Quaresma é tempo de vida e de esperança. Tempo em que somos chamados a acolher a Salvação que o Pai nos oferece pela vida, paixão, morte e ressurreição do seu filho Jesus.

Este é apenas o editorial do Boletim de Março de 2009.
Você pode baixar o boletim na íntegra ao final deste texto (anexo).

 

Deus nos ama desde sempre, nos ama no presente da vida, como deseja nos amar por toda a eternidade. Sabemos pela revelação cristã que o Deus que amamos é diferente dos outros deuses. Isto é, nas religiões, os homens buscam a Deus, no cristianismo é Deus Quem busca o homem. É a religião que celebra a permanente relação de amor de Deus com o homem e do homem com Deus. O Deus que acreditamos é o Deus Pai revelado por Jesus, apaixonado pelos homens, comprometido com o destino e a sorte da humanidade, particularmente com a sorte dos mais pequeninos e feridos do mundo.

Com aquaresma a Igreja nos introduz na celebração da Páscoa do Senhor. Somos convidados a vivenciar o amor de Deus Pai que nos amou desde sempre, nos amou através dos tempos e que acima de tudo nos ama pela vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus, seu único Filho amado que deu sua própria vida para nos salvar.

O espírito de austeridade da quaresma nada mais é do que um recurso que a Igreja usa para nos oferecer a Salvação do Pai através da redenção de Cristo. Sabemos pela experiência de vida que nada de grande conseguimos sem doação. Por isto, a quaresma como tempo de conversão, é um tempo por onde a Igreja nos chama a uma consciência maior do valor da vida. Somos chamados a nos questionar devido a nossa origem e fim, de onde viemos, porque vivemos, para que vivemos e para onde vamos, e mais, como nos encontramos em nosso relacionamento com Deus e com os irmãos, particularmente com aqueles que mais sofrem.

Como tempo de conversão é um tempo para mudar a vida de pecado. Pecado que deve ser entendido como tudo o que nos afasta de nossa união com Deus e com os irmãos. Somos chamados ao acolhimento da oferta da salvação de Deus que nos vem pela redenção de Cristo.

Como nos anos anteriores, durante a quaresma, a Igreja do Brasil neste ano nos convida a refletir sobre o tema “Fraternidade e Segurança Pública”. Segurança que acontecerá quando a paz, a vida, o bem estar pessoal, familiar e social brotar como fruto da justiça de Deus. Para nós cristãos, a justiça consiste no acolher a vontade de Deus Pai que quer dar vida, paz, dignidade, justiça e salvação para todos.

Cristo em Pessoa é o caminho que o Pai nos deu e dá para acolhermos a Salvação. Em vão buscaremos a vida, a paz, a felicidade, o encontro conosco, com o irmão, com a justiça, fora de Cristo. Quaresma nada mais é do que o tempo forte do acolhimento da salvação de Deus Pai que nos é oferecida pelos méritos da redenção de Cristo na ação do Espírito Santo.

Últimas notícias

Deixe um comentário