suas lágrimas em silêncio, rezando diante do Crucificado, ou na oração e nos cantos em comum na capela – quando esta existe. Se ela não existe, podemos dizer: “Ainda não”.

Na Albânia, onde as consequências do comunismo são visíveis ainda hoje, estamos ajudando as Carmelitanas a construir o coro na igreja do mosteiro. No convento das Carmelitanas Descalças em Florida, no Uruguai, as tempestades arrasaram o velho telhado. Estamos construindo um novo para elas não precisarem ficar na chuva durante a oração. Em Ludza, na Letônia, o pequeno mosteiro da Congregação das Irmãs de Jesus Eucaristia, com seus poucos quartos e a capela, ficou pequeno demais para as freiras e noviças. Em especial, quando outras jovens já estão à porta, esperando a própria vez. Além disso, existem pedidos para “estágios no mosteiro” e para cursos de formação. Reformar a velha casa, não vale a pena. Prometemos um novo mosteiro que satisfaça as modestas exigências destas religiosas. E sem a ajuda de vocês, as seis contemplativas “Servas do Senhor e da Virgem Maria de Matara”, em Burshtyn, na Ucrânia, não conseguiriam enfrentar os compromissos financeiros. Um terço do dia é dedicado à oração em comum, e acrescentem-se outras horas na clausura para rezar, estudar, ler a Bíblia. Também ali já estão batendo à porta muitas jovens que querem seguir o chamado de Deus. Todas elas sabem que ser chamado por Deus significa “deixar-se escolher por Jesus, para servir e não para ser servido” (Papa Francisco). É esse serviço que enxuga as lágrimas.

Últimas notícias

Um comentário

  1. Vivian Carneiro Santana 15 de março de 2016 at 19:56 - Responder

    Como posso ser voluntaria em países africanos?

Deixe um comentário